A prova do CNU pode ser adiada em todo o país? Entenda!
Autoridades do Rio Grande do Sul defendem que aplicação da prova deve ser adiada devido às fortes chuvas; governo ainda não retornou sobre possível adiamento
Atualizado às 16h57 de 02/05/2024
A prova do Concurso Nacional Unificado (CNU) está prevista para ocorrer neste domingo, dia 5 de maio, em 228 cidades do país. Ao todo, cerca de 2,1 milhões de pessoas se inscreveram para fazer o concurso.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
No entanto, diante da situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul devido às fortes chuvas que atingiram 114 municípios e afetaram milhares de pessoas, o governo do estado irá solicitar que o CNU seja adiado.
Segundo o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), a aplicação do concurso ficou inviabilizada para a população do estado.
“Vamos recomendar ao governo federal que seja contornada essa situação. Esse concurso ficou completamente inviabilizado nos próximos dias, no final de semana, para a população gaúcha. Nós vamos solicitar que seja encaminhado algum tipo de solução para o CNU”, disse.
Veja: Documentos necessários para o CNU: veja quais são
+ A prova do CNU acontece de manhã ou de tarde? Entenda!
O CNU vai ser adiado?
Ainda não foi decidido se o Concurso Nacional Unificado (CNU) será realmente adiado ou não, e nem mesmo se será adiado em todo o país ou somente no estado do Rio Grande do Sul. Qualquer nova informação, essa matéria será atualizada.
Em nota publicada na quarta-feira (01), o Ministério da Gestão e da Inovação, responsável pelo CNU, afirmou que está em contato com as autoridades locais e que, se houver qualquer alteração no concurso, isso será informado.
“A organização do Concurso Nacional Unificado está acompanhando a situação com equipe no local e em diálogo com autoridades locais. Qualquer alteração logística necessária será anunciada pelo Ministério da Gestão”, diz a nota.
CNU e as chuvas no Rio Grande do Sul (RS)
Durante entrevista em coletiva de imprensa, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou que as chuvas, enchentes e desabamentos que ocorrem desde 24 de abril serão o “maior desastre” já enfrentado pelo estado.
Na tarde desta quinta-feira (02), as fortes chuvas ocasionaram o rompimento da barragem 14 de julho, localizada no Rio das Antas, entre Cotiporã e Bento Gonçalves, no interior do Rio Grande do Sul.
Até agora, 114 municípios foram atingidos ao todo, afetando mais de 19 mil gaúchos. Destes, 3.416 ficaram desalojados e outros 1.072 estão em abrigos.
No total, 96.592 mil pessoas se inscreveram para a prova do CNU no Rio Grande do Sul, sendo que mais de 9 mil indicaram Santa Maria para realização do concurso, uma das cidades mais afetadas pelas fortes chuvas. Regiões próximas do município também foram atingidas e muitas estradas estão bloqueadas.
Assim, até o momento, ainda não foi divulgado se o CNU será adiado ou não no Rio Grande do Sul devido às fortes chuvas que acometeram o estado.
Leia mais: Local de prova CNU divulgado: saiba como acessar
+ Enem dos concursos: confira o edital do CNU
Já pensou em fazer faculdade com bolsa de estudos?
A Quero Bolsa é a maior portal de educação do país! Por meio da plataforma, é possível entrar na faculdade com bolsa de estudos e assim economizar durante todo o curso. O melhor é que não precisa fazer o Enem e nem atender à critérios de renda.
Há bolsas de estudo de até 80% em diversos cursos! Basta entrar na plataforma e procurar pelo curso que deseja estudar para ver as bolsas disponíveis:
A Quero Bolsa tem parceria com mais de 1.000 instituições de ensino, então o que não falta é opção de faculdade! Confira algumas faculdades parceiras bem avaliadas pelo MEC: