Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

9 livros que todo estudante de Direito deveria ler

Está cursando ou pretende cursar Direito? Saiba quais livros são indispensáveis para essa área

O Direito é a área que estuda as leis de um país e a responsável pela aplicação dessas normas, com o objetivo de assegurar a harmonia na sociedade.

Dessa forma, a graduação enfatiza estudos teóricos na área de Ciências Humanas e na área jurídica. Porém, com tantas disciplinas e conteúdos para serem estudados, torna-se um desafio dar conta de tudo, não é mesmo?

Pensando nisso, a Revista Quero fez uma lista com os livros considerados mais relevantes sobre direito para a advogada Luiza Trani e para o mestre em Direito Político e Econômico e professor da Damásio, Paulo Peixoto.

Encontre bolsas de estudo de até 80% para Direito

melhores livros direito

Leia mais: Direito a distância é aprovado pelo MEC? Entenda
+ Teste: Você tem perfil para cursar Direito?
+ Você tem perfil para cursos EaD? Faça o teste e descubra

Veja a seguir 9 livros que todo estudante de Direito deveria ler:

Os livros de direito são essenciais para estudantes e profissionais do ramo jurídico, pois oferecem uma base teórica para o entendimento das leis, dos processos judiciais e da jurisprudência. Eles são utilizados para o aprendizado da teoria do direito, bem como para a consulta de informações práticas e técnicas sobre os procedimentos e as normas legais.

Além disso, os livros de direito são importantes porque fornecem uma visão geral do sistema jurídico, da evolução histórica das leis e do pensamento jurídico. Eles também são fundamentais para o desenvolvimento da argumentação jurídica, auxiliando na construção de teses e na defesa de argumentos.

Outra importância dos livros de direito é que eles ajudam a formar uma cultura jurídica sólida e consciente na sociedade. Isso contribui para que os cidadãos compreendam melhor os seus direitos e deveres, bem como para a formação de uma consciência crítica em relação às normas e instituições do sistema jurídico.

Veja também: Teste Vocacional de Direito

Confira a seguir os melhores livros de direito para estudantes e iniciantes na área, segundo a advogada Luiza Trani e o mestre em Direito Político e Econômico e professor da Damásio, Paulo Peixoto.

1. Teoria da Norma Jurídica – Norberto Bobbio

livros direito

O livro apresenta as diversas teorias sobre o conceito de direito, a partir da perspectiva normativista. Além disso, aborda as características e estrutura das normas jurídicas por meio de comparações entre o contexto de diferentes períodos históricos.

Norberto Bobbio foi um filósofo, político e professor universitário alemão, formado em Direito e Filosofia na Universidade de Turim. 

Veja também: Cursos técnicos para quem quer fazer Direito
+ Teste Vocacional para Direito

2. O que é uma Constituição? – Ferdinand Lassalle

livros direito

A obra busca responder a pergunta de seu título por meio de uma explicação breve com exemplos e contextualização sobre o termo constituição e sua formação, assim como suas principais características.

Ferdinand Lassale foi um escritor, advogado e político alemão, considerado o precursor da social-democracia alemã. 

Confira: Melhores cursos de Direito em São Paulo

3. Justiça – Michael Sandel

livros direito


O livro oferece uma explicação sobre o significado do conceito justiça. Por meio de uma abordagem filosófica, Sandel aborda temas polêmicos como aborto, protestos e limites morais do mercado. Além disso, o autor traz reflexões acerca da moral, dos deveres e dos direitos sociais.

Michael Sandel é um norte-americano responsável pelo curso de Justiça na Universidade de Harvard, onde também é professor de filosofia política. Além de escritor e professor universitário, Sandel também é filósofo e palestrante.

Saiba mais: Confira 5 dúvidas frequentes da área de Direito

4. De Pernas pro Ar – Eduardo Galeano

livros direito

A partir de uma análise de acontecimentos históricos, a obra apresenta uma reflexão acerca do comportamento humano e da lógica invertida do mundo capitalista. Para isso, o autor aborda temas como consumismo, desigualdade social e criminalidade.

Eduardo Galeano foi um jornalista e escritor uruguaio, autor de mais de 40 livros. Foi homenageado em 1989 no American Book Award e, em 2001, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Havana.

Leia também: 10 profissões em alta em Direito

5. Dos Delitos e das Penas –  Cesare Beccaria

livros direito

Com um embasamento humanista, o livro traz reflexões acerca dos Direitos Humanos a partir de temas polêmicos como tortura, pena de morte, roubo e prisão. 

Cesare Beccaria foi o principal representante do iluminismo penal e da Escola Clássica do Direito Penal. 

Entenda melhor: 5 áreas do Direito que podem bombar nos próximos anos

6. O Caso dos Exploradores de Caverna – Lon Fuller

livros direito

A obra conta a história de quatro exploradores das cavernas que são julgados após cometerem um assassinato. Por meio de análises com abordagens diferentes e da apresentação da argumentação jurídica, a obra revela a complexidade da aplicação do direito e das correntes jurídicas.

Lon Fuller foi um jurista norte-americano, formado em Filosofia e Direito na Universidade de Stanford. Além disso, lecionou nas Faculdades de Direito de Oregon, Illinois, Duke e Harvard. 

Conheça: Faculdade de Direito de Vitória (FDV) recebe nota máxima em avaliação do MEC

7. Eles, Os Juízes, Vistos por um Advogado – Piero Calamandrei 

livros direito

O livro aborda aspectos da relação de convivência entre advogados e juízes, assim como apresenta os direitos, deveres e características das duas funções. 

Formado em Direito na Universidade de Pisa, Piero Calamandrei atuou como jornalista, jurista, político e professor universitário nas universidades de Messina, Módena, Siena e Florença.

Veja mais: 10 profissões na área de Direito que talvez você não conheça

8. A Luta pelo Direito – Rudolf von Ihering

livros direito

A história contempla a essência do direito, o qual apesar do surgimento com a finalidade de promover a paz, depende de lutas e esforços para permanecer existindo. Nesse contexto, o autor traz exemplos históricos e reflexões acerca da área jurídica.

Rudolf von Ihering foi um jurista alemão e professor universitário, formado em Direito pela Universidade de Heidelberg.

Confira: Pós-graduação em Direito: conheça os tipos e saiba como escolher

9. Vigiar e Punir – Michael Focault

livros direito


Trata-se de um estudo sobre a evolução da legislação penal e de métodos punitivos. Para isso, são abordados aspectos do sistema prisional e conceitos próprios do setor jurídico.

Michel Foucault foi um filósofo francês que atuou como diplomata, escritor e professor universitário. 

Veja também:
Quais são os gastos extras do curso de Direito?
Direito: planeje seus estudos e passe no Exame da OAB

Quer fazer Direito?

Se você se interessou pelo curso de Direito, saiba que pode entrar no curso com desconto nas mensalidades por meio da Quero Bolsa. A plataforma oferece bolsas de estudo de até 80% para graduação. Veja as ofertas:

Encontre bolsas de estudo

São mais de 1.000 instituições parceiras, confira:

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações