Psicologia online ou presencial: tudo o que você precisa saber
Veja o que um estudante de psicologia aprende ao longo da graduação e qual é a média salarial de um profissional da área
O curso de Psicologia é um dos mais procurados atualmente no país. Para se ter uma ideia, de acordo com o Censo do Ensino Superior 2019, existem mais de 242 mil alunos matriculados na graduação de Psicologia apenas na rede particular de ensino, o que a torna a 4º mais numerosa em número de alunos, atrás apenas dos cursos de Direito, Administração e Enfermagem, respectivamente.
Leia também:
+ As 50 melhores faculdades de Psicologia, segundo o MEC
+ Mitos e verdades sobre o curso de Psicologia
+ Teste Vocacional de Psicologia
Como é o curso de Psicologia?
No curso de Psicologia, os estudantes aprendem a lidar e a interpretar os pensamentos e as ações humanas. A graduação pertence à área das Ciências Humanas, já os profissionais de psicologia são considerados da área da saúde. Por isso, a graduação faz o aluno ter contato também com diversas disciplinas da área de Biológicas.
Veja também: Teste Vocacional para Psicologia
O curso é previsto para durar 5 anos, já que ele é composto de 10 semestres. Após a conclusão, o graduado torna-se bacharel em psicologia. Além disso, a formação prevê tanto uma bagagem teórica, ensinada por meio das aulas, como prática, adquirida por meio de estágios obrigatórios supervisionados.
Outra característica do curso é o leque extenso de atuação profissional. Isso porque o psicólogo pode atuar nas diversas áreas de Psicologia, como a Clínica, Esportiva, Escolar, Hospitalar, entre outras.
Tem matemática no curso de Psicologia?
Sim. Alguns estudantes pensam em cursar Psicologia pois imaginam que a graduação não envolve números, afinal, como vimos, ela pertence à área das Ciências Humanas e forma profissionais da área da saúde.
No entanto, o curso é completo e envolve as diversas áreas do conhecimento, de modo que aprender alguns cálculos são fundamentais para a formação de um psicólogo. Um exemplo é a disciplina de Psicometria, que estuda os testes psicológicos. Além disso, alguns estudantes utilizam planilhas e modelos numéricos nos seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).
E caso você não seja muito bom com os números, acalme-se! A Matemática exigida não é complexa, de modo que um conhecimento básico sobre a área somado a uma boa calculadora e a um bom programa de computador, como o Excel ou o Google Planilhas, podem satisfazer as suas necessidades.
Existe Psicologia EaD?
Não existe. Esse fato costuma causar estranhamento entre as pessoas, afinal, a cada ano aumenta o número de cursos a distância. Porém, neste caso, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) é contra a implementação de cursos online para a formação de psicólogos.
+ Tudo o que você precisa saber sobre o Conselho Regional de Psicologia
Segundo o Conselho, essa oposição de deve ao fato de que a formação em Psicologia exige uma experiência prática, adquirida por meio dos estágios supervisionados, em que os estudantes dos últimos anos da graduação fazem atendimentos clínicos. Como essa condição não é cumprida nos cursos EaD, o CFP é declaradamente contra a implementação da modalidade de ensino digital para a formação de psicólogos.
Quais são os argumentos favoráveis à Psicologia EAD?
Os argumentos de quem defende a implementação de cursos online de Psicologia são os mesmos do quem defende o ensino à distância, em geral. A flexibilidade de horários, a economia de recursos a longo prazo e o uso cada vez mais intenso da tecnologia no cotidiano das pessoas, essas são as alegações mais comuns.
Além de haver interesse por parte dos estudantes, afinal, o curso está entre os mais concorridos na modalidade presencial. Então, pode-se concluir que há também uma demanda por uma formação a distância de psicólogos.
Quanto ganha um psicólogo?
Os salários dos profissionais de psicologia são um atrativo para quem pretende seguir na profissão. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), houveram pouco mais de 3 mil e cem contratações de psicólogos em todo o Brasil ao longo de 2019.
Segundo o CAGED, o salário médio de um psicólogo no Brasil é de R $ 2.807,00. Ainda de acordo com o Cadastro, o estado com a melhor remuneração para psicólogos é o Mato Grosso do Sul, onde a média salarial é de R $ 4.900,00.
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Teste vocacional
O momento de escolha da graduação costuma ser acompanhado de algumas dúvidas sobre o futuro profissional e o interesse pelo curso. Nesse caso, o melhor a ser feito é um teste vocacional, assim, você pode descobrir se tem aptidão ou o perfil para determinadas profissões.
Então, se você tem dúvidas sobre cursar ou não Psicologia, faça o Teste Vocacional para Psicologia elaborado pelo Quero Bolsa. Esse teste é uma vertente do Teste Vocacional Grátis oferecido pela plataforma. Eles foram elaborados a partir da Teoria das Inteligência Múltiplas, do psicólogo Howard Gardner. As questões são simples e intuitivas, mas, cuidado, elas requerem atenção.
Onde estudar Psicologia?