logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

10 profissões na área de Direito que talvez você não conheça

por João Vitor Marcondes em 20/01/22

Advogado, juiz, promotor ou delegado de polícia. O que todos eles têm em comum? Acertou quem apontou a faculdade de Direito como semelhança das profissões mencionadas. 

O estudo das leis e normas jurídicas, característica do curso de Direito, pode acarretar na ampliação de possibilidades dentro da área de atuação deste profissional. A pessoa graduada na área jurídica terá possibilidades de especializações e ter atuação conjunta em outras áreas para novos vieses de trabalho.

Encontre bolsas de estudo com desconto de até 80%

Pessoa, em desfoque e posicionada em segundo plano na imagem, segura balança, símbolo da justiça.
Pensando na abrangência da área jurídica, a Revista Quero lista 10 profissões na área de Direito. que talvez o leitor não conheça

Na série textual sobre profissões que talvez você não conheça, a Revista Quero apresenta 10 profissões na área do Direito que podem ser novidades para você. Caso você não tenha visto a publicação da semana passada, não deixe de conferir o texto sobre 10 profissões em alta na área ambiental

Na primeira semana de janeiro, o texto sobre 10 profissões para quem gosta de desenhar também foi veiculado em nossa página. Caso você queira se profissionalizar na área artística, leia o texto acima que pode ser para você. Com os recados dados, vamos ao texto desta quinta-feira (20/01). Boa leitura!

1- Advogado criminalista

O advogado criminalista é responsável pela defesa de clientes que estão sendo acusados de algum crime perante o tribunal. Os clientes serão julgados como culpados ou inocentes, e a missão do advogado criminalista, independentemente do crime em julgamento, buscar uma defesa dentro da lei ao acusado. As atividades deste profissional abrangem o estudo das leis, a estruturação de sua argumentação, os diálogos e a preparação do cliente sobre os depoimentos. Além disso, o advogado criminalista poderá fazer pedidos de liberdade, progressão de pena e solicitar recursos.

A Quero Bolsa disponibiliza mais de 30 bolsas de estudo em Direito Criminal. O nosso portal também tem novidades sobre as bolsas de estudo em Direito e áreas relacionadas. Confira as bolsas para graduação, pós-graduação, cursos técnicos e cursos livres.

Este profissional atua na garantia de direitos associados à assistência e à previdência social. Portanto, a concessão de aposentadorias, pensões e benefícios previdenciários é uma das atribuições mais associadas ao advogado previdenciário

As demandas deste profissional podem abranger pedidos de auxílio em razão de eventos extraordinários ao trabalhador, como afastamento por doença ou acidente; e o cálculo de tempo de serviço ou contribuição para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). 

A Quero Bolsa disponibiliza bolsas de especialização em Direito Previdenciário. Além da página da profissão de advogado previdenciário, confira a página do curso com informações adicionais sobre a área de atuação.

Também chamado de advogado consumerista, profissional que atua sobre casos de relações de consumo na sociedade, este advogado desempenha funções em casos de relações comerciais de compra e consumo. O advogado do consumidor possui conhecimento para realizar a defesa dos clientes ou dos fornecedores das mercadorias, assim como ele se faz presente em casos de acusação. 

Além das situações em tribunais, o profissional poderá elaborar contratos e documentos relacionados aos direitos do consumidor. Garantir o cumprimento de ordens como, por exemplo, o pagamento de indenizações aos consumidores também está na lista de possibilidades de atuação do advogado do consumidor. 

Gostou desta área? A Quero Bolsa também possui oportunidades para você fazer a sua especialização na área jurídica. Veja as bolsas de estudo em Direito do Consumidor que estão disponíveis no site da QB.

Vem descobrir a profissão que é a sua cara no Guia de Profissões.

As relações e leis trabalhistas são de conhecimento e protagonistas nas áreas de atuação deste profissional. O advogado trabalhista, de acordo com a página da profissão, poderá prestar serviços em situações de  cálculo de rescisão trabalhista, horas extras, férias, acidentes de trabalho, pagamento de comissões, demissões, desvio de função, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ou seguro-desemprego. O advogado trabalhista possui ciência das possibilidades, obrigações e deveres das leis trabalhistas, como a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).  

Se você quer se especializar nesta área e fazer sua faculdade com desconto de até 75%, veja as bolsas de estudo em Direito do Trabalho que estão disponibilizadas no site da Quero Bolsa.

Este profissional atua no apoio e na assessoria de seus clientes em processos jurídicos relacionados à taxação de impostos. O advogado de contencioso tributário possui amplo conhecimento sobre sistema tributário brasileiro e situações referentes aos tributos pagos por pessoas ou empresas. 

É comum a presença deste profissional no setor jurídico de empresas e indústrias de diversos tipos. Entretanto, o advogado de contencioso tributário também poderá prestar consultoria para pessoas ou empresas. Por fim, o profissional poderá estruturar o planejamento de uma entidade/pessoa sobre o pagamento de impostos.

A Quero Bolsa disponibiliza bolsas de estudo em Direito Tributário para você. Agora, se você quiser conferir outras opções sobre bolsas de estudo em Direito, confira as oportunidades para graduação, pós-graduação, cursos técnicos e cursos livre nas áreas jurídicas.  

O profissional que defende seus clientes em processos judiciais que não envolvam crimes, de acordo com a página da profissão. O advogado de contencioso cível poderá atuar de forma conjunta com outras áreas do direito, pois as demandas deste profissional podem abranger cobranças financeiras, organizações societárias, divórcios, testamentos e inventário. 

Os casos com situações sobre direitos do consumidor e disputas sobre patentes são outros cenários passíveis de atuação do advogado de contencioso cível. A consultoria, para obter um desfecho salutar para pessoas ou empresas, também é uma área de atuação deste profissional.

No site da Quero Bolsa, você encontra oportunidades de bolsas de estudo em Direito Civil. Mais de 90 cursos de especialização estão disponíveis nesta área do Direito. Portanto, não deixe de conferir.  

DPO é uma sigla para Data protection officer ou diretor de proteção de dados. Essa profissão é muito associada a um profissional da área de Tecnologia da Informação. Entretanto, existe a possibilidade de um profissional especializado em Direito Digital assumir essa função importante em empresas que façam uso da tecnologia e de dados dos clientes. 

A sua função é garantir a proteção dos dados pessoais dos cidadãos, que foram coletados pela empresa ou instituição que o DPO trabalha. Posteriormente, o profissional conecta sua empresa com a autoridade sobre a fiscalização da lei de controle de dados do país - a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, no Brasil. 

As áreas de Direito e Tecnologia estão atreladas nesta profissão. Caso você queira se especializar na área jurídica e tecnológica, a Quero Bolsa separou as bolsas de estudo em Direito Digital para você.

O Oficial de Justiça é um servidor público concursado que com responsabilidades sobre a aplicação de determinada lei a um caso concreto. O profissional apresenta, portanto, função essencial para o cumprimento da lei e para a prestação jurisdicional. 

Além disso, o oficial de justiça poderá assumir o protagonismo em ações como intimações, prisões e reintegrações de posse. Para as situações mencionadas, o servidor público poderá contar com o reforço policial para cumprimento de suas funções. 

Em alguns estados do país, a conclusão do curso de Direito é obrigatória - o primeiro passo profissional - ao Oficial de Justiça. Por isso, confira as bolsas para graduação, pós-graduação, cursos técnicos e cursos livres no site da Quero Bolsa.

De acordo com a página da profissão, o promotor de justiça é o agente da lei que se responsabiliza pela defesa da ordem jurídica e os interesses sociais e individuais frente ao Regime Democrático. Sendo o principal representante do Ministério Público, o promotor de justiça fiscaliza o cumprimento de pena dos infratores, atua na apuração de fatos e, consequentemente, no pedido de punição dos crimes.    

Além da conclusão do curso de Direito e registro ativo na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), o postulante ao cargo de promotor de justiça deve possuir, no mínimo, 3 anos completos com atuação profissional em práticas jurídicas

Sobre as bolsas de estudo em Direito, confira as oportunidades para graduação, pós-graduação, cursos técnicos e cursos livres no site da Quero Bolsa

As avaliações dos cursos de Direito no Guia da Faculdade 2021.

10 - Delegado 

O delegado é o profissional concursado, graduado em Direito, que serve ao Estado como agente da lei, liderando quadros da Polícia Civil ou Polícia Federal. Este profissional atua na coordenação das atividades policiais, solicitação de medidas protetivas ao Juiz, na administração das delegacias e, principalmente, no comando das investigações criminais. 

Além disso, o delegado poderá apreender objetos de ação do ato criminoso, solicitar perícias para formalização de provas e realizar decretação judicial de prisões temporárias ou preventivas.

Para se atuar profissionalmente como delegado, há obrigatoriedade da conclusão do curso de Direito. No site da Quero Bolsa, você encontrará oportunidades de bolsas de estudo para graduação.

Veja também:
10 profissões em alta na área de Tecnologia
10 profissões na área de Design que talvez você não conheça
banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54