logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

5 áreas do Direito que podem bombar nos próximos anos

Todos os estudantes e vestibulandos que desejam entrar na graduação passam por essa pergunta: quais áreas do Direito estão em alta? Como escolher o melhor caminho e como reunir ele com uma maior facilidade de emprego e condições de crescimento? Se você está aqui à procura dessas respostas, acompanhe o artigo abaixo.

+ Encontre bolsas de até 80% para Direito

Escolher a área é importante, pois indica em quais segmentos se aprofundar nos estudos e carreira, evitando assim, ficar sem casos ou sofrer com um início mais lento na área. Um exemplo claro disso foi a área Trabalhista, que perdeu uma boa parte dos casos após a aprovação da Reforma Trabalhista, no ano de 2017.

áreas do Direito

Outro ponto que pode contribuir para a escolha são as mudanças causadas pela pandemia. Muitos mercados estão em plena mudança, seja de regime, adaptação jurídica ou até mesmo fim de operações. Com isso, podem não voltar desse período com a força que tinha. 

Outros, caso voltem, serão reformulados, inclusive direitos civis, como alterações na área da Saúde e do novamente do trabalho. Se deseja saber mais sobre quais áreas do Direito podem ter mais demanda nos próximos anos, preparamos o artigo para você. Vamos lá?

Leia mais: As 50 melhores faculdades de Direito no Brasil, segundo o MEC
Qual é a mensalidade de Direito?
10 profissões na área de Direito que talvez você não conheça

Direito Médico

A área regulamenta, estuda e dá suporte para profissionais e empresas do setor de saúde e é uma categoria que faz a ponte entre o mundo jurídico e a Medicina, sendo chamada de Direito Hospitalar ou Médico. 

A atuação do profissional pode ser em defesa dos pacientes, dos médicos, das instituições e até mesmo dos planos de saúde, em casos como erros médicos, faturas e cobranças, obtenção de medicamentos, leitos e vagas e toda a mediação de situações que mexem com a saúde e bem-estar, pontos cruciais para as pessoas.

Com a pandemia, aumento do grau de importância do SUS e da saúde para o brasileiro, além de novas tecnologias e aperfeiçoamentos nas relações entre todas as partes, o profissional formado em uma faculdade de Direito poderá atuar de forma sistêmica na área, contribuindo para as questões de forma legal e transparente.

Mediação

Outra área impactada também pela reforma Trabalhista é a mediação. Ainda que não seja um segmento específico do Direito, ela é uma forma de atuação que já está em crescimento. Isso acontece devido a um esforço do Judiciário em reduzir o volume de casos em execução em cada momento no nosso país. 

Podemos associar também ao momento de crise econômica, que aumentou o número de mediações entre empresas, por exemplo. Devemos considerar que o sistema Judiciário brasileiro é lento, o que faz com que os processos demorem anos para serem concluídos.

A ferramenta da mediação ajuda a desjudicializar casos mais leves, partindo de um princípio de acordo mútuo, o que na maioria das vezes é visto como benéfico por ambas as partes.

Bolsas para Mediação

Compliance

O Compliance e Direito Empresarial é um setor que vem crescendo muito nos últimos anos, já que intermedia as legalidades de uma relação que contou com muitas alterações nos últimos anos. É um segmento muito importante para as grandes empresas, considerando o contexto vivido no Brasil.

As medidas de Compliance ajudam as empresas a evitar situações graves, que poderiam ser evitadas com uma consultoria ou atuação forte de profissionais da área. Crises diversas como casos de corrupção, processos trabalhistas, transparência e até mesmo de identidade de marca poderiam ser evitadas com um setor jurídico ativo dentro das empresas.

Além disso, o Compliance pode evitar outros tipos de problema como questões tributárias e com fornecedores. A área pode ser vista como um grande consultor da Lei, definindo procedimentos e regras das empresas para evitar conflitos ou riscos, sejam eles éticos ou jurídicos.

Veja: 30 faculdades públicas de Direito com menor nota de corte no Sisu
Cursos técnicos em Direito: quais cursos posso fazer para atuar na área?

Direito Digital

A internet ainda é um terreno de difícil atuação jurídica, mas diversas leis e estudos estão ganhando espaço na legislação de Direito Digital. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é vista como uma área que precisará de grande suporte de profissionais capacitados para interpretar e atuar sobre elas, seja como consultores ou mesmo advogando com base nela.

O cenário virtual é cheio de fraudes, brechas, violações de privacidade e até mesmo roubo de propriedade intelectual. Ao somarmos o desconhecimento da maioria das pessoas, aliado à má fé, o Direito Digital se torna uma área carente e em constante crescimento, seja por golpes em lojas virtuais, redes sociais e outros sites em geral.

Toda essa movimentação traz a expectativa de que os profissionais que escolham essa área tenham um desenvolvimento de carreira rápido e com constante atualização, o que pode agradar e motivar muitos dos estudantes formados já com o uso da tecnologia desde a infância.

Direito Ambiental

O Meio Ambiente é um dos pontos mais insurgentes dos últimos anos para todo o mundo. O aumento da preocupação com as mudanças climáticas e a sustentabilidade são questões que chegaram no âmbito empresarial com o ESG (sigla para ambiental, social e governança, em inglês) cada vez mais ativo.

O advogado especializado em Direito Ambiental atua tanto ao lado de empresas, na defesa e prevenção de diversos processos, mas também em conjunto com a promotoria ou acusação, em diversos assuntos relacionados. 

Essa crescente afetará os formados em Direito que queiram seguir essa carreira, já que a expectativa é que haja um aumento de casos, de situações de conflito e até mesmo da importância dada ao assunto.

Leia mais: Pós-graduação em Direito: conheça os tipos e saiba como escolher
15 filmes para quem quer estudar Direito
9 livros que todo estudante de Direito deveria ler

Conte com o Estratégia para conquistar sua aprovação em Direito

Faça como a Giovanna Borges, aprovada em Direito pela UFMS e seja Coruja você também! Ela escolheu o Estratégia Vestibulares e agora está cursando Direito na universidade que tanto sonhou!

Se você também quer estudar Direito e não sabe por onde começar, dê uma olhadinha nos cursos e serviços que o Estratégia tem para você: materiais exclusivos e atualizados, aulas gratuitas no YouTube, salas vip, fórum de dúvidas, mentorias e Banco de Questões com mais de 250 mil — e crescendo! — perguntas respondidas. Não perca tempo!

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

Tags relacionadas:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54