Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

5 cursos técnicos na área de análises clínicas

Esses cursos preparam o profissional para diagnosticar doenças a partir de análises dentro do laboratório. Conheça 5 opções de cursos!

Antigamente os cursos técnicos na área de Análises Clínicas eram conhecidos como cursos técnicos em Patologia Clínica

Assim, ambos os nomes, Análises Clínicas ou Patologia Clínica, fazem referência ao mesmo curso profissionalizante de nível médio, no qual os profissionais são formados para atuar na área da saúde.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Faça já: Teste Vocacional Grátis

Laboratório do curso técnico de análises clínicas, com os principais equipamentos utilizados pelos profissionais

Leia mais: 7 melhores cursos técnicos para fazer na área da saúde
+ EaD na área da saúde: entenda os debates que envolvem a oferta de cursos

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

O que faz um Técnico em Análises Clínicas?

Esses cursos preparam o profissional para diagnosticar os mais variados tipos de doenças a partir de análises minuciosas dentro do laboratório. O profissional pode também ser o responsável pela coleta de sangue na hora do exame.

Estes profissionais também possuem conhecimentos e habilidades para realizar testes laboratoriais, fazer análises microscópicas, realizar diversos exames específicos de acordo com solicitação médica, preparar a amostra do material colhido, orientar o paciente a respeito do tipo de exame e da coleta do material, operar, calibrar e manter os equipamentos em perfeitas condições e diagnosticar doenças de origem parasitárias.

A ética é um dos pontos fortes que devem sempre estar presentes na rotina desse profissional de análises clínicas. Qualquer erro, por menor que possa parecer, pode ter grande impacto na vida daqueles que estão solicitando o exame. É importante que o técnico também não fale a respeito de resultados com o paciente.

As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Como funciona o curso técnico em análises clínicas? Tem laboratório?

A carga horária do curso é de 1.200 horas, com aulas teóricas e práticas em laboratórios de microbiologia, de bioquímica, unidade de análises clínicas e de informática. Durante a formação, vários temas podem ser abordados, tais como: biologia molecular, hematologia, imunologia, parasitologia, química e fisiologia.

Ao final do curso, o aluno deve fazer um estágio supervisionado e, após se formar, poderá solicitar ao CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia) a carteira profissional de técnico em análises clínicas.

Além de laboratório de análises, após a formação, o jovem estará pronto para trabalhar em hospitais, posto de saúde, laboratórios de pesquisa, instituições de ensino e indústria de cosméticos, alimentícia ou farmacêutica.

Veja também: 10 profissões na área de Saúde que talvez você não conheça
Saúde: confira 6 profissões em alta

Quem pode fazer o curso técnico em análises clínicas?

Para realizar a inscrição no curso técnico em análises clínicas é necessário cumprir alguns requisitos, tais como: o estudante deve estar cursando ou ter concluído o ensino médio e a idade mínima pode variar de acordo com cada instituição de ensino.

Além disso, o estudante precisa ser organizado e atento, pois ele será o responsável por fazer a análise dos mais diversos materiais coletados, como amostragem para diagnosticar a origem de variados casos, doenças.

Veja: Qual o curso mais barato na área da saúde? Confira!
Existe curso técnico de 6 meses? Entenda e veja opções

Áreas de atuação

Colher materiais biológicos em condições de serem usados para análise e pesquisa é uma das principais características do técnico em análises clínicas. 

Além disso, é este profissional que faz exames laboratoriais, analisando e emitindo o parecer sobre eles. Ele deve saber operar os equipamentos necessários e lidar com o público, uma vez que tem contato direto com os pacientes.

Leia mais: 10 cursos técnicos que mais empregam; Veja lista
Quais são as diferenças entre um curso técnico e um curso superior?

Qual o salário de um técnico em análises clínicas?

O salário de um técnico em análises clínicas é de aproximadamente R$ 1.618,00, variando de acordo com o segmento escolhido e a função que exerce. Existem casos em que ele chega a superar os R$ 2.600,00.

Confira 5 cursos técnicos em análises clínicas

1. Técnico em Análises Clínicas

O dia a dia do técnico em Análises Clínicas envolve operar as rotinas do laboratório e participar de análises de materiais, sob a supervisão de um profissional responsável. Esta atividade é fundamental para ajudar médicos em diagnósticos, baseados nas análises feitas pelo técnico.

Bolsas para Técnico em Análises Clínicas

O profissional pode trabalhar em hospitais, clínicas, laboratórios de análises clínicas e de pesquisa, entre outras opções de empresas públicas ou privadas.

2. Técnico em Hemoterapia

Essa profissão é ideal para quem não se incomoda em ver sangue, afinal, o técnico em Hemoterapia trabalha na coleta e no armazenamento de sangue, tanto em clínicas e hospitais que realizam exames, quanto em bancos que coletam o material.

Saiba mais sobre o curso Técnico em Hemoterapia aqui

As disciplinas disponíveis no curso envolvem técnicas para a realização do trabalho e controle de qualidade. Considerando a importância da qualidade dos serviços para as empresas que oferecem este tipo de serviço, a procura por bons técnicos em Hemoterapia tende a ser grande e, por isso, ele é uma ótima opção para quem busca por um curso técnico na área da saúde.

3. Técnico em Farmácia

O profissional técnico em Farmácia pode trabalhar tanto em farmácias e drogarias, quanto em Unidades Básicas de Saúde e distribuidoras de medicamentos. As disciplinas do curso são bem diversificadas: vão desde temas relacionados à biologia até a orientação de para fornecimento de medicamentos em hospitais e farmácias.

Bolsas para Técnico em Farmácia

4. Técnico em Parasitologia

A parasitologia é uma ciência biomédica que estuda parasitas e protozoários causadores de doenças no corpo humano, tendo como principal objetivo o tratamento destas condições. 

São várias as doenças causadas por estes microorganismos, como a malária, a amebíase, a leishmaniose, entre outras, por isso é importante que o profissional além de conhecer bem o ciclo de vida dos parasitas, também entenda suas formas de infestação, identificando padrões que podem apontar uma possível epidemia, para notificar os órgão de saúde e promover políticas de prevenção e reabilitação. O curso de Parasitologia Clínica abrange conhecimentos sobre parasitas, doenças, tratamentos e muito mais.

Bolsas para graduação em Parasitologia

5. Técnico em Biotecnologia

No curso Técnico em Biotecnologia você vai aprender a fazer análises laboratoriais, pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos e processos de biotecnologia e biociências.

Com este curso você poderá encontrar oportunidades em centros de pesquisas, indústrias e empresas no setor de saúde humana e animal, ambiental e agropecuário.

Bolsas para Técnico em Biotecnologia

Leia também:
6 cursos técnicos para quem quer trabalhar com Biologia
+ É possível fazer um curso técnico de Enfermagem a distância?

Técnico em Análises Clínicas vale a pena?

Apesar da curta duração, o ensino técnico inclui uma variedade de experiências práticas, sem deixar de lado o conhecimento teórico. Essa capacidade de simular o que ocorre na rotina de trabalho permite que o profissional esteja mais preparado para desenvolver sua carreira dentro de uma organização. 

Então, sim, se você busca se qualificar profissionalmente de forma rápida para adentrar no mercado de trabalho, principalmente em uma área relacionada a saúde, o curso técnico em Análises Clínicas pode valer muito a pena.

Esse tipo de certificação fornece não apenas o “quê” e o “como”, mas também o “porquê” das coisas. É este “porquê” que ajuda o aluno a ter informações imprescindíveis sobre o raciocínio por trás da atuação profissional.

A modalidade pode ser a chave para abrir novas perspectivas de emprego, promoções ou novos empreendimentos de carreira. Depois de fazer um curso técnico, você ainda pode aprimorar ainda mais seus conhecidos e obter um diploma de curso superior fazendo faculdade.

Onde um técnico em Análise Clínica pode trabalhar?

Depois de concluir o curso, você estará devidamente pronto para buscar o seu espaço em laboratórios e hospitais. Isso porque terá todos os conhecimentos necessários para concorrer às melhores vagas do mercado de trabalho.

Para aqueles que desejam cursar uma graduação após o curso técnico, uma excelente opção seria a graduação no curso de Farmácia. A oportunidade de crescimento e de descobrir novas possibilidades de emprego serão aumentadas consideravelmente.

Bolsas de estudo em Farmácia

O curso de Farmácia tem na sua grade disciplinas voltadas para as análises clínicas, o que tornará a graduação ainda mais interessante e motivadora.

Onde fazer um curso técnico que não seja caro?

Se você deseja fazer um curso técnico, mas não pode gastar muito, saiba que existem várias bolsas de estudo para cursos técnicos! 

A Quero Bolsa é a maior plataforma de bolsas da América Latina e oferece bolsas de estudo de até 80% para diversos cursos técnicos. Há oportunidade em instituições de ensino em todo o Brasil.

Conheça algumas dessas instituições com bolsas para ensino técnico abaixo:

Pensa em fazer faculdade?

Tanto os cursos técnicos, quanto as graduações na área de saúde podem ser encontrados em diversas instituições de todo o país.

Veja bolsas de estudo

Mas, antes de escolher onde estudar, é importante saber que o seu curso precisa ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), para que seu diploma seja válido. 

Pensando nisso, listamos algumas instituições com boa avaliação. Confira:

* Texto escrito pelo colaborador Lucas Bicudo

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações