9 ferramentas indispensáveis para quem faz pós-graduação
Confira quais são as ferramentas mas importantes para os estudantes de pós-graduação
A rotina de um estudante de pós-graduação é bastante diferente daquele que está cursando uma faculdade. Isso porque as informações são mais dinâmicas e as aulas têm um ritmo mais acelerado – até porque o tempo do curso é menor.
Por isso é necessário ser bastante organizado e manter as ideias e informações de uma forma bastante prática. Essa rotina pode ajudar (e muito) quem está fazendo uma pós-graduação lato sensu, como uma especialização ou um MBA, bem como os que preferiram seguir pela área acadêmica e optaram por uma pós stricto sensu, ou seja, por um mestrado ou doutorado.
Leia também:
+ Qual a diferença entre tese, monografia e dissertação
+ 4 ferramentas para ler melhor
Para facilitar sua vida, a Revista Quero separou 9 dicas de ferramentas muito importantes e indispensáveis na vida de um aluno de pós-graduação. Confira abaixo quais são elas:
1. Evernote
Esse é um programa bem conhecido para anotações e divisão de ideias e projetos em diferentes blocos. É possível criar uma lista de tarefas, por exemplo, utilizando, inclusive, da ferramenta de áudio ou de imagens.
Também é possível incluir websites de interesse de forma prática, evitando o acúmulo desnecessário de endereços mal organizados, ou, então, tabelas customizadas.
Por fim, o Evernote também permite o compartilhamento dos projetos com colegas, podendo acessá-los de qualquer lugar que estiver.
2. Scrivener
O Scrivener funciona como um processador de texto semelhante ao Word, do pacote Office, porém, a diferença é que a cada documento é possível organizar por pasta também as referências, evitando que o material se perca. Essa é a ferramenta ideal para quem deseja concentrar tudo o que precisa em um só lugar.
3. Google Acadêmico
Essa ferramenta do Google é excelente para quem está em busca de artigos e textos acadêmicos sobre determinado assunto.
Desde 2006 é possível encontrar trabalhos acadêmicos, literatura escolar, jornais de universidades e artigos variados na língua portuguesa, mas existem muitos trabalhos também em língua estrangeira. É uma ótima alternativa para quem está escrevendo sua dissertação, tese ou trabalho de conclusão de curso.
4. Mendeley
O Mendeley é uma mão na roda para quem precisa de referências bibliográficas. Isso porque ele as gera automaticamente respeitando o padrão das normas ABNT. A ferramenta pode ser acessada pela internet em qualquer lugar e indica também indica arquivos relevantes com base nas informações de leitura do estudante.
5. MindMup
O aplicativo MindMup é um excelente construtor e gerenciador de ideias. Por meio de uma interface simples, é possível criar notas e anexos para montar um documento com uma boa estrutura. Além disso, é possível adicionar imagens e destacar o que é prioridade em seu projeto.
O MindMup possibilita que se forme um grupo para que várias pessoas possam editar um mesmo documento. Assim, todos fazem suas sugestões e conseguem se comunicar com uma maior facilidade.
6. Trello
O Trello é uma excelente ferramenta para organização de afazeres e realização de trabalhos colaborativos. É uma ótima dica para uma determinada disciplina durante o curso de pós-graduação ou para a organização de um evento científico.
Funciona como um grande mural em que você pode inserir todas as suas atividades, organizá-las da melhor maneira possível, etiquetá-las de acordo com cada status, dividir tarefas e, enfim, manter o seu trabalho de uma forma muito mais organizada. É possível atrelar as atividades ao Evernote e ao Google Drive.
7. Grammarly
Essa ferramenta traz um ótimo corretor de textos, principalmente para documentos escritos em inglês. Desse modo, o estudante se sentirá mais confiante e aprenderá a escrever melhor conforme a utilizá-la. Isso porque o Grammarly traz, inclusive, regras de pontuação e correção de palavras em contextos equivocados, dando maior fluidez ao texto.
Um diferencial desta plataforma é que você pode receber dicas e informativos semanalmente sobre seus principais erros de escrita e vocabulário e, assim, identidicar onde estão suas falhas.
8. LaTex
O LaTex é uma ferramenta usada para escrever textos acadêmicos que contenham muitas fórmulas. É ideal para estudantes de matérias voltadas para a área de exatas, uma vez que traz diversos símbolos. O aplicativo se concentra na estrutura mais lógica e coerente na hora de escrever a tese ou dissertação, focando nos capítulos, seções, ênfases e tabelas.
9. Plagium.com
Essa ferramenta é ideal para quem não quer marcar bobeira e utilizar em seu trabalho uma citação ou referência que já foi divulgado em outro lugar anteriormente. Basta apenas digitar o que quer buscar no campo de busca e ele indica em porcentagem a coincidência entre os termos encontrados na internet.