Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Idiomas

7 dicas para melhorar sua conversação em inglês

por Natália Plascak Jorge em 21/01/19 7,6 mil visualizações


Melhorar a conversação em inglês é um desafio enfrentado por estudantes de todos os níveis do idioma. Acontece com todo mundo: quem é iniciante, quem já se faz entender e até com quem é fluente.

Na verdade, não existe uma receita milagrosa que faça isso acontecer do dia para noite. O que há é uma mistura de prática e paciência para desenvolver essa habilidade.

Confira a seguir algumas dicas que podem ajudar você a superar essas dificuldades e a destravar a língua.

Dicas de como melhorar a conversação em inglês

  1. Perca a vergonha
    Não adianta querer melhorar a conversação em inglês e ainda ter vergonha de errar alguma coisa na hora de falar. É importante lembrar que os erros fazem parte do processo de aprendizagem e ajudam muito no aperfeiçoamento.
  2. Treine com nativos
    Você sabia que é possível treinar conversação em inglês com nativos por meio de aplicativos? Você pode conversar sobre os assuntos de que você mais gosta com pessoas que estão realmente inseridas na cultura. Um deles é o Cambly, que inclusive oferece a possibilidade de aulas de inglês com professores nativos.
  3. Ouça, ouça e ouça
    Muitos especialistas apontam que para melhorar a conversação em inglês é preciso treinar o ouvido também. Ou seja, para cada momento de conversação, invista em mais horas de listening (capacidade de compreensão oral), ouvindo podcasts, assistindo a seriados e programas de TV em inglês. Isso ajuda muito a aprimorar o seu nível de entendimento nas conversas.
  4. Ganhe vocabulário
    Uma das coisas mais difíceis na parte de conversação em inglês é ganhar vocabulário. A leitura de jornais e revistas em inglês é um artifício ótimo para conhecer novas palavras. Calma! Não precisa começar lendo o The New York Times inteiro todos os dias. Comece por jornais que utilizam uma linguagem mais acessível e por assuntos de que você gosta.

    Por exemplo: leia uma matéria por dia da CNN, da editoria de Entretenimento. Faça uma primeira leitura e avalie o que compreendeu. Depois, procure as palavras que não sabe o significado no dicionário. Mantenha as palavras anotadas e tente utilizá-las em conversas futuras para fixar o significado.
  5. Preste atenção na pronúncia
    Quanto mais você ouvir coisas em inglês, mais fácil será a sua adaptação ao idioma de uma forma geral e ao desenvolvimento da sua fala e pronúncia. Por isso, encare esse tempo dedicado ao listening como um grande investimento que vai ajudar na sua forma de se expressar.
  6. Grave você mesmo
    Gravar algumas falas também pode ser uma boa estratégia. Depois, você pode ouvir o que falou e identificar possíveis vícios que não são percebidos tão facilmente. Uma coisa que é fundamental quando você fizer isso é tentar não se cobrar demais. Lembre-se de que você não é nativo e pode cometer erros.
  7. Leia em voz alta
    O hábito da leitura pode ajudar em diversos sentidos quando o assunto é melhorar a conversação em inglês. Além da possibilidade de aumentar o vocabulário, ler pode auxiliar na fluência da fala quando fazemos isso em voz alta.

Dica extra

Para aqueles que já possuem algum conhecimento no idioma e já conseguem manter uma conversa em inglês razoável, uma dica que pode ser útil é usar alguns recursos para ganhar tempo.

Por exemplo: se você não sabe o significado de uma palavra, pode tentar explicar e descrever o que é.

Algumas expressões também ajudam a dar fluência na fala e a fazer com que você não fique gaguejando. Ex: Well… You know

O que é essencial você ter em mente: como não se trata da sua língua nativa, pedir ajuda para entender melhor o que está sendo dito é super natural. Não tenha vergonha de fazer isso. Você certamente vai se surpreender com o resultado.

E aí? Gostou das dicas? Pronto para arrasar na sua conversação em inglês? Se você ainda assim não se sentir preparado, pode aproveitar e fazer um curso com uma bolsa de estudo.

Bolsa de estudo para cursos de Inglês



Veja também
11 motivos para aprender inglês
Inglês fluente: como perder o medo de falar inglês

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Basta entrar em contato conosco em até 6 meses após o pagamento, informando seus dados e o motivo da devolução.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54