logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Universidades

Melhores cursos de Direito em São Paulo

Escolhido por grande parte dos jovens e adultos, motivados pelas diversas oportunidades da área, o curso de Direito é a porta de entrada para diferentes cargos e profissões.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

História do curso de Direito

Considerado um dos mais tradicionais do país, o curso de Direito foi  o segundo a ser instituído, antes mesmo da Independência do Brasil, em agosto de 1827 e é um dos mais procurados e concorridos do país até hoje.

O curso tem sua relevância não somente por ser um dos mais antigos, mas também por acompanhar e fomentar diversas transformações políticas, econômicas e sociais no país.

Melhores cursos de Direito em São Paulo

Mercado de trabalho na área do Direito

Apesar de proporcionar um leque de opções de carreira e oportunidade de boas remunerações, sobressair neste mercado tão disputado é um  desafio. Afinal, não é somente na advocacia que um estudante de direito sonha em atuar.

O curso é requisito para as carreiras de promotor, delegado, desembargador, juiz, procurador, cargos de analista superior em direito, doutrinador jurídico, entre outros cargos que o curso colabora para a entrada, como por exemplo cargos de diplomacia e concursos públicos.

Leia mais sobre carreiras no direito aqui

Além disso, o estudante de direito que se identifica com a carreira acadêmica e o ensino, pode fazer especializações, mestrado e doutorado para ser um professor universitário.

E a pergunta que não sai da cabeça dos inscritos no curso é: Como vou saber qual carreira seguir dentro da área do direito?

Bom, há alunos que entram na graduação decididos a serem advogados, por exemplo. Outros entram por se identificar com a grade de disciplinas do curso e decidem ao longo dos semestres, à medida que têm contato com as diversas áreas.

Independente se você já sabe ou não a área que deseja trabalhar, o importante é estar disposto a conhecer e aprender sobre as diversas áreas que o curso proporciona.

O que esperar de um curso de Direito?

O estudante que deseja cursar direito deve estar preparado para leituras densas diárias. Isso porque o curso é amplo e exige conhecimentos de diversos autores e doutrinadores.

Outro ponto a ser destacado é a importância de uma boa oratória pois independente da área de atuação, durante o curso é necessário dominar a escrita e a fala para argumentar, persuadir e defender ideias e casos.

Em sua maioria, além de provas e trabalhos escritos, os cursos de direito exigem apresentação de seminários, apresentação em simulações de reuniões e audiências, entre outros.

Além disso, pode-se esperar muito conhecimento! No Brasil, por sua tradição, os cursos de direito são estruturados e organizados para que os alunos possam aprender as normas e leis para estarem preparados para a atuação após a formação.

Cada universidade tem sua grade de disciplinas, mas há algumas obrigatórias para todos os cursos. São elas: Direito Civil, Penal, Constitucional, Econômico, do Trabalho, Administrativo, Processual, Tributário, Previdenciário, Internacional, entre outros.

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

Como se destacar na área do Direito?

O primeiro passo para se destacar é escolher uma instituição de ensino que seja reconhecida, valorizada e possa oferecer o suporte necessário para o aprendizado.

Além disso, é importante aproveitar as oportunidades que os cursos oferecem fora da sala de aula, como palestras, semanas acadêmicas, simulados de júri, oportunidades de viagens para conhecer o Congresso, atividades de pesquisa, extensão, estágios em diferentes locais e áreas.

Leia mais: 10 profissões na área de Direito que talvez você não conheça

Uma recomendação é ter o máximo de contato com diversas áreas, tanto para seu currículo e experiência pessoal, quanto para o mercado de trabalho, que é cada vez mais exigente e espera diversidade dos bacharéis de direito.

Lembre-se: quanto mais repertório você tiver, mais facilidade terá para encontrar uma vaga após a formação.

É essencial ressaltar que, independente da área escolhida, o estudante de direito deve ser comprometido se quiser ser relevante. Apesar das instituições oferecerem muitas facilidades e experiências, o aluno que deseja se destacar deve separar algumas horas na semana para estudar além do horário da sala de aula.

Por ser diversos autores e normas, é fundamental que o estudante de direito tenha disciplina de estudos, empenho e se quiser advogar, deve ter foco na aprovação do Exame da Ordem (OAB).

Melhores cursos de Direito em São Paulo

Para ajudar os futuros acadêmicos nesta escolha, preparamos uma lista com Os Melhores Cursos de Direito em São Paulo, levando em consideração rankings reconhecidos como o CPC, que é um índice de avaliação do Ministério da Educação, que avaliam as instituições, o corpo docente, métodos de ensino, entre outros aspectos.

Se você é o próximo ingresso no curso de Direito, fique atento à lista abaixo:

Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul

O curso de Direito na na Universidade Cruzeiro do Sul é um dos mais completos do Brasil.  Focado no desenvolvimento do senso crítico e reflexivo dos alunos, o curso aborda temas para que a consciência política e social seja atrelada à realidade do país.

Além do alto nível de aprovação no Exame da Ordem (OAB), que habilita um bacharel em direito a advogar, a universidade é referência em pesquisas e participação ativa na sociedade.

No curso, os estudantes aprendem a desenvolver habilidades de leitura, interpretação de textos e associação de ideias, bem como são preparados para as diversas atividades do mercado de trabalho.

A busca por profissionais graduados em uma faculdade de direito e especializados em cada área de trabalho nunca para de crescer, fazendo do curso um dos mais procurados do Brasil.

Faculdade Escola Paulista de Direito (Fgv Direito Sp)


 O curso de direito na Faculdade Escola Paulista de Direito é um dos destaques do estado. Localizada na Av. da Liberdade, a instituição forma conta com uma biblioteca e corpo docente completos.

Um dos principais diferenciais é que os são formados para serem referências no meio jurídico, o que gera uma experiência única da teoria e prática do direito.

Centro Universitário UNIFAFIBE


O curso na instituição é destaque pelo número de aprovação no Exame na Ordem e também em concursos públicos. Muitos alunos conquistam vagas em cargos disputados após a graduação, o que faz da faculdade uma referência.

O curso conta com disciplinas inovadoras, como por exemplo: Direito Eletrônico e Digital, Inteligência Artificial, Métodos Adequados de Solução de Conflitos, Tutela Jurisdicional dos Interesses Difusos e Coletivos, Psicologia Aplicada ao Direito, Direito Eleitoral, Direito e Regionalismo, dentre outras

Universidade Paulista (Unip)


O curso de direito na UNIP é um dos que mais formam bacharéis que atuam no mercado de trabalho atualmente. Com uma grade de disciplinas atualizada e focada na aplicação prática dos conteúdos teóricos, a instituição é destaque no estado.

Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul) - Campus Liberdade

Outra instituição da Cruzeiro do Sul presente na lista.

Universidade de Marília (UNIMAR)


Destaque pelo programa completo de estágios, o curso de direito na Universidade de Marília proporciona diversas experiências para seus alunos. Outro destaque é a parceria com escritórios renomados que encaminham os alunos para o mercado de trabalho.

Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul) - Campus Paulista

Outra instituição da Cruzeiro do Sul presente na lista.

Centro Universitário São Judas Tadeu


O Escritório de Assistência Judiciária do Centro Universitário São judas Tadeu é um diferencial da instituição. Nesse escritório, os alunos podem prestar serviços à comunidade e colocar em prática tudo o que aprende nas aulas, vivenciando uma experiência completa no ensino.

Universidade Anhembi Morumbi 


O curso conta com um corpo docente reconhecido e preparado para apoiar os alunos em todas as áreas do direito. Na graduação, os alunos são incentivados ao exercício de atividades práticas e profissionais diariamente, sendo formados preparados para a versatilidade.

Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UNISALESIANO)


Conhecido como um curso dinâmico, as práticas jurídicas são destaque na instituição. O curso possui diversos convênios com o poder judiciário, ministério público e escritórios de advocacia, focados no mercado de trabalho. 

Outro diferencial é o incentivo à pesquisa e extensão para quem deseja seguir carreira acadêmica.

E aí? Gostou de saber um pouco mais sobre o curso de direito e as instituições de ensino que se destacam no Estado de São Paulo?

Além das faculdades mencionadas, há outras instituições avaliadas pelo MEC que oferecem ensino de excelência. Conheça cada uma delas:

Tags relacionadas:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54