Dessa forma, a graduação enfatiza estudos teóricos na área de Ciências Humanas e na área jurídica. Porém, com tantas disciplinas e conteúdos para serem estudados, torna-se um desafio dar conta de tudo, não é mesmo?
Pensando nisso, a Revista Quero fez uma lista com os livros considerados mais relevantes sobre direito para a advogada Luiza Trani e para o mestre em Direito Político e Econômico e professor da Damásio, Paulo Peixoto.
Veja a seguir 9 livros que todo estudante de Direito deveria ler:
Os livros de direito são essenciais para estudantes e profissionais do ramo jurídico, pois oferecem uma base teórica para o entendimento das leis, dos processos judiciais e da jurisprudência. Eles são utilizados para o aprendizado da teoria do direito, bem como para a consulta de informações práticas e técnicas sobre os procedimentos e as normas legais.
Além disso, os livros de direito são importantes porque fornecem uma visão geral do sistema jurídico, da evolução histórica das leis e do pensamento jurídico. Eles também são fundamentais para o desenvolvimento da argumentação jurídica, auxiliando na construção de teses e na defesa de argumentos.
Outra importância dos livros de direito é que eles ajudam a formar uma cultura jurídica sólida e consciente na sociedade. Isso contribui para que os cidadãos compreendam melhor os seus direitos e deveres, bem como para a formação de uma consciência crítica em relação às normas e instituições do sistema jurídico.
Confira a seguir os melhores livros para estudantes que fazem faculdade de Direito e iniciantes na área, segundo a advogada Luiza Trani e o mestre em Direito Político e Econômico e professor da Damásio, Paulo Peixoto.
1. Teoria da Norma Jurídica – Norberto Bobbio
O livro apresenta as diversas teorias sobre o conceito de direito, a partir da perspectiva normativista. Além disso, aborda as características e estrutura das normas jurídicas por meio de comparações entre o contexto de diferentes períodos históricos.
Norberto Bobbio foi um filósofo, político e professor universitário alemão, formado em Direito e Filosofia na Universidade de Turim.
Aproveite para conferir a grade curricular de Direito no site da Quero Bolsa e descubra os conteúdos que compõem a faculdade.
2. O que é uma Constituição? – Ferdinand Lassalle
A obra busca responder a pergunta de seu título por meio de uma explicação breve com exemplos e contextualização sobre o termo constituição e sua formação, assim como suas principais características.
Ferdinand Lassale foi um escritor, advogado e político alemão, considerado o precursor da social-democracia alemã.
O livro oferece uma explicação sobre o significado do conceito justiça. Por meio de uma abordagem filosófica, Sandel aborda temas polêmicos como aborto, protestos e limites morais do mercado. Além disso, o autor traz reflexões acerca da moral, dos deveres e dos direitos sociais.
Michael Sandel é um norte-americano responsável pelo curso de Justiça na Universidade de Harvard, onde também é professor de filosofia política. Além de escritor e professor universitário, Sandel também é filósofo e palestrante.
A partir de uma análise de acontecimentos históricos, a obra apresenta uma reflexão acerca do comportamento humano e da lógica invertida do mundo capitalista. Para isso, o autor aborda temas como consumismo, desigualdade social e criminalidade.
Eduardo Galeano foi um jornalista e escritor uruguaio, autor de mais de 40 livros. Foi homenageado em 1989 no American Book Award e, em 2001, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Havana.
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
5. Dos Delitos e das Penas – Cesare Beccaria
Com um embasamento humanista, o livro traz reflexões acerca dos Direitos Humanos a partir de temas polêmicos como tortura, pena de morte, roubo e prisão.
Cesare Beccaria foi o principal representante do iluminismo penal e da Escola Clássica do Direito Penal.
6. O Caso dos Exploradores de Caverna – Lon Fuller
A obra conta a história de quatro exploradores das cavernas que são julgados após cometerem um assassinato. Por meio de análises com abordagens diferentes e da apresentação da argumentação jurídica, a obra revela a complexidade da aplicação do direito e das correntes jurídicas.
Lon Fuller foi um jurista norte-americano, formado em Filosofia e Direito na Universidade de Stanford. Além disso, lecionou nas Faculdades de Direito de Oregon, Illinois, Duke e Harvard.
7. Eles, Os Juízes, Vistos por um Advogado – Piero Calamandrei
O livro aborda aspectos da relação de convivência entre advogados e juízes, assim como apresenta os direitos, deveres e características das duas funções.
Formado em Direito na Universidade de Pisa, Piero Calamandrei atuou como jornalista, jurista, político e professor universitário nas universidades de Messina, Módena, Siena e Florença.
A história contempla a essência do direito, o qual apesar do surgimento com a finalidade de promover a paz, depende de lutas e esforços para permanecer existindo. Nesse contexto, o autor traz exemplos históricos e reflexões acerca da área jurídica.
Rudolf von Ihering foi um jurista alemão e professor universitário, formado em Direito pela Universidade de Heidelberg.
Trata-se de um estudo sobre a evolução da legislação penal e de métodos punitivos. Para isso, são abordados aspectos do sistema prisional e conceitos próprios do setor jurídico.
Michel Foucault foi um filósofo francês que atuou como diplomata, escritor e professor universitário.
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Quer fazer Direito?
Se você se interessou pelo curso de Direito, saiba que pode entrar no curso com desconto nas mensalidades por meio da Quero Bolsa. A plataforma oferece bolsas de estudo de até 80% para graduação. Veja as ofertas: