logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

10 profissões em alta em Direito

por João Vitor Marcondes em 19/05/22 400 visualizações

O dia 19 de maio é marcado pela celebração ao Dia do Estudante de Direito. Pensando nesta data, a Quero Bolsa publica mais uma edição da série textual sobre profissões e, nesta semana, o tema aborda 10 profissões em alta na área do Direito. Todas as profissões mencionadas abaixo estão no Guia de Profissões da Quero Bolsa, conjunto de páginas que aponta características e possibilidades das mais diversas áreas de atuação para estudantes e futuros profissionais.

Encontre bolsas de estudo com 80% de desconto

Estatueta do símbolo da Justiça possui cor similar ao tom de cobre e está localizado em cima de uma mesa de madeira.
O curso de Direito possui várias possibilidades de atuação profissional. Por isso, a Revista Quero selecionou 10 profissões em alta para o estudante desta área.

Sobre a formação em graduação, o curso de bacharelado em Direito possui índices notáveis no país. De acordo com o Censo da Educação Superior 2020, de autoria do Ministério da Educação (MEC), o curso possui o segundo maior número de alunos matriculados, o terceiro maior número de ingressantes e o segundo maior número de estudantes concluintes no ano de 2020.

Antes de iniciarmos o texto de hoje, a Revista Quero faz o convite para conferir o texto da semana passada sobre Profissões na área da Enfermagem que talvez você não conheça. Com o convite devidamente feito, vamos ao texto desta semana. Boa leitura!

Advogado de contencioso cível

Este profissional atua em processos judiciais que não envolvem crimes. Desta forma, o advogado de contencioso cível trabalha com pessoas/empresas e em possíveis questões associadas a contratos, cobranças financeiras, organizações societárias, divórcios, testamentos e inventário, direitos do consumidor, disputa entre marcas e patentes.

Para este profissional, é importante obter experiência na área de contencioso cível, o que pode ocorrer por meio de uma pós-graduação ou através de atuação profissional comprovada. Não deixe de conferir as oportunidades de bolsas de estudo no site da Quero Bolsa.

Advogado do consumidor

O advogado do consumidor pode trabalhar com clientes e fornecedores em casos judiciais ou fora dos tribunais, assim como na fiscalização de leis e regras que dizem respeito ao consumidor. Este profissional atua pelo cumprimento de medidas com base no Código de Defesa do Consumidor. Porém, ele também deve ter conhecimento sólido em outros códigos e legislações pertinentes aos direitos do consumidor.

Ao profissional, verifica-se a importância de obter experiência na área por meio de uma pós-graduação em Direito do Consumidor ou de atuação profissional comprovada.

Vem descobrir a profissão que é a sua cara no Guia de Profissões

Advogado criminalista

De acordo com a página da profissão, o advogado criminalista defende clientes que estão sendo acusados de algum crime. Esses clientes podem ser culpados ou inocentes, e cabe ao advogado criminalista, independentemente do crime cometido, buscar uma defesa justa e dentro da lei ao acusado. O advogado criminalista, na maioria das vezes, atende em um escritório particular. Por outro lado, existe a possibilidade de atuação deste profissional na Defensoria Pública. 

Advogado de família

O advogado de família é o profissional que atua em um dos ramos mais sensíveis do Direito, sobre casos de família e sucessões. Trata-se de uma área sensível justamente por estar vinculada a problemas íntimos de pessoas e seus familiares, como divórcios, partilha de bens, sucessões e inventários. O profissional poderá atuar em situações de casamentos, acordos pré-nupciais, divórcios, adoções, pensão alimentícia e guarda de filhos. 

A realização de uma pós-graduação na área do direito de família e sucessões pode ser o diferencial perante o mercado de trabalho. 

Advogado empresarial

A importância deste profissional está relatada na no Guia de Profissões da Quero Bolsa. Seguindo a página da profissão, o advogado empresarial: “é responsável por acompanhar todas as etapas de existência de uma empresa, como as disposições legais relacionadas à fundação, à composição societária, a eventuais processos de recuperação e falência”. 

A sua atuação pode ser observada na realização de contratos e acordos, em processos de falência (quando necessário), no acompanhamento de abertura e na fusão de empresas. Além disso, o profissional disponibiliza apoio jurídico na recuperação de empresas em cenários de crise.

Confira os cursos da área do Direito no Guia da Faculdade 2021

Advogado trabalhista

O advogado trabalhista atua no cumprimento das leis trabalhistas, em especial a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). As áreas de atuação deste profissional são condizentes com a legislação específica, por exemplo, os trabalhos com o cálculo de rescisão trabalhista, horas extras, férias, acidentes de trabalho, pagamento de comissões, demissões, desvio de função, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), seguro-desemprego.

O advogado trabalhista está apto ao trabalho de consultoria sobre as políticas institucionais das empresas e instituições, auxiliando na garantia do cumprimento interno dos direitos trabalhistas.

Advogado previdenciário

Os casos de concessão de aposentadorias, pensões e benefícios previdenciários são de responsabilidade deste profissional. O advogado previdenciário é essencial para pessoas em processo de pedido de aposentadoria ou recebimento de pensão por invalidez/morte. Afinal, este advogado consegue apontar quais são os benefícios previdenciários mais vantajosos para seu cliente.

Se você gostaria de se profissionalizar nesta área e, ainda, fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Direito, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa. Por fim, não deixe de conferir as bolsas de estudo para Direito Previdenciário na QB. 

Advogado de contencioso tributário

Este profissional atua na segurança jurídica no processo de pagamento de impostos e tributos de todos os tipos. O cotidiano do advogado de contencioso tributário tem ligação com o sistema tributário brasileiro e a recorrência de processos litigiosos e dos diversos cenários presentes na cobrança de impostos. O advogado também atua na consultoria para orientação sobre os modos e ações de cumprimento das obrigações fiscais para o seu cliente.

Procurador de justiça

De acordo com a página da profissão, o procurador é responsável por representar um órgão público, autarquia ou uma instituição. Sua atuação pode ser realizada em órgãos das esferas federal, estadual e municipal. A inserção no mercado de trabalho ocorre, primeiramente, pela conclusão do curso de Direito e, posteriormente, pela aprovação em concurso público.

Para ser um procurador, é necessário concluir a graduação em Direito, ser aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e, dependendo da esfera de atuação, é obrigatório comprovar atividade jurídica.

Promotor de justiça

O promotor de justiça atua na área criminal combatendo a criminalidade e fiscalizando as penas aplicadas aos infratores, mas o profissional também pode atuar na área cível do Direito. Principalmente, sendo o porta-voz dos interesses comunitários (como saúde, consumidores, meio ambiente, infância e juventude, idosos etc.). A rotina de trabalho deste profissional pode envolver: atuação em processos, estudo de casos e participação em audiências.

Veja também:
10 profissões da Engenharia com aplicações na área da Saúde
10 profissões na área de Design que talvez você não conheça


banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54