O procurador é responsável por representar um órgão público, autarquia ou uma instituição. Sua atuação pode ser realizada em órgãos das esferas federal, estadual e municipal. A inserção no mercado de trabalho ocorre, primeiramente, pela conclusão do curso de Direito e, posteriormente, pela aprovação em concurso público.
O procurador de justiça no Brasil é um membro do Ministério Público que atua nos tribunais de segunda instância, sendo responsável por acompanhar e defender a ordem jurídica e os interesses da sociedade em processos que chegam a esses tribunais.
Ele intervém em recursos que envolvem sentenças de primeira instância, fiscalizando a correta aplicação da lei e garantindo a proteção de direitos fundamentais. O procurador de justiça pode, ainda, propor ações civis públicas, manifestar-se em processos de sua competência e emitir pareceres sobre questões que envolvem o interesse coletivo.
O procurador de justiça exerce suas funções principalmente nos tribunais de justiça dos estados ou no Superior Tribunal de Justiça (STJ), dependendo do caso e da jurisdição. Ele atua na segunda instância, em tribunais estaduais, ou em cortes superiores quando há recurso.
Em alguns casos, o procurador de justiça pode ser designado para atuar em outras instâncias ou comissões especiais que tratem de temas relevantes ao Ministério Público.
Se você gostaria de se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Direito, confira as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.
Caso você tenha dúvidas se essa profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional para Direito da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
O trabalho de um procurador de justiça envolve a análise de processos judiciais, a elaboração de pareceres e a realização de sustentações orais nos tribunais. Ele participa de sessões de julgamento, onde apresenta seu posicionamento jurídico em relação a recursos e causas em andamento.
Além disso, o procurador tem a responsabilidade de defender a ordem pública e os direitos sociais, podendo atuar em diversas áreas, como direito penal, cível, ambiental e direitos humanos.
Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um oficial de justiça.
Além disso, caso você tenha outras dúvidas sobre o curso de Direito, acesse a Comunidade Quero e faça sua pergunta!
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para se tornar um procurador de justiça no Brasil, é necessário seguir uma carreira no Ministério Público. Primeiramente, o interessado deve ser aprovado em concurso público para o cargo de promotor de justiça, após o qual passará por anos de atuação em primeira instância.
Depois de alcançar certa experiência e tempo de serviço, o promotor pode ser promovido ao cargo de procurador de justiça, mediante avaliação de desempenho e conforme os critérios estabelecidos pela instituição, como antiguidade e mérito.
Além disso, a Quero Bolsa disponibiliza cursos de graduação, pós-graduação, cursos técnicos e cursos livres em Direito. Se você quiser mais informações sobre possibilidades de atuação na área jurídica, confira o Guia de Profissões. Você terá mais detalhes sobre como outros profissionais da esfera jurídica atuam como, por exemplo, advogado, desembargador e juiz.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.