Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Vestibular e Enem

7 maiores erros dos vestibulandos ao estudar para o Enem

por Giovana Murça em 20/07/20

Muitas vezes, a rotina de um estudante para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais parece uma preparação olímpica, não é mesmo? 

erros dos vestibulandos

Os candidatos precisam seguir uma rotina rígida, ter horas de estudo, sono e alimentação equilibrados e se esforçarem muito durante um ano inteiro para encarar dois dias de provas. 

Apesar de parecer desafiador, o ano de estudo pré-vestibular é fundamental para você chegar preparado no dia da prova. Nesse processo, qualquer erro pode interferir na nota final do exame. 

Pensando nisso, para você aproveitar seu período de preparação da melhor forma possível, a Revista Quero listou os 7 maiores erros dos vestibulandos ao estudar para o Enem. Confira! 

Falta de planejamento

Toda meta exige um planejamento de como chegar lá, com o Enem não seria diferente. O exame já tem data definida e, independentemente de quando você comece a estudar, é imprescindível ter um cronograma de estudos com os conteúdos cobrados na prova.

erros dos vestibulandos

Seu planejamento semanal ou mensal de estudos deve se adaptar à sua rotina e ser possível. Não adianta se propor a estudar 6 horas por dia se sua rotina só lhe permite se dedicar 3 horas ao estudo, por exemplo. 

Outra dica é intercalar as matérias: “Organize uma agenda semanal escolhendo duas disciplinas diferentes por dia como, por exemplo, Matemática e Português ou Química e Geografia, para estimular diferentes partes do cérebro e não se cansar demais”, aconselha a professora Megy Abrão Bello, coordenadora do cursinho Apoio Reforço Escolar.

Ainda não tem um cronograma de estudos? Baixe o Plano de Estudo Enem De Boa 2020 de graça

Falta de organização

Outro grande erro dos vestibulandos é não se atentar à organização do local de estudo. Estudar na cama pode parecer tentador, mas diminui a concentração e ainda aumenta o sono. Para seu cérebro entender que é o momento de estudar, é preciso ter um local limpo, organizado, bem ventilado e com boa iluminação.

Na sua mesa de estudos, deixe somente os materiais essenciais, assim você evita distrações e interrupções para pegar algo que esqueceu.

erros dos vestibulandos

Não conhecer o estilo de prova do Enem

O Enem tem um estilo de prova bem específico, mais longa e interpretativa que outros vestibulares e cobra diferentes competências. Antes de começar a estudar, é muito importante que o candidato leia o edital e dê uma olhada nas provas anteriores.

Outro diferencial do Enem é seu sistema de avaliação que é feito pela Teoria de Resposta ao Item (TRI). Nesse método, a nota do candidato não equivale ao número de questões que ele acertou mas sim a coerência de suas respostas.

Não treinar a redação

A redação do Enem equivale a 20% da nota final e merece uma atenção especial. Os primeiros passos são entender melhor qual é o tipo de texto exigido na prova, o dissertativo-argumentativo, conhecer os critérios avaliativos utilizado pelos corretores e ler redações nota mil de anos anteriores.

Estando a par do estilo de redação do Enem, é preciso treinar pelo menos uma redação por semana. Assim, você aprimora sua escrita e se habitua a escrever sua redação em uma hora, o tempo disponível para isso no Enem.

Para garantir sua nota mil no Enem, baixe gratuitamente o Guia Completo sobre a Redação do Enem

Procrastinar e deixar matéria atrasada

É muito importante seguir seu plano de estudos com constância sem deixar a preguiça tomar conta. Ao adiar o estudo para o dia seguinte, as matérias atrasadas se acumulam e viram um bola de neve.

Além da procrastinação, vários imprevistos podem atrasar seu cronograma de estudos. Para evitar isso, a dica dos professores é reservar um dia da semana para colocar a matéria em dia e/ou revisar o que foi estudado durante a semana.

Veja também: 8 dicas para colocar a matéria atrasada em dia

Não fazer simulados

Com uma grande quantidade de questões e textos em poucas horas, o Enem é praticamente uma prova de resistência. Por isso, não basta só estudar a teoria, é preciso treinar o ato de fazer prova.

erros dos vestibulandos

É importante que você imprima uma prova antiga e a resolva como se fosse o dia do Enem mesmo. Assim, além de se acostumar com o estilo das questões e tempo de prova do exame, você ficará menos nervoso no dia da prova.

Veja: Saiba como usar simulados da maneira correta

Não descansar

Muitos vestibulandos acreditam ser uma boa estratégia estudar muitas horas por dia até a exaustão. Entretanto, quando se trata de estudos, quantidade não é sinônimo de qualidade. Com a mente cansada, a concentração e a absorção do conteúdo diminuem e o estresse e a ansiedade aumentam.

As horas de descanso são tão importantes quanto as horas de estudo. Por isso, para estudar bem, é fundamental manter uma rotina saudável e que seu cronograma de estudos reserve momentos para lazer.

Leia também:
Redação do Enem: como utilizar os textos motivadores corretamente?

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54