4. Técnico em Iluminação Residencial
A formação em Técnico em Iluminação Residencial aborda conteúdos como técnicas de iluminação de ambientes em projetos de arquitetura, considerando aspectos funcionais e comportamentais, além das preferências estéticas do cliente. Para cursá-lo, é necessário estar matriculado no Ensino Médio e ser maior de 18 anos.
O curso é para profissionais e estudantes de Arquitetura, Design de Interiores e decoração, além de pessoas interessadas em aprender técnicas de iluminação de ambientes em residências.
Após a formação, o aluno estará apto a compreender os conceitos e princípios da iluminação e as tecnologias disponíveis no mercado; fazer a avaliação funcional e comportamental dos diferentes tipos de ambientes residenciais; identificar as necessidades do cliente em cada ambiente; reconhecer os recursos e equipamentos de iluminação, além do seu melhor uso nos ambientes; usar técnicas de organização do espaço e do mobiliário no projeto arquitetônico; relacionar aspectos técnicos e estéticos no projeto de iluminação; criar projetos de iluminação residencial; apresentar os projetos de iluminação aos clientes.
Também poderá fazer análise dos espaços arquitetônicos, materiais e acabamentos, mobiliário e objetos de decoração em um projeto de iluminação.
Confira: Existe curso técnico de 6 meses? Entenda e veja opções
+ Cursos técnicos na área do bem-estar: quais são, como é a formação e onde estudar
5. Técnico em Paisagismo e Jardinagem
O curso de Técnico em Paisagismo e Jardinagem é voltado para quem gosta de plantas e jardinagem, tem afinidade com desenhos e quer aprender a utilizar softwares para criar projetos de paisagens. É necessário estar matriculado no Ensino Médio para cursá-lo.
Ao longo dessa formação, os estudantes aprendem a desenhar à mão croquis de jardins e paisagens; criar projetos paisagísticos em softwares 2D e 3D; analisar as condições ambientais: clima, iluminação natural e bioma; escolher as espécies de plantas mais adequadas a cada projeto; realizar manutenção de jardins: controle de pragas, frequência da irrigação, adubação periódica e substituição de plantas; gerir negócios paisagísticos: análise de mercado, estratégias de negócio, divulgação e comercialização de produtos e serviços, além de planejamento de receitas e despesas; utilizar softwares como SketchUp, AutoCAD e Adobe Photoshop.
Veja também: Quanto custa um curso técnico?
+ 10 cursos técnicos que mais empregam; Veja lista
6. Técnico de Decoração de Ambientes
O curso de Técnico de Decoração de Ambientes conta com conteúdos relacionados à técnicas básicas de decoração para harmonizar cores e iluminação, além de temas como escolha de materiais, revestimentos, mobiliários e objetos decorativos para ambientes.
Para cursá-lo, é preciso ter concluído o Ensino Fundamental II e ser maior de 16 anos. Esse curso é para profissionais e estudantes de Arquitetura e Design, vendedores e lojistas dos segmentos de decoração, mobiliário e iluminação, além de pessoas que desejam aprender a fazer a decoração de ambientes.
Ver bolsas na área de Decoração de Ambientes
Com essa formação, o profissional terá habilidades para criar o briefing a partir das necessidades e as características do cliente; desenvolver a proposta de decoração do ambiente; aplicar ergonomia e acessibilidade aos projetos, seguindo normas técnicas; criar o memorial descritivo do projeto; desenhar e interpretar plantas de layout e elevações; aplicar teoria e psicologia das cores; harmonizar cores, formas e estilos; usar técnicas de iluminação de ambientes; pesquisar e selecionar mobiliários, luminárias e objetos decorativos; medir e escolher materiais e revestimentos; criar composições de elementos decorativos; identificar e aplicar tendências de decoração residencial.