50 melhores faculdades de Engenharia de Produção, segundo o MEC
Veja quais são os cursos mais bem avaliados pelo CPC, classificação realizada pelo Ministério da Educação, e sabia como garantir uma bolsa de estudo na área!
Buscar a otimização de processos é essencial em um período em que o tempo é uma moeda de troca, não é mesmo? Além disso, por conta da crise econômica, saber gerenciar os recursos financeiros, materiais ou humanos de uma empresa é algo fundamental para garantir que as portas permanecerão abertas.
Com isso, surge o engenheiro de produção, um profissional treinado para otimizar todos os processos em uma linha de produção, pensando de forma estratégica e com a missão de garantir a qualidade mantendo os cursos de produção controlados.
Aliás, você sabia que o nome dessa graduação deveria ter sido “Engenharia Industrial”? O nome adotado para essa área de estudo nos Estados Unidos era, e ainda é, “Industrial Engineering”, porém, na década de 50, quando surgiu a iniciativa, essa denominação já era utilizada pelos conselhos de engenharia para engenheiros com especialização em química, metalúrgia e mecânica. Por isso, foi necessário adaptar o nome para “Engenharia de Produção”.
Atualmente, além da graduação, também ser registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) para poder atuar na área.
50 melhores faculdades de Engenharia de Produção, segundo o MEC
Como você já deve saber, uma das formas de se destacar no mercado de trabalho é buscar uma boa qualificação!
Para te ajudar, a Revista Quero consultou a versão mais atualizada do Conceito Preliminar de Curso (CPC), uma das avaliações mais completas do Ministério da Educação, e selecionou quais são os 50 melhores faculdades de Engenharia de Produção do Brasil. Confira:
Você sabe qual é a diferença entre o CPC Contínuo e o CPC Faixa? Essa é uma diferenciação que o MEC realiza na sua avaliação de CPC:
- CPC contínuo: essa é a nota final da instituição, com uma média de todos os componentes que foram avaliados (lembrando que as instituições são avaliadas de 1 a 5, sendo 5 a nota mais alta);
- CPC faixa: essa nota é o valor arredondado do CPC contínuo (que é a nota que as instituições de ensino divulgam). Quando uma instituição resulta na nota contínua igual ou maior a 3,945 sua nota faixa é o valor máximo, ou seja 5. Ou seja, quando um curso tiver nota inferior a 3,945 o valor do CPC faixa será de 4, e assim por diante.
Bolsa de estudo para Engenharia de Produção
Você se interessou pelo curso ou em alguma das faculdades da lista? É só entrar no site do Quero Bolsa, escolher o curso, a instituição de ensino, quanto você pode pagar e pronto!
E sabe qual é o melhor de tudo? Não é preciso comprovar renda ou passar por processos seletivos, você escolhe a sua bolsa de estudo e garante o desconto até o fim do curso!
Saiba mais: + Quais são as áreas de atuação da Engenharia de Produção + Teste vocacional para Engenharia de Produção