A dependência de verão na FAM
Estudar no verão? As vezes é necessário para não deixar uma matéria para trás. É o que explica a Fabiane Rocha, Guia da Faculdade da FAM.
Para que os estudantes possam ter uma folga dos estudos ou para aqueles que precisam estudar um pouco mais, temos as férias escolares.
Nada melhor do que curtir uma folga ou estudar com menos pressão, não é mesmo?
Alguns programam uma viagem, resolvem deixar os livros de lado neste período para descansar a mente e se prepararam para a volta mais relaxados. Outros, porém, decidem que é a melhor fase para estudar e colocar em dia as matérias que estavam mais puxadas no semestre passado e se preparar para o semestre que está para começar.
Na Faculdade das Américas (FAM) temos a dependência (DP) de verão. Sabe aquela matéria que mesmo depois do exame (na FAM chamamos a prova final de AI – Avaliaçao Integrada) não foi possível conseguir nota para aprovação? A DP de verão nos dá uma nova oportunidade de fazer a disciplina, com o intensivão – assim que costumo chamar.
O mês de janeiro é dedicado exclusivamente para os alunos que precisam fazer uma matéria novamente e estão próximos de terminar o curso. Geralmente, é liberado para os alunos que estão para realizar os dois últimos semestres de sua graduação.
Caso o aluno escolha essa modalidade de estudo das férias, é necessário se inscrever e pagar o boleto para que seja habilitado e consiga o acesso, uma vez que os estudos são realizados via EaD. Todo o material é disponível no sistema e o aluno fica com o conteúdo para estudar quando e na hora que puder e achar melhor. É realizado uma aula presencial, para esclarecimentos de dúvidas durante horários de manhã e de noite.
A prova de DP
A prova é realizada pessoalmente no campus da faculdade. Não existe exame, e não tem prova substitutiva. Se houver algum imprevisto, é necessário ir até a Central de Aluno explicar a situação e verificar como pode reagendar a prova. A prova é disponível durante dois dias, nos horários da manhã e da noite. Não é necessário agendar, você chega na sala, apresenta a documentação e realiza a prova. O resultado sai na hora.
Eu confesso que estudar nas férias não é minha primeira opção, porém já tive a necessidade de fazer a DP de verão e adorei. Foi bem corrido, pois é disponível grande material de estudo e você fica preocupado se vai conseguir passar na prova, já que não tem outra chance.
Quando realizei esse processo, deu tudo certo e o estudo valeu muito a pena! Claro que não desejo para ninguém que fique de DP, e eu mesma não pretendo mais ficar. Por isso, nestes últimos semestres estou muito confiante e pretendo me esforçar muito para que seja aprovada, sem ter preocupação em recuperar pontos ou notas.
Fica essa dica para quem não ouviu falar ou nunca fez um “intensivão de férias”. Mesmo se você é igual a mim e prefere uma viagem ou descansar nas férias, às vezes um pequeno esforço pode te ajudar a começar o ano letivo sem débitos ou pendências.