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Cursos Técnicos

Quais cursos técnicos na área de comunicação posso fazer?

Para quem está saindo do Ensino Médio e ainda não se decidiu por um curso superior ou ainda não tem condições de tentar um, existe a possibilidade de escolher um bom curso técnico e encontrar mais rápido um bom emprego na área e, depois, fazer uma faculdade para aprimorar os conhecimentos.

Você sabe reconhecer os gostos das pessoas? Que imagem é capaz de impressionar quem olhe? Que palavras dizer ou escrever para que sua mensagem seja bem recebida?

É um trabalho que envolve arte, linguagem bem escrita e falada e muita técnica computacional. Esses profissionais, possuem a oportunidade de atuar em diversas frentes de trabalho, além de estarem, necessariamente, atualizados com a tecnologia computacional e comportamental.

Eles podem atuar com web design, publicidade, manipulação dos diversos tipos de mídias e claro, por tratar-se de comunicação, não podemos esquecer do jornalismo e das editoras em geral.

Além da habilidade criativa, o profissional deve ter bem desenvolvida a orientação de entrega. O técnico em comunicação dissemina ideias, divulga produtos e influencia os gostos das personas. 

Ao pensar na carreira profissional, não basta pensar no curso técnico, mas na continuidade dos estudos que possam permitir um avanço no conhecimento. Com esses cursos, é possível dar prosseguimento em níveis mais avançados como o de tecnólogo, bacharelado e até pós-graduação. 

Listamos quatro deles para vocês terem uma ideia do que estamos falando. Confira!

ilustração de comunicação

1. Técnico em Comunicação Social

Se você gosta de comunicação, jornalismo, marketing, relações públicas e áreas afins, uma boa opção é um curso técnico de Comunicação Social. O profissional da área de Comunicação Social lida com a linguagem e a maneira como os indivíduos se comunicam.

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Assim como existem diversas maneiras possíveis de nos comunicarmos e transmitirmos alguma mensagem, a profissão em Comunicação Social possui vários campos de atuação e várias habilitações em cursos de graduação. Veja a seguir alguns exemplos de áreas em que o técnico de Comunicação pode atuar:

  • Audiovisual: realiza produções audiovisuais para cinema, televisão e internet. Escreve roteiros, prepara cenários, dirige o elenco e cuida da edição de som e imagem;
  • Jornalismo: desenvolve reportagem, colunas e artigos para jornais, revistas e internet, além de apresentação e comentários para televisão e rádio. Esse profissional investiga a veracidade de fatos e transmite informações adequando sua linguagem aos diferentes meios de comunicação e ao público alvo. Um jornalista pode atuar também na comunicação empresarial;
  • Publicidade e Propaganda: promove novos produtos e serviços. Realiza pesquisas de mercado e cria campanhas publicitárias para os mais diversos meios de comunicação. Cria textos e imagens para anúncios, banners para a internet, comerciais para a TV, por exemplo;
  • Relações Públicas: Constrói e promove a imagem de empresas e instituições perante o público geral. Desenvolve canais de comunicação com os clientes, organiza eventos para divulgação da marca, realiza pesquisas de opinião e atua em projetos sociais da organização. Além de representar empresas, um profissional da área de Relações Públicas pode trabalhar para pessoas físicas, como políticos, atletas ou artistas.

Além disso, o profissional pode ter o seu próprio negócio, trabalhar em escritórios de prestação de serviços ou em grandes corporações como bancos, governo, entre outras.

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2. Técnico em Comunicação Visual

O técnico em Comunicação Visual é o profissional que executa e projeta planos de comunicação visual para vários formatos gráficos, tais quais peças publicitárias, livros, sites, redes sociais e revistas e muito mais. Cria e emprega elementos estéticos que deixam os trabalhos visuais mais bonitos e criativos. Desenvolve desenhos, tipografias e ilustrações.

Compreendendo o mercado de trabalho exigente, o técnico de Comunicação Visual apresenta um programa atualizado que foca na parte prática, onde os estudantes são capacitados para utilizarem as principais ferramentas gráficas.

O desenvolvimento tecnológico, o advento das mídias sociais e a necessidade do fortalecimento das marcas nos novos meios estão abrindo oportunidades de emprego para o designer. Há vagas em agências publicitárias, editoras, departamentos de arte e comunicação de empresas, escritórios de design, emissoras de televisão, empresas de embalagens, gráficas, produtoras audiovisuais e empresas cinematográficas. 

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3. Técnico em Multimídia

Quanto o assunto é direcionado ao Técnico em Multimídia, as funções são de desenvolver a comunicação visual no digital, direcionar e preparar arquivos que possam compor interfaces para sistemas de comunicação para diferentes finalidades. Além de impor técnicas de tratamento de imagens estáticas e em movimento que complementam estruturas de navegação em mídias digitais e ainda realizar a atualização de sites, portais e páginas da web.

Com este curso você poderá trabalhar no desenvolvimento e atualização de sites, portais e animações 2D e 3D. Além de atuar na integração de soluções de mídias.  Para isso, você precisa dominar softwares gráficos e de tratamento de imagem e sistemas web. 

Você aprenderá coisas como Análise e Construção da Imagem; História do Design Gráfico; Teoria das Cores; Desenho e Percepção Visual; Desenvolvimento de Interfaces Digitais; Metodologia de Projetos; Publicação para Dispositivos Móveis; Editoração Eletrônica; e Integração Multimídia.

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4. Técnico em Publicidade

O técnico em Publicidade é o profissional encarregado da visão estratégica de conteúdo, mídia, planejamento, marketing, redação, atendimento e criação.

Para cursá-lo, é necessário ter concluído o Ensino Médio, ou, pelo menos, estar cursando o 2º ano do Ensino Médio. Este curso é para pessoas criativas que  buscam aprender diferentes habilidades de comunicação e desejam atuar em projetos trabalhando em equipe.

Após a formação, o profissional estará apto à prospectar clientes e gerenciar contas publicitárias; construir briefing, coletando dados e informações do cliente; planejar estratégias e ações de comunicação; criar conceitos e campanhas; produzir peças gráficas impressas e digitais, além de audiovisuais; utilizar softwares de design gráfico; escrever textos e roteiros publicitários para diferentes meios de comunicação; pesquisar e negociar compra e venda de espaços publicitários; e monitorar a audiência de peças publicitárias nos principais institutos de pesquisa.

O técnico em Publicidade pode trabalhar desde como autônomo até em agências de publicidade, empresas na área de marketing e comunicação.

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Cursos técnicos ou graduação de Comunicação?

Basicamente, as principais diferenças entre graduação e curso técnico são com relação à duração e ao foco profissional. A graduação (nível superior) tem duração média de quatro a cinco anos e oferece a maior quantidade de conhecimento teórico e prático entre os dois. Já os cursos técnicos (nível médio) duram de dois meses a três anos, oferecendo uma formação rápida e focada em áreas profissionais específicas.

Ao contrário de um curso de graduação, que dá uma visão ampla de conhecimento da valência escolhida para a formação, o objetivo dos cursos técnicos são formar pessoas diretamente para o mercado de trabalho. Basicamente, eles são muito mais focados na prática.

Se você tiver um plano de carreira bem projetado e pesquisado, é possível demonstrar clareza de objetivos e transmitir seriedade – mesmo que eles venham a se transformar ao longo do tempo. 

Onde encontrar cursos técnicos?

A seguir, é possível encontrar uma lista com algumas instituições de ensino que oferecem cursos técnicos e são parceiras do Quero Bolsa:

 Por meio da parceria entre o Quero Bolsa e instituições de ensino de diversas regiões do País, é possível encontrar bolsas de estudo para cursos técnicos durante toda a formação. Para encontrar vagas com desconto para cursos técnicos, basta clicar no botão abaixo!

Bolsas para cursos técnicos

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Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

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