Ciência USP: Conversa sobre os temas em alta na ciência dentro e fora da universidade. O papo é realizado pela equipe do Jornal da USP e vai ao ar quinzenalmente às terças-feiras.
Momento Sociedade: O podcast da área de Humanas da USP, apresentando problemas e propondo soluções que podem ser viáveis para a sociedade.
Escute os podcasts na página do Jornal da USP.
Olhar Contemporâneo – PUC-Campinas
Em fevereiro, a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) lançou o “Olhar Contemporâneo”. Na estreia, o tema foi o coronavírus, explicado por especialistas de diferentes áreas da universidade. O assunto pautado no podcast seguinte foi o dia das mulheres
Saiba mais e escute aqui: PUC-Campinas lança podcast que reúne professores, especialistas e alunos da universidade
UniforCast: Ciências no Campis – Universidade de Fortaleza
A cada quinze dias, a Universidade de Fortaleza (Unifor) publica o “Unifor Comunica: Ciências no Campus“, um podcast que debate a produção científica dentro da instituição. A conversa dura entre 20 e 30 minutos e é tocada por estudantes de Jornalismo da Unifor, que usam a Rádio NIC, laboratório de comunicação da instituição. Ouça o Ciências no Campus.
Fronteiras da Ciência – UFRGS
O “Fronteiras da Ciência” é um programa de ciência da rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que discute temas que podem trazer debates construtivos e polêmicos sobre a ciência na cultura, tecnologia, saúde e história. Escute o Fronteiras da Ciência aqui.
Divulga Ciência – UFABC
A Universidade Federal do ABC conta com o Podcast Divulga Ciência, que aborda temas que vão além da divulgação científica, como o nome dá a entender. Sindicalismo Brasileiro, temas femininos e uma série de “Universidade das Crianças”, foram algumas das temáticas abordadas nos últimos episódios lançados até aqui. Escute na página do Divulga Ciência do portal da UFABC.
Podcasts da UFMG
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) também conta com uma série de podcasts produzidos pela comunidade UFMG, pela Rádio UFMG Educativa e por algumas das faculdades da instituição. Saiba quais são alguns:
- Óbvio ulululante: Em parceria com o Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT) da UFMG, a rádio criou o programa que trata o futebol com análises e pesquisas.
- Literafro: O literafro é um portal da literatura afro-brasileira possui o podcast que é produzido pelo Grupo de Interinstitucional de Pesquisa Afrodescendências na Literatura Brasileira da UFMG.
- Podcat: É dono de gatos? Esse “podcat” da Escola de Veterinária dá dicas e informações para quem é tutor dos felinos.
Veja os podcasts da UFMG.
Podcasts da UFOP
A Rádio UFOP, da Universidade Federal de Ouro Preto conta com diversos podcasts de divulgação científica, cuidados com a saúde, educação, reportagens especiais e outros. Conheça alguns:
- Abertamente: O programa de curta duração aborda os principais temas referentes à saúde mental, como ansiedade e prevenção ao suicídio.
- Mulheres – Caminhos, Lutas e Desafios: Série de reportagens radiofônicas para dar ênfase à luta e reflexões femininas.
- Sintonia Ambiental: Podcast sobre o meio ambiente no ar há dez anos, realizado por professores dos cursos de Engenharia Ambiental e Jornalismo.
Escute os podcasts da Rádio UFOP.
Tem alguma indicação de podcasts universitários? Sua faculdade também conta com algum programa? Deixe nos comentários abaixo!