logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

9 livros que todo estudante de Direito deveria ler

por Patrícia Carvalho em 16/07/19 3 mil visualizações

O Direito é a área que estuda as leis de um país e a responsável pela aplicação dessas normas, com o objetivo de assegurar a harmonia na sociedade.

Dessa forma, a graduação enfatiza estudos teóricos na área de Ciências Humanas e na área jurídica. Porém, com tantas disciplinas e conteúdos para serem estudados, torna-se um desafio dar conta de tudo, não é mesmo?

Pensando nisso, a Revista Quero fez uma lista com os livros considerados mais relevantes sobre direito para a advogada Luiza Trani e para o mestre em Direito Político e Econômico e professor da Damásio, Paulo Peixoto.

Veja a seguir 9 livros que todo estudante de Direito deveria ler:

1. Teoria da Norma Jurídica - Norberto Bobbio

livros direito

O livro apresenta as diversas teorias sobre o conceito de direito, a partir da perspectiva normativista. Além disso, aborda as características e estrutura das normas jurídicas por meio de comparações entre o contexto de diferentes períodos históricos.

Norberto Bobbio foi um filósofo, político e professor universitário alemão, formado em Direito e Filosofia na Universidade de Turim. 

2. O que é uma Constituição? - Ferdinand Lassalle

livros direito

A obra busca responder a pergunta de seu título por meio de uma explicação breve com exemplos e contextualização sobre o termo constituição e sua formação, assim como suas principais características.

Ferdinand Lassale foi um escritor, advogado e político alemão, considerado o precursor da social-democracia alemã. 

3. Justiça - Michael Sandel

livros direito


O livro oferece uma explicação sobre o significado do conceito justiça. Por meio de uma abordagem filosófica, Sandel aborda temas polêmicos como aborto, protestos e limites morais do mercado. Além disso, o autor traz reflexões acerca da moral, dos deveres e dos direitos sociais.

Michael Sandel é um norte-americano responsável pelo curso de Justiça na Universidade de Harvard, onde também é professor de filosofia política. Além de escritor e professor universitário, Sandel também é filósofo e palestrante.

4. De Pernas pro Ar - Eduardo Galeano

livros direito

A partir de uma análise de acontecimentos históricos, a obra apresenta uma reflexão acerca do comportamento humano e da lógica invertida do mundo capitalista. Para isso, o autor aborda temas como consumismo, desigualdade social e criminalidade.

Eduardo Galeano foi um jornalista e escritor uruguaio, autor de mais de 40 livros. Foi homenageado em 1989 no American Book Award e, em 2001, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Havana.

5. Dos Delitos e das Penas -  Cesare Beccaria

livros direito

Com um embasamento humanista, o livro traz reflexões acerca dos Direitos Humanos a partir de temas polêmicos como tortura, pena de morte, roubo e prisão. 

Cesare Beccaria foi o principal representante do iluminismo penal e da Escola Clássica do Direito Penal. 

6. O Caso dos Exploradores de Caverna - Lon Fuller

livros direito

A obra conta a história de quatro exploradores das cavernas que são julgados após cometerem um assassinato. Por meio de análises com abordagens diferentes e da apresentação da argumentação jurídica, a obra revela a complexidade da aplicação do direito e das correntes jurídicas.

Lon Fuller foi um jurista norte-americano, formado em Filosofia e Direito na Universidade de Stanford. Além disso, lecionou nas Faculdades de Direito de Oregon, Illinois, Duke e Harvard. 

7. Eles, Os Juízes, Vistos por um Advogado - Piero Calamandrei 

livros direito

O livro aborda aspectos da relação de convivência entre advogados e juízes, assim como apresenta os direitos, deveres e características das duas funções. 

Formado em Direito na Universidade de Pisa, Piero Calamandrei atuou como jornalista, jurista, político e professor universitário nas universidades de Messina, Módena, Siena e Florença.

8. A Luta pelo Direito - Rudolf von Ihering

livros direito

A história contempla a essência do direito, o qual apesar do surgimento com a finalidade de promover a paz, depende de lutas e esforços para permanecer existindo. Nesse contexto, o autor traz exemplos históricos e reflexões acerca da área jurídica.

Rudolf von Ihering foi um jurista alemão e professor universitário, formado em Direito pela Universidade de Heidelberg.

9. Vigiar e Punir - Michael Focault

livros direito


Trata-se de um estudo sobre a evolução da legislação penal e de métodos punitivos. Para isso, são abordados aspectos do sistema prisional e conceitos próprios do setor jurídico.

Michel Foucault foi um filósofo francês que atuou como diplomata, escritor e professor universitário. 

Veja também:
Quais são os gastos extras do curso de Direito?
Direito: planeje seus estudos e passe no Exame da OAB

E aí? Já leu ou ficou interessado em ler algum livro da lista? Conte para nós nos comentários. :)

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54