5 profissões para quem quer trabalhar com idosos
Veja lista de profissões para quem deseja trabalhar com idosos
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), até 2050 o número de idosos no país irá triplicar.
Pensando nessa estatística, muita gente, que já gosta de idosos, pode considerar esse fator na hora de escolher um curso ou uma especialização, pois serão mais de 66 milhões no país, ainda segundo o IBGE.
Se você quer trabalhar com idosos, confira a lista que preparamos para você com sugestões de cursos!
5 profissões para quem quer trabalhar com idosos:
1. Gerontologia
Esse curso ainda é novidade para muita gente! Segundo a Associação Brasileira de Gerontologia, a Gerontologia é a ciência que estuda de maneira multi e interdisciplinar o processo de envelhecimento em suas dimensões biológica, psicológica e social. Investiga o potencial de desenvolvimento humano associado ao curso de vida e ao processo de envelhecimento.
Sendo graduado em Gerontologia, o profissional poderá pode atuar com idosos em diversas frentes, como em hospitais, instituições de bem-estar na terceira idade, clínicas de saúde e ainda outras opções integrando equipes com enfoque no idoso.
Duração média do curso: 4 anos
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
2. Terapia Ocupacional
O curso de Terapia Ocupacional forma profissionais capacitados a trabalhar diretamente com a saúde humana, buscando tratamentos e terapias para auxiliar na recuperação da saúde, tanto física quanto psicológica, do paciente.
Podendo o profissional se especializar em pacientes da terceira idade, atuando em equipes multidisciplinares.
Duração média do curso: 4 anos.
3. Enfermagem
O curso de Enfermagem forma profissionais capazes de promover, manter e restabelecer a saúde das pessoas, trabalhando em parceria com outros profissionais.
Assim como os terapeutas ocupacionais, os enfermeiros podem ter seu espaço em equipes multidisciplinares que visam melhoria da qualidade de vida do idoso.
Assim, aqueles profissionais formados em Enfermagem também pode atuar como cuidador de idosos, especialmente em cuidados paliativos, onde a ideia é que o idoso tenha qualidade de vida, mesmo em estado terminal.
Duração média do curso: 4 anos.
+ Faculdade de Enfermagem: quantos anos dura? Descubra!
4. Psicologia
O curso de Psicologia torna o profissional apto a estudar fenômenos humanos, de ordem psíquica e comportamental por meio da análise de emoções, ideias e valores trazidos em narrativas ou de forma simbólica pelo paciente.
Sua missão é auxiliar o paciente a lidar com sofrimentos psíquicos da forma mais saudável possível. O psicólogo pode atuar muito próximo de idosos no próprio consultório, em hospitais e instituições de bem-estar, em atendimentos individuais ou em grupo.
Duração média do curso: 5 anos
5. Medicina
O curso de Medicina forma profissionais capazes de trabalhar diretamente com a saúde humana. Médicos são essenciais na vida de todos, mas os idosos acabam demandando maior atenção, tanto na forma preventiva quanto em tratamentos e acompanhamentos. O médico pode se especializar em geriatria, atuar em clínicas, consultórios e hospitais com enfoque em pacientes idosos.