Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Profissões

Psicologia online ou presencial: tudo o que você precisa saber

por Thales Valeriani em 05/07/21

O curso de Psicologia é um dos mais procurados atualmente no país. Para se ter uma ideia, de acordo com o Censo do Ensino Superior 2019, existem mais de 242 mil alunos matriculados na graduação de Psicologia apenas na rede particular de ensino, o que a torna a 4º mais numerosa em número de alunos, atrás apenas dos cursos de Direito, Administração e Enfermagem, respectivamente.

psicologia ead

Leia também:
As 50 melhores faculdades de Psicologia, segundo o MEC
+ Mitos e verdades sobre o curso de Psicologia

Como é o curso de Psicologia?

No curso de Psicologia, os estudantes aprendem a lidar e a interpretar os pensamentos e as ações humanas. A graduação pertence à área das Ciências Humanas, já os profissionais de psicologia são considerados da área da saúde. Por isso, a graduação faz o aluno ter contato também com diversas disciplinas da área de Biológicas.


O curso é previsto para durar 5 anos, já que ele é composto de 10 semestres. Após a conclusão, o graduado torna-se bacharel em psicologia. Além disso, a formação prevê tanto uma bagagem teórica, ensinada por meio das aulas, como prática, adquirida por meio de estágios obrigatórios supervisionados. 

Outra característica do curso é o leque extenso de atuação profissional. Isso porque o psicólogo pode  atuar nas diversas áreas de Psicologia, como a Clínica,  Esportiva, Escolar, Hospitalar, entre outras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Tem matemática no curso de Psicologia?

Sim. Alguns estudantes pensam em cursar Psicologia pois imaginam que a graduação não envolve números, afinal, como vimos, ela pertence à área das Ciências Humanas e forma profissionais da área da saúde.

No entanto, o curso é completo e envolve as diversas áreas do conhecimento, de modo que aprender alguns cálculos são fundamentais para a formação de um psicólogo. Um exemplo é a disciplina de Psicometria, que estuda os testes psicológicos. Além disso, alguns estudantes utilizam planilhas e modelos numéricos nos seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). 

E caso você não seja muito bom com os números, acalme-se! A Matemática exigida não é complexa, de modo que um conhecimento básico sobre a área somado a uma boa calculadora e a um bom programa de computador, como o Excel ou o Google Planilhas, podem satisfazer as suas necessidades

Existe Psicologia EaD?

Não existe. Esse fato costuma causar estranhamento entre as pessoas, afinal, a cada ano aumenta o número de cursos a distância. Porém, neste caso, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) é contra a implementação de cursos online para a formação de psicólogos.

+ Tudo o que você precisa saber sobre o Conselho Regional de Psicologia

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Segundo o Conselho, essa oposição de deve ao fato de que a formação em Psicologia exige uma experiência prática, adquirida por meio dos estágios supervisionados, em que os estudantes dos últimos anos da graduação fazem atendimentos clínicos. Como essa condição não é cumprida nos cursos EaD, o CFP é declaradamente contra a implementação da modalidade de ensino digital para a formação de psicólogos.

Quais são os argumentos favoráveis à Psicologia EAD?

Os argumentos de quem defende a implementação de cursos online de Psicologia são os mesmos do quem defende o ensino à distância, em geral. A flexibilidade de horários, a economia de recursos a longo prazo e o uso cada vez mais intenso da tecnologia no cotidiano das pessoas, essas são as alegações mais comuns.

Além de haver interesse por parte dos estudantes, afinal, o curso está entre os mais concorridos na modalidade presencial. Então, pode-se concluir que há também uma demanda por uma formação a distância de psicólogos.

psicologia online

Quanto ganha um psicólogo?

Os salários dos profissionais de psicologia são um atrativo para quem pretende seguir na profissão. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), houveram pouco mais de 3 mil e cem contratações de psicólogos em todo o Brasil ao longo de 2019

Segundo o CAGED, o salário médio de um psicólogo no Brasil é de R $ 2.807,00. Ainda de acordo com o Cadastro, o estado com a melhor remuneração para psicólogos é o Mato Grosso do Sul, onde a média salarial é de R $ 4.900,00.

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

Teste vocacional

O momento de escolha da graduação costuma ser acompanhado de algumas dúvidas sobre o futuro profissional e o interesse pelo curso. Nesse caso, o melhor a ser feito é um teste vocacional, assim, você pode descobrir se tem aptidão ou o perfil para determinadas profissões.

Então, se você tem dúvidas sobre cursar ou não Psicologia, faça o Teste Vocacional para Psicologia elaborado pelo Quero Bolsa. Esse teste é uma vertente do Teste Vocacional Grátis oferecido pela plataforma. Eles foram elaborados a partir da Teoria das Inteligência Múltiplas, do psicólogo Howard Gardner. As questões são simples e intuitivas, mas, cuidado, elas requerem atenção.

Onde estudar Psicologia?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Tags relacionadas:

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54