logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

Confira 5 dúvidas frequentes da área de Direito

por Leonardo Messias em 14/06/22

O curso de Direito é destinado a estudantes que desejam compreender conceitos jurídicos, podendo, após a conclusão do curso, atuar em diversos setores e funções. Nesse sentido, é possível citar cargos de extrema relevância, como advogado, juiz, promotor, delegado, entre outras possibilidades.

Encontre bolsa de estudos de até 80% para graduação

Não é à toa que, segundo dados do Censo da Educação Superior 2020, o curso de Direito ocupa a segunda posição entre as formações superiores com maior número de alunos matriculados, totalizando 759.361 estudantes.

dúvidas em direito

Leia mais:
5 áreas do Direito que podem bombar nos próximos anos
+ 10 profissões na área de Direito que talvez você não conheça

Se você deseja conhecer mais sobre esse tema, as perguntas e respostas da Comunidade Quero podem te ajudar a compreender maiores detalhes relacionados ao curso. Por conta disso, a Revista Quero dá sequência à série textual relacionada às dúvidas mais frequentes dos principais cursos do país, abordando, nesta semana, a formação em Direito. Confira os principais questionamentos da área.

 É necessário usar roupa social para frequentar as aulas de Direito?

O uso de roupas sociais é uma característica presente entre os profissionais que atuam na área do Direito, afinal, transmitir confiança é o objetivo do advogado, juiz, promotor, delegado, entre outros, o que pode ser alcançado com o uso das roupas adequadas. 

Saiba, porém, que não existem padrões a serem seguidos em relação às roupas que devem ser utilizadas durante a formação em Direito. A realização do curso possui foco total no aprendizado. Desse modo, utilizar as roupas que mais lhe trazem conforto podem te ajudar durante os estudos.

Entretanto, vale ressaltar que desenvolver familiaridade com trajes formais para profissionais do Direito pode ser um diferencial em quesito de preparação para o mercado de trabalho da área.

Além de advogado, quais são as outras carreiras do Direito?

É comum relacionarmos a carreira de advogado ao curso de Direito. De fato, essa é uma possibilidade frequente. Saiba, entretanto, que existem outras carreiras que podem ser seguidas por profissionais com formação em Direito. Confira algumas delas:

Para tais funções, o profissional deverá participar de concursos públicos com o objetivo de ingressar na carreira de interesse. Nesse sentido, a experiência no ramo do Direito pode ser um diferencial.

Existe curso de Direito na modalidade EaD?

O Ministério da Educação (MEC) ainda não autoriza a realização do curso de Direito na modalidade EaD. Saiba, porém, que o cenário pode mudar nos próximos anos, afinal, diversas instituições de ensino superior caminham a passos largos para a oferta do curso na modalidade a distância após sinalização positiva do MEC em relação ao prosseguimento do processo de análise das propostas de cursos de Direito a distância em 2019.

Entretanto, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), defende critérios rígidos para oferta do curso de Direito na modalidade EaD. Nesse sentido, em dezembro de 2021, a entidade solicitou a suspensão dos processos de autorização do ensino a distância para o curso de Direito por 180 dias, além da criação de um grupo de trabalho composto por profissionais da área para debater acerca de um marco regulatório para a oferta do curso na nova modalidade.

Quais são as dicas para começar a faculdade de Direito? 

A graduação em Direito possui duração de 10 semestres (5 anos), o que requer por parte do estudante dedicação e planejamento. Nesse sentido, ter em mente as metas a serem alcançadas pode ser um diferencial durante a formação.

A leitura também está presente durante toda a graduação em Direito. Por conta disso, se manter informado, por meio de livros e materiais acadêmicos sobre as diversas temáticas do Direito, podem ajudar na elaboração de novos conhecimentos.

Como saber se o Direito é realmente minha área?

Se você deseja cursar Direito, mas ainda não sabe se o curso realmente combina com seu perfil, acesse o Teste Vocacional para Direito da Quero Bolsa e, por meio de um questionário de perguntas e respostas, confira a compatibilidade do curso com seu perfil. O teste é totalmente gratuito, acesse e confira!

Tenho mais dúvidas, o que faço?

Se você possui mais dúvidas relacionadas ao curso de Direito ou qualquer outra formação, acesse o site da Comunidade Quero e envie sua pergunta. 

Por meio da plataforma você pode conferir perguntas e respostas anteriores, além de contribuir com seus conhecimentos na comunidade. 

Como estudar Direito?

Se você se interessou pelo tema dessa semana e deseja ingressar no curso de Direito, acesse o site da Quero Bolsa e encontre bolsas de estudo para o curso com até 80% de desconto. Para garantir a sua, clique no botão abaixo e confira!

Bolsas para Direito

Quais são as melhores faculdades de Direito?

Se você deseja ingressar em uma faculdade bem avaliada para cursar Direito, não deixe de conferir as instituições com melhores avaliações para o curso no Guia da Faculdade.

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

Tags relacionadas:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54