logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

Confira 5 dúvidas frequentes da área de Medicina Veterinária

por Leonardo Messias em 17/05/22

A Medicina Veterinária é a área de estudos destinada ao tratamento de dependências e intervenções em todos os âmbitos da saúde animal. Por conta disso, o curso tem o objetivo de dotar os estudantes dos conhecimentos que estão vinculados à essa ciência. 

Encontre bolsa de estudos de até 80% para graduação

Segundo dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a área da Medicina Veterinária vem em uma crescente nos últimos anos. É o que aponta o censo realizado anualmente pelo órgão. Segundo o conselho, no ano de 2019 a 2020, 35,9 mil profissionais da área ingressaram no mercado de trabalho da profissão.

O tema em destaque acima será assunto dessa semana em nossa série textual das dúvidas mais frequentes dos principais cursos do país. Se você possui dúvidas relacionadas ao curso de Medicina Veterinária e deseja saber mais, confira, a seguir, as principais informações relacionadas à essa formação. Também não se esqueça de conferir o tema da semana anterior.

dúvidas em medicina veterinária

Leia mais:
Medicina Veterinária: o que você precisa saber sobre esse curso
Quais são as áreas de atuação da Medicina Veterinária?

Como funciona a especialização em Medicina Veterinária?

Após a conclusão do curso, o médico veterinário já estará apto para exercer sua atuação como clínico geral veterinário. Entretanto, com a crescente demanda por especialistas de áreas específicas, a pós-graduação para o curso passou a se tornar cada vez mais visada. 

Por conta disso, o profissional pode optar por uma especialização no curso após sua formação. Nesse sentido, é necessário que o médico veterinário já possua sua graduação completa e esteja a procura de conhecimentos para atuar na área de seu interesse.

A especialização possui durações que variam entre 8 meses a 2 anos. Confira algumas das formações mais procuradas:

O curso de Medicina Veterinária permite atuar nos cuidados de qualquer animal?

O médico veterinário pode atuar nos cuidados de animais domésticos, como cães e gatos, além de animais silvestres, exóticos e de grande porte. Vale lembrar, entretanto, que existem especializações que têm o objetivo de capacitar o profissional para melhor atuação com espécies específicas.

Quais as melhores faculdades para cursar Medicina Veterinária?

Confira algumas das faculdades mais bem avaliadas segundo o Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Ministério da Educação (MEC):

Como funciona o estágio de Medicina Veterinária?

O estágio em Medicina Veterinária é obrigatório para a conclusão do curso por parte do estudante. Nesse sentido, as horas a serem cumpridas variam de acordo com a instituição de ensino.

Confira algumas das principais opções de estágio para o estudante de Medicina Veterinária:

  • Clínicas

  • Hospitais veterinários 

  • ONGs

  • Zoológicos

  • Centros de pesquisas

Medicina Veterinária possui modalidade EaD?

O curso de Medicina Veterinária não pode ser realizado de forma 100% remota. Isso porque, durante sua formação, o estudante deverá ter contato com ferramentas e ensinamentos práticos. 

Ainda assim, o curso pode ser encontrado no formato semipresencial, modalidade que vincula ensinamentos práticos com aulas EaD. 

Tenho mais dúvidas, o que faço?

Se você possui mais dúvidas relacionadas ao curso de Medicina Veterinária ou qualquer outra formação, não se preocupe! Acesse o site da Comunidade Quero e envie sua pergunta. 

Por meio da plataforma você pode conferir perguntas e respostas anteriores, além de ajudar na construção de novos conhecimentos.

Como estudar Medicina Veterinária?

Para ingressar na faculdade de Medicina Veterinária, acesse o site da Quero Bolsa e encontre bolsas de estudo para o curso com até 80% de desconto. Para garantir a sua, clique no botão abaixo e confira.

Bolsas para Medicina Veterinária

Leia mais:
Medicina Veterinária: qual o valor das 10 melhores faculdades do Brasil
Medicina Veterinária e Zootecnia: entenda a diferença

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

Tags relacionadas:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54