Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Arquitetura: saiba mais sobre o dia a dia desse profissional

Imagine que você deseja reformular toda planta do seu imóvel, criar uma cozinha completa, unificar espaços, integrar ambientes e muito mais. Qual o profissional que você chamaria para realizar este serviço? 

O arquiteto, com certeza! Conheça melhor esta profissão - e rotina do profissional - no texto a seguir.

como é o dia a dia do arquiteto
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O que faz o profissional em arquitetura?

O trabalho do arquiteto, muitas vezes, se aproxima do trabalho do designer e também do engenheiro civil. 

Contudo, ele trabalha com outras coisas diferentes. Diz-se que o arquiteto lida com escalas do micro ao macro, ou seja, desde o design de um móvel até o planejamento de uma cidade.

Um arquiteto pode dedicar integralmente o seu tempo de trabalho ao projeto de residências, incluindo o tratamento de interiores, mas também pode fazer o projeto de outras estruturas como lojas, museus, hospitais, aeroportos e mais. 

Projetos arquitetônicos também são utilizados no planejamento de arranha-céus e ainda existem arquitetos que fazem planejamento de áreas verdes, como praças; e com comunicação visual.

Leia mais: Descubra se existe faculdade de arquitetura EaD 

Como é a rotina em seu escritório?

A rotina dos arquitetos é bem variada. Existem profissionais que jamais saem do escritório, se dedicando exclusivamente ao desenho de plantas e cálculos estruturais; outros passam o tempo visitando clientes de suas empresas; e tem aqueles que precisam ficar no canteiro de obras, acompanhando as execuções dos projetos. 

No seu dia a dia, eles também entram em contato com parceiros comerciais e colegas de profissão. Construir um edifício não é tarefa fácil. Existem muitas etapas de projeto e execução. Nem todo trabalho poderá ser realizado somente por uma pessoa. 

Dependendo do serviço, será necessária a colaboração de vários arquitetos e outros profissionais – como engenheiros, designers, decoradores e outros. Mas, resumindo, cada profissional dará a sua contribuição baseada nas atribuições que lhe são dadas.

Arquitetos podem trabalhar em escritórios e também podem manter um regime de home office. Geralmente, muitas de suas atividades são realizadas no computador, mas nem por isso eles deixam de lado as suas pranchetas. 

Fazer desenhos à mão livre também faz parte do processo de elaboração de projetos. E é preciso estar envolto de muitas referências visuais para instigar a criatividade – como revistas, livros e amostras de materiais.

Leia mais: Existem cursos técnicos na área de arquitetura?

Como funciona a elaboração de projetos de interiores?

Agora vamos falar especificamente dos projetos de arquitetura de interiores. A primeira etapa é conversar com cliente e entender o seu problema,  é uma boa hora para visitar o local onde será feita a reforma. 

Neste momento, são feitas várias anotações, além do levantamento métrico e o registro fotográfico da área. Todo este material ficará no arquivo do profissional e será consultado e revisado em cada etapa do processo projetual.

Antes da entrega final, muitos desenhos são apresentados ao cliente e os ajustes no projeto devem ser constantes. 

Na primeira fase, são apresentados apenas alguns esboços rápidos. Na segunda fase, antes do detalhamento, são desenvolvidas imagens em 3D de maquetes eletrônicas – melhor forma de entender as propostas. E a fase final são os desenhos técnicos completos para a execução da obra.

Mas o trabalho do arquiteto não para por aí. Mesmo depois de terminar todos os desenhos do projeto arquitetônico, deve ainda continuar acompanhando a execução de tudo. 

Ele fará periodicamente a visitação do canteiro e acompanhará o cliente em visitações de lojas. Entrará em contato com fornecedores e até poderá se envolver na contratação de terceiros, isto se chama gerenciamento de obras.

Se você pensava em trabalhar com arquitetura, agora sabe que esta profissão é bastante vasta. Lembrando que a arquitetura é uma arte e assim como arte ela também irá expressar estilos e lançar tendências. 

Estudando-a você entrará em contato com a história da humanidade e poderá ter a chance de ajudar a mudar o futuro de todos para melhor – mesmo que através dos interiores das residências.

Colaboração: Viva Decora

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54