Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

9 tipos de alimentos bons para memória, aprendizado e desempenho do estudante

por Mathias Sallit em 22/02/19 18 mil visualizações

Uma boa alimentação tem grande influência na hora de estudar para aquela tão temida prova final. Por mais que o desejo de comer pizza, um hambúrguer cheio de bacon, batata frita, sorvete e refrigerante seja muito grande, existem alimentos bons para a memória, aprendizado, assimilação e raciocínio.

Homer Simpson não é exemplo para muita coisa. Principalmente, alimentação

Colocá-los na dieta pode ajudar no desempenho de um aluno que estuda o ano inteiro para prestar o vestibular da universidade que sonha ingressar. "Uma alimentação saudável e em quantidade adequada contribui para o aprendizado", afirma a nutricionista Larissa Vieira Marino. "Alguns alimentos estimulam a memória, o raciocínio e ajudam até a melhorar a concentração", completa.

O alimento ingerido impacta diretamente o cérebro e a saúde mental das pessoas. A disposição física também sofre interferência dependendo dos nutrientes que são absorvidos. O ideal "seria uma dieta com todos os grupos de alimentos nas proporções adequadas, bem colorida e variada", sugere Larissa.

"Apostar em alimentos integrais e ricos em fibras, como frutas, verduras e legumes, faz com que o corpo realize a digestão de forma mais lenta, proporcionando saciedade e energia ao organismo por mais tempo", indica a nutricionista.

Manter o metabolismo ativo e funcionando corretamente também impacta positivamente no desempenho e na qualidade dos estudos. Para isso, Larissa recomenda comer a cada três horas. "Com o corpo mais saciado e com energia, a disposição para as horas de estudo aumenta e, com ela, o cérebro funcionará de forma mais qualificada, proporcionando boa concentração e raciocínio durantes as leituras", completa.

A nutricionista ainda lembra que, além das atividades vitais, o organismo gasta energia durante e depois da alimentação, além das atividades vitais. "Se alimentar de forma calma, com mastigação completa e lenta, além de apostar em alimentos leves e saudáveis, faz com que o organismo necessite de menos energia para a digestão", Larissa dá a dica para evitar aquele cansaço após uma refeição.

Veja nove tipos de alimentos indicados pela nutricionista para serem incluídos na dieta que podem ajudar no rendimento dos estudos:

Ômega-3

O Ômega-3 favorece a comunicação entre os neurônios. Dessa forma, sua ingestão melhora a concentração, a memória e o aprendizado em geral.

É importante ou não é, Aracy?

  • Onde encontrar: peixes de água salgada, como sardinha, arenque e cavala, além das sementes, como chia e linhaça.

Vitaminas do complexo B

As Vitaminas do complexo B ajudam na energia, melhoram a memória e auxiliam no desenvolvimento dos neurônios e na comunicação entre eles.


  • Onde encontrar:  estão presentes, principalmente, em proteínas animais (carne vermelha, peixes, aves e ovos), em leguminosas, como feijão, lentilha e grão de bico, e em sementes, como nozes, castanhas e amêndoas.

Carboidratos

Os cereais integrais evitam a sonolência depois da refeição e deixam o estudante mais alerta. Isso porque as fibras presentes nos carboidratos integrais ajudam a liberar glicose no organismo aos poucos. A falta de carboidratos prejudica a memorização, a concentração e o aprendizado.

Seja moderado na garfada!

  • Onde encontrar:  a indicação é consumir arroz, pão, biscoitos e macarrão integral, além de aveia, quinoa e amaranto.

Cafeína

A cafeína combate a fadiga mental e ativa o sistema de alerta.

Sente o cheiro?

  • Onde encontrar: café, chá preto e chá verde. O chocolate, de preferência o mais amargo, também contém cafeína, além de melhorar o estresse, porque libera endorfina. Importante salientar que o excesso de cafeína é prejudicial para a saúde.

Ferro

O ferro forma a hemoglobina, que oxigena o sangue e o cérebro - fortalecendo a parte metabólica e energética. Um adolescente com anemia tem fraqueza, indisposição, falta de energia e, inclusive, perda de concentração e de aprendizagem.


  • Onde encontrar: é indicado consumir gema do ovo, feijão, sardinha, carnes escuras do frango e carnes vermelhas, além de vegetais verde escuros, como brócolis, couve, espinafre, escarola.

Colina

A colina é um aminoácido importante para as células nervosas. Ajuda, portanto, a memória e a cognição.


  • Onde encontrar: presente na gema do ovo e na soja.

Nitratos

Alimentos ricos em nitratos aumentam a irrigação do sangue no cérebro e são recomendados para quem desenvolve trabalhos intelectuais.

Beterraba!

  • Onde encontrar: beterraba, repolho, espinafre, nabo e aipo.

Sálvia

A sálvia é uma planta que aumenta o poder de concentração em até três horas. É indicado que seja ingerida meia hora de começar os estudos.


  • Onde encontrar: pode ser consumida como salada ou como chá.

Açafrão 

O açafrão inibe a morte de neurônios.

  • Como consumir: consumir até 1 colher de chá por dia. Pode ser usado no arroz.

**

No Quero Bolsa, você encontra as bolsas de estudo com os melhores descontos em universidades de todo o país. Quer saber mais?

Bolsas por WhatsApp

É só clicar no botão acima e enviar a mensagem! ;)

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54