Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

Apenas 12% dos brasileiros acreditam que quem sai do Ensino Médio está preparado para o mercado de trabalho

por Isabela Giordan em 11/04/18 5,9 mil visualizações

Um pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), chamada "Retratos da Sociedade Brasileira - Educação Básica", mostrou que apenas 12% dos brasileiros acreditam que o jovem que sai do Ensino Médio público está bem preparado para entrar no mercado de trabalho.

Esse levantamento foi feito em setembro de 2017 com mais de 2000 pessoas e em 126 municípios brasileiros. Ainda segundo os entrevistados, o motivo para esse sentimento de incerteza é a má-administração dos recursos públicos e não a falta deles.

Fonte: Retratos da Sociedade Brasileira - Educação Básica

Como melhorar essa situação?

A pesquisa feita pela CNI ainda questionou os entrevistados sobre quais são as melhores medidas para mudar e melhorar essa situação, algumas das soluções propostas foram:

  • Equipar melhor as escolas (28%);

  • Estimular a participação dos pais na cobrança por uma boa escola (25%);

  • Aumentar a segurança nas escolas (24%);

  • Melhorar o sistema (método) de ensino (23%);

  • Melhorar a gestão das escolas (18%).

Além disso, o levantamento também mostrou que em cada dez brasileiros sete acreditam que a qualidade da educação é responsabilidade de todos. “Os profissionais de educação (diretor e professores), os pais dos alunos, o Estado brasileiro e os próprios alunos possuem muita responsabilidade para que os alunos do ensino fundamental e médio possam ter uma educação de qualidade”, informou texto da “Retratos da Sociedade Brasileira”.

Já me formei no Ensino Médio público. O que eu faço para ter mais chances no mercado de trabalho?

Essa pesquisa pode ser um reflexo de alguns problemas que a sociedade enfrenta em tempos de crise. Por exemplo, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 38% dos desempregados brasileiros são os que têm apenas o Ensino Médio completo. Para aqueles com formação no Ensino Superior, esse número cai para 9,2%.

Isso reforça ainda mais a necessidade do investimento em uma educação superior, para assim suprir a falta de preparo técnico dos alunos vindos de escolas públicas.


Além disso, dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) quem possui diploma do Ensino Superior tem a chance de ganhar até duas vezes mais do que aqueles que pararam de estudar.

Como voltar a estudar?

Atualmente, existem quatro formas mais efetivas para ingressar no Ensino Superior, são elas:

  • Quero Bolsa

O Quero Bolsa é site que oferece bolsas de estudo de até 75% em mais de 1200 faculdades brasileiras. Atualmente, eles já ajudaram mais de 300 mil pessoas a ingressar no Ensino Superior. Além disso, não é preciso passar por nenhum processo seletivo para garantir a bolsa de estudo ou passar por qualquer tipo de comprovação de renda. Para saber mais sobre o projeto, é só entrar em contato pelo 0800 123 2222.

  • Programas do Governo

Os atuais programas oferecidos pelo governo são o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o Financiamento Estudantil (Fies).

Cada um deles têm suas particularidades como, por exemplo, o Sisu foi feito para selecionar alunos para universidades federais e estaduais, já o Prouni possui um processo seletivo rigoroso e garante bolsas de estudo de 50% a 100% de desconto até o final do curso. Por sua vez, o Fies é um financiamento em que, dependendo da sua modalidade, pode ter juros zero ou o valor acordado com o banco, porém o aluno sai formado com uma alta dívida, seja para o governo ou para a instituição financeira financiadora.

  • Financiamentos particulares

Assim como o Fies, os financiamentos particulares são feitos por bancos privados, mas não possuem nenhuma ligação com o governo. Ou seja, é como um financiamento comum que possui pesadas taxas de juros. Lembrando que para ter esse tipo de financiamento, ainda é preciso passar pelo vestibular tradicional para garantir o ingresso.

  • Vestibular tradicional

Esse é o vestibular que garante que o aluno ingresse em uma instituição de ensino, seja ela privada ou pública. No caso das privadas, essa prova apenas assegura a vaga na faculdade e, alguns casos, algum tipo de bolsa de estudo.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54