logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

Confira 5 dúvidas frequentes na área da Psicologia

por Leonardo Messias em 03/05/22

A Psicologia é um dos cursos mais procurados e visados por estudantes de todo o país. Não é à toa que, segundo informações do Censo da Educação Superior 2020, entre os anos de 2011 a 2020, a faculdade de Psicologia sempre esteve presente em relação aos maiores números de alunos matriculados em território nacional.

Encontre bolsa de estudos de até 80% para graduação

Entretanto, como resultado da alta procura, as dúvidas surgem entre muitos estudantes que se interessam pelo curso em questão. Se você também faz parte desse cenário e ainda está incerto em optar por essa graduação, não se preocupe. Nesta semana, a Revista Quero inicia, por meio do tema de Psicologia, a série textual relacionada às dúvidas mais comuns da Comunidade Quero, plataforma de perguntas e respostas da Quero Bolsa.

dúvidas psicologia

Leia mais:
7 mitos e 9 verdades sobre o curso de Psicologia
Saiba como estudar Psicologia com bolsa de estudo de até 80%

Para dar início a série e sanar as principais dúvidas sobre o curso, confira, a seguir, as cinco dúvidas mais frequentes na área da Psicologia.

Para cursar Psicologia é necessário ter uma boa saúde mental?

Assim como todos os demais profissionais, o psicólogo enfrenta dificuldades e momentos de pressão. Por conta disso, embora possua conhecimentos relacionados ao estudo do psicológico humano, o mesmo não está isento de problemas de ordem emocional e psicológica.

Entretanto, é importante que o psicólogo saiba lidar com seus próprios problemas para que, assim, o profissional possa auxiliar pacientes que se encontrem em situação de vulnerabilidade emocional e psicológica.

Se você possui mais dúvidas semelhantes a essa, acesse a Comunidade Quero e confira as respostas para os principais problemas do cotidiano que são enfrentados por profissionais da Psicologia. Caso você tenha um questionamento relacionado ao curso, envie sua pergunta por meio da plataforma.

Qual a relação da Psicologia e a área criminal?

O profissional formado em Psicologia pode exercer sua atuação em diversas frentes, como, por exemplo, a área criminal. Nesse sentido, o profissional analisa o comportamento do infrator e da vítima, estudando motivos, sentimentos e reações.

A área envolve estudos relacionados à avaliação psicológica, criação de perfil criminal, consultoria, psicoterapia, entre outras ações desenvolvidas pelo psicólogo.

Para atuar na área existem cursos de pós-graduação que têm por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos necessários, como, por exemplo, o curso de Psicologia Criminal Forense, que pode ser encontrado em diversas instituições do país.

Existe curso de Psicologia EaD?

Atualmente, o curso de Psicologia é ofertado apenas na modalidade presencial e semipresencial, ou seja, não existem cursos de Psicologia EaD. 

Isso acontece devido ao não reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) para esta modalidade. O psicólogo lida com relações humanas, por conta disso o contato pessoal é de suma importância.

Saiba, porém, que a modalidade semipresencial pode atender a demanda de estudantes que não conseguem estar cotidianamente na faculdade. Nesse cenário, o aluno comparecerá na instituição em dias pontuais e pré-estabelecidos para aulas de cunho prático.

Para conferir mais informações relacionadas às modalidades de oferta, vantagens e desvantagens, acesse a Comunidade Quero.

Como funciona o estágio no curso de Psicologia?

O curso de Psicologia tem como obrigatório a realização do estágio para a formação do estudante. Para isso, durante sua graduação, o aluno deve cumprir com as exigências mínimas de 200 horas de estágio.

Para exercer o estágio, o aluno terá duas opções. O estágio básico e o supervisionado. Ambos possuem diferenças e são destinados a diferentes momentos da formação do estudante.

O estágio básico é realizado nos períodos iniciais do curso, dotando o estudante do contato primordial com as atividades exercidas. Já o estágio supervisionado é realizado em momentos mais avançados do curso, permitindo maior prática por parte do estudante.

Quais as dificuldades mais encontradas no curso de Psicologia?

O curso de Psicologia, assim como os demais cursos, requer que o estudante desenvolva um perfil profissional durante sua formação. Entretanto, se adequar às características de um psicólogo envolve criar uma conexão com o paciente, sendo um bom ouvinte e equilibrando sua relação profissional com o mesmo.

Se enquadrar nesse perfil pode ser difícil para muitos estudantes. Saiba, entretanto, que as qualidades necessárias podem ser desenvolvidas durante sua formação.

Para conhecer mais obstáculos a serem superados durante a formação em Psicologia, acesse a Comunidade Quero e confira mais perguntas relacionadas ao tema.

Quero estudar Psicologia, como faço?

Se você se interessou pelo tema e deseja cursar Psicologia, acesse o site da Quero Bolsa e encontre bolsas de estudo com até 80% de desconto em diversas instituições de ensino superior. Clique no botão abaixo e procure pela oferta de seu interesse.

Bolsas para Psicologia

Confira algumas das instituições presentes no site:


Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

Tags relacionadas:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54