Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

8 técnicas de estudo para concursos

por Giovana Murça em 16/01/20

Estabilidade e boa remuneração são umas das características dos cargos públicos que mais atraem os concurseiros que sonham em conquistar sua aprovação. Pelo grande volume de candidatos por vaga, é necessário que os concurseiros se dediquem muito aos estudos.

técnicas de estudo para concursos

Entretanto, em meio ao trabalho e outros afazeres do dia a dia, muitos concurseiros têm dificuldade de administrar a rotina de estudos. Se o concurso será aplicado em poucos meses, o desafio fica ainda maior.

Para que você otimize seu tempo e melhore a qualidade do seu estudo, é preciso definir o tempo que irá estudar, ter disciplina e aplicar as técnicas de estudo mais eficientes

O professor e diretor de Mentoria e Coaching do Gran Cursos Online, Fernando Mesquita, explica que o foco não deve ser na quantidade de tempo que se estuda, mas sim na consistência, ou seja, estudar todos os dias com atenção.

Veja também: 15 sites para estudar para concursos públicos de graça

Planejamento

Antes de aplicar quaisquer técnicas de estudo, é fundamental que você se planeje para estudar todo ou, pelo menos, a maior parte do conteúdo indicado no edital do concurso. Esse conteúdo deve ser distribuído no seu tempo de estudo diário até a data da prova.

Com o planejamento feito, é hora de colocar a mão na massa. Existem diversas técnicas para cada etapa dos estudos, mas Fernando alerta: “É importante que o candidato não se perca tentando experimentar tudo ou mesmo conhecer tudo”.

Para te ajudar, a Revista Quero listou 8 técnicas de estudo para concursos, confira!

Método Cornell

O método Cornell é uma estratégia de anotações criado nos anos 1940 por Walter Pauk, um professor da Universidade Cornell, nos Estados Unidos. A proposta do método é organizar suas anotações, deixando-as mais dinâmicas e visuais. 

Para colocar o método em prática, você deve dividir suas páginas de anotação em três partes: uma para parafrasear as principais ideias da aula ou do texto (na área central), outra para resumi-las (no canto esquerdo) e a terceira onde pode anotar suas perguntas e um breve resumo sobre o tópico (na parte inferior da folha). Veja o exemplo abaixo:

técnicas de estudo para concursos
Exemplo de divisão das anotações com base no método Cornell

Leia mais: Organize seus estudos usando o método Cornell

Fichamentos

Essa técnica é útil no momento de resumir textos longos ou livros. Ao terminar cada leitura, resuma o conteúdo em fichas. Em geral, um fichamento contém o resumo geral do conteúdo, citações importantes e explicações de termos específicos. Com o conteúdo resumido em fichas, na hora da revisão não será preciso reler todo conteúdo novamente e, assim, você economiza tempo.

Mapas mentais

Os mapas mentais são representações gráficas que sistematizam o conteúdo de um tema específico de forma objetiva. Ao resumir o conteúdo e sintetizá-lo em palavras-chaves, seu cérebro grava melhor as informações. 

Em uma folha, você resume a ideia principal do conceito em palavras-chave, destaca suas características e exemplos. Os mapas podem variar de tamanho e conter imagens e diversas cores.

Flashcards

Os flashcards são ótimos aliados na hora da revisão. Eles são cartões com dois lados. Na frente fica a pergunta e, atrás, a resposta. Você deve responder a pergunta antes de virar o cartão.

Para o Fernando, os flashcards são a forma mais eficaz de aprender qualquer conteúdo pois usa a recuperação ativa. “Você usa um gatilho (a frente do cartão) e tenta recuperar a resposta e os conteúdos relacionados a ela. Isso reforça o caminho neural que deve ser percorrido até a recuperação da informação, e a torna muito mais fácil de ser recitada, o que é necessário quando estamos fazendo uma prova”, esclarece.

Explique o conteúdo

Uma das melhores formas de aprender é ensinar! Ao terminar de estudar cada tema, prepare uma aula sobre ele. Nesse processo, será preciso resumir o conteúdo com suas próprias palavras, memorizar termos e fazer exercícios. 

Em seguida, tente explicar o assunto para outra pessoa ou para si mesmo em voz alta. Outras dicas são fazer perguntas a si mesmo sobre o tema e gravar sua aula para depois ouvi-la. 

Técnica Pomodoro

Quando o assunto é estudos, qualidade vale mais que quantidade. Não adianta estudar horas a fio, mas cansado e sem foco. É preciso intercalar os estudos com momentos de descanso. Um método que pode te ajudar nesse quesito é a técnica Pomodoro.

técnicas de estudo para concursos

Desenvolvida por Francesco Cirillo, em 1980, a técnica consiste em consiste em intercalar blocos de estudo de 25 minutos com 5 minutos de descanso. Depois de quatro blocos de 30 minutos realizados, você pode fazer uma pausa maior, de até 30 minutos. É importante que você foque o máximo de sua atenção e produtividade nos períodos de 25 minutos.

Veja mais: Técnica Pomodoro pode te ajudar nos estudos; conheça essa solução

Revisão

As revisões são fundamentais em qualquer estudo. Assim que paramos de estudar, parte do conhecimento absorvido vai sendo esquecido conforme o tempo passa. Fernando aconselha que a revisão se inicie no dia seguinte ao estudo de cada conteúdo e que ela deve ser pontual, objetiva, rápida e frequente. As revisões devem ser feitas por meio dos resumos e exercícios, não é necessário reler todo conteúdo novamente.

Exercícios

A principal prova da maioria dos concurso é a prova objetiva. Portanto, não adianta apenas dominar o conteúdo, mas saber aplicá-lo em questões de múltipla escolha. A dica do professor Fernando é resolver questões de concursos anteriores todos os dias.

Após finalizar uma lista de questões, é muito importante que o concurseiro confira quantos exercícios acertou e refaça as que tenha errado ou ficado com dúvida.


Eaí, você usa mais alguma técnica de estudos? Compartilha com a gente nos comentários!

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54