Estudantes de Direito precisam arcar com vários gastos extras durante a formação; saiba quanto custa a faculdade, os livros e o material do curso de Direito
O curso de bacharelado em Direito forma profissionais responsáveispelaaplicação das leis de um País, com o objetivo de harmonizar as relações humanas. Mas, afinal, quais são os gastos com essa graduação?
De acordo com dados divulgados pelo Censo da Educação Superior de 2017, o curso registrou o maior número de matrículas em 2017, contabilizando quase um milhão de alunos.
Com duração média de cinco anos, o conteúdo do curso de Direito é voltado para a área de Ciências Humanas e dividido entre aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas incluem disciplinas como português, sociologia, além de matérias específicas como direito civil, penal e constitucional. Já as aulas práticas contém simulações de julgamentos.
Segundo Paula Bianchi, estudante do quinto ano de Direito no Mackenzie, o curso não possui materiais extras para acompanhar às aulas e, portanto, os custos extras são pequenos. “O curso não precisa de muito além de um professor e uma lousa ou projetor”.
+ Aproveite para conferir a grade curricular de Direito no site da Quero Bolsa e descubra os conteúdos que compõem a faculdade.
Embora a carga de leitura do curso seja alta, a aluna afirma que comprou apenas um livro ao longo de todo o curso, porque se interessava bastante pelo assunto . “No meu curso consta a bibliografia básica obrigatória para cada matéria de cada semestre só que não precisamos comprar os livros. Geralmente, esses livros indicados costumam já fazer parte da biblioteca da faculdade”.
As principais bolsas de estudo para você!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Nenhum resultado encontrado
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Já o Igor Franca, estudante de Direito da Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), afirma que nem mesmo as leituras são obrigatórias. “Os professores sugerem livros, mas eles não são obrigatórios e eu sempre pego na biblioteca da faculdade para economizar”.
Paula relata que no começo da faculdade de Direito, além dos livros sugeridos pelos professores também eram disponibilizados textos em formatos de arquivo, mas com a popularização de arquivos digitais não era necessário imprimi-los.
No entanto, àqueles que quisessem os arquivos impressos poderiam obtê-los gratuitamente nas salas de impressão disponibilizadas pelo Mackenzie.
No período do estágio, “em via de regra, nos escritórios usa-se roupa social”, conta Paula, que conhece apenas um escritório que permite o traje esporte-fino. Em órgãos públicos, apesar de muitas vezes ser permitido o uso de trajes casuais, é necessário vestir-se com roupas sociais para participar de audiências. Esse, portanto, acaba sendo um gasto extra para os estudantes de Direito.
Qual é o preço médio dos livros e dos trajes?
Em relação aos livros, o mais utilizado no curso é o Vade Mecum, um compilado das leis e da Constituição do País, ou legislações específicas. Veja a seguir o preço da edição 2019 nas principais livrarias:
Já o preço das roupas sociais pode variar de acordo com a marca e região. Os ternos masculinos e femininos custam a partir de R$199,99 em lojas de varejo.
Vale a pena cursar Direito?
O mercado de trabalho dos graduados em Direito é amplo e oferece a possibilidade de seguir carreira jurídica em órgãos públicos ouatuar como advogado, em empresas ou escritórios particulares. Para exercer a profissão plenamente, porém, é necessário ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Segundo um levantamento de 2015 feito pela empresa de ciência de dados IDados, a remuneração de pessoas formadas em Direito lidera o ranking dos 10 cursos com maior número de matrículas. Além disso, o curso também apresenta a maior progressão financeira, equivalente a 195%.
O estudo foi baseado em informações disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep).