
Gagacabana: veja 9 músicas da Lady Gaga para estudar inglês
Juliana Gottardi | 30/04/25Veja a lista e saiba como aprender com cada faixa
Aprender um novo idioma é um investimento — tanto de dinheiro, quanto de esforço e de tempo. Daqueles de longo prazo, diga-se de passagem, porque adquirir fluência não é algo que se conquista em semanas.
Já que você vai investir, melhor que seja em uma escola de idiomas que o conduza aos seus objetivos. Os critérios, você escolhe. Aqui reunimos 15 aspectos que podem ajudá-lo a tomar a melhor decisão.
Prefira uma escola que te envolva, ofereça estímulos visuais, ferramentas que facilitem o aprendizado e um ambiente que o inspire a voltar para a próxima aula.
Procure entender quais são os recursos e materiais didáticos utilizados e como isso se encaixa com seus objetivos e seu perfil. Algumas escolas utilizam técnicas específicas ou inclusive desenvolvem metodologias próprias e ficarão felizes em explicarem a dinâmica das aulas.
Por isso, procure descobrir: a escola de idiomas se orgulha de seus estudantes? Investe neles? Oferece formas de incentivar o estudo, aulas de apoio, promove premiações, eventos, simulados para exames com certificados de proficiência ou até intercâmbios? Se uma escola de idiomas encontra meios de engajar as pessoas e estimular o aprendizado, é provável que valha a pena considerá-la.
Confirme qual é o nível de capacitação mínimo exigido para a contratação de profissionais (licenciatura em Faculdade de Letras, mestrado, certificação de proficiência para ensino da língua…) e busque saber se eles têm atualizadas suas práticas e conhecimentos didáticos.
Referências verdadeiras — positivas ou não — são muito relevantes na hora de tirar dúvidas com quem estiver te atendendo. Para ter mais informações sobre desconfortos de alunos e ver como as escolas lidam com alunos insatisfeitos, vale também checá-las no ReclameAqui.
Uma das formas de verificar isso é pelo site LoveMondays, que reúne avaliações de profissionais sobre seus locais de trabalho. Se seu professor tiver gosto de ensinar e é valorizado pela escola, sua aula será muito mais proveitosa.
Ter que trocar de escola no meio do programa ou interromper seus estudos por conta de grana é frustrante. Planeje-se e escolha aquela que ofereça qualidade, mas que também esteja de acordo com o que você pode pagar.