O advogado empresarial trabalha com as questões legais relacionadas à existência e ao funcionamento das empresas. Sua função principal é garantir que as atividades da empresa estejam em conformidade com a legislação e que ocorram de maneira harmônica em relação ao ambiente (sociedade, mercado, concorrentes, empresários, entre outros).
Esse profissional é responsável por acompanhar todas as etapas de existência de uma empresa, como as disposições legais relacionadas à fundação, à composição societária, a eventuais processos de recuperação e falência etc.
Trata-se de um ramo do Direito Privado de extrema importância para o funcionamento da economia, considerando o papel fundamental das empresas no sistema econômico vigente.
O advogado empresarial, por trabalhar com muitas frentes dentro de uma mesma empresa, deve ter conhecimentos mais amplos em Direito Empresarial, Trabalhista, Societário, Econômico, Tributário, Administrativo etc. Entre suas tarefas, ele acompanha a realização de contratos e acordos, garante a manutenção da estrutura societária, executa processos de falência (quando necessário), acompanha a abertura e a fusão de empresas, apoia na recuperação de empresas em crise.
Outra possibilidade de atuação para o advogado empresarial é no ramo de marcas, patentes e propriedade intelectual, garantindo a proteção de direitos de empresas e pessoas criadoras de patentes.
Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um advogado.
Caso você tenha dúvidas se a profissão de advogado é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido e gratuito.
O advogado empresarial pode trabalhar em escritórios de Direito Empresarial, ou no setor jurídico de empresas, indústrias e instituições.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para se tornar um advogado empresarial, é necessário graduar-se em Direito e conseguir registro profissional por meio da prova da OAB. Além disso, é importante obter experiência na área de Direito Empresarial, o que pode ocorrer por meio de uma pós-graduação, ou de atuação profissional comprovada. Se você gostaria de se profissionalizar como Advogado Empresarial e, ainda, fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Direito, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.
Caso você tenha outras dúvidas sobre o curso de Direito, acesse a Comunidade Quero e faça sua pergunta!
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.