Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Cursos Técnicos

5 cursos técnicos na área de análises clínicas

* Texto escrito pela colaboradora Lucas Bicudo

Descubra quais são os cursos técnicos na área de análises clínicas

Antigamente os cursos técnicos na área de Análises Clínicas eram conhecidos como cursos técnicos em Patologia Clínica. É um curso profissionalizante de nível médio no qual os profissionais são formados para atuar na área da saúde.

Leia mais:
7 melhores cursos técnicos para fazer na área da saúde
+ EaD na área da saúde: entenda os debates que envolvem a oferta de cursos

Esses cursos preparam o profissional para diagnosticar os mais variados tipos de doenças a partir de análises minuciosas dentro do laboratório. O profissional pode também ser o responsável pela coleta de sangue na hora do exame.

Estes profissionais também possuem conhecimentos e habilidades para realizar testes laboratoriais, fazer análises microscópicas, realizar diversos exames específicos de acordo com solicitação médica, preparar a amostra do material colhido, orientar o paciente a respeito do tipo de exame e da coleta do material, operar, calibrar e manter os equipamentos em perfeitas condições e diagnosticar doenças de origem parasitárias.

A ética é um dos pontos fortes que devem sempre estar presentes na rotina desse profissional de análises clínicas. Qualquer erro, por menor que possa parecer, pode ter grande impacto na vida daqueles que estão solicitando o exame. É importante que o técnico também não fale a respeito de resultados com o paciente.

Como funciona o curso técnico em análises clínicas?

A carga horária do curso é de 1.200 horas, com aulas teóricas e práticas em laboratórios de microbiologia, de bioquímica, unidade de análises clínicas e de informática. Durante a formação, vários temas podem ser abordados, tais como: biologia molecular, hematologia, imunologia, parasitologia, química e fisiologia.

Ao final do curso, o aluno deve fazer um estágio supervisionado e, após se formar, poderá solicitar ao CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia) a carteira profissional de técnico em análises clínicas.

Além de laboratório de análises, após a formação, o jovem estará pronto para trabalhar em hospitais, posto de saúde, laboratórios de pesquisa, instituições de ensino e indústria de cosméticos, alimentícia ou farmacêutica.

Quem pode fazer o curso técnico em análises clínicas?

 Para realizar a inscrição no curso técnico em análises clínicas é necessário cumprir alguns requisitos, tais como: o estudante deve estar cursando ou ter concluído o ensino médio e a idade mínima pode variar de acordo com cada instituição de ensino.

Além disso, o estudante precisa ser organizado e atento, pois ele será o responsável por fazer a análise dos mais diversos materiais coletados, como amostragem para diagnosticar a origem de variados casos, doenças.

Áreas de atuação

 Colher materiais biológicos em condições de serem usados para análise e pesquisa é uma das principais características do técnico em análises clínicas. É este profissional que faz exames laboratoriais, analisando e emitindo o parecer sobre eles. Ele deve saber operar os equipamentos necessários e lidar com o público, uma vez que tem contato direto com os pacientes.

Qual o salário de um técnico em análises clínicas?

O salário de um técnico em análises clínicas é de aproximadamente R$ 1.618,00, variando de acordo com o segmento escolhido e a função que exerce. Existem casos em que ele chega a superar os R$ 2.600,00.

5 cursos técnicos em análises clínicas

1. Técnico em Análises Clínicas

O dia a dia do técnico em Análises Clínicas envolve operar as rotinas do laboratório e participar de análises de materiais, sob a supervisão de um profissional responsável. Esta atividade é fundamental para ajudar médicos em diagnósticos, baseados nas análises feitas pelo técnico.

O profissional pode trabalhar em hospitais, clínicas, laboratórios de análises clínicas e de pesquisa, entre outras opções de empresas públicas ou privadas.

2. Técnico em Hemoterapia

Essa profissão é ideal para quem não se incomoda em ver sangue, afinal, o técnico em Hemoterapia trabalha na coleta e no armazenamento de sangue, tanto em clínicas e hospitais que realizam exames, quanto em bancos que coletam o material. As disciplinas disponíveis no curso envolvem técnicas para a realização do trabalho e controle de qualidade. Considerando a importância da qualidade dos serviços para as empresas que oferecem este tipo de serviço, a procura por bons técnicos em Hemoterapia tende a ser grande e, por isso, ele é uma ótima opção para quem busca por um curso técnico na área da saúde.

3. Técnico em Farmácia

O profissional técnico em Farmácia pode trabalhar tanto em farmácias e drogarias, quanto em Unidades Básicas de Saúde e distribuidoras de medicamentos. As disciplinas do curso são bem diversificadas: vão desde temas relacionados à biologia até a orientação de para fornecimento de medicamentos em hospitais e farmácias.

4. Técnico em Parasitologia

A parasitologia é uma ciência biomédica que estuda parasitas e protozoários causadores de doenças no corpo humano, tendo como principal objetivo o tratamento destas condições. São várias as doenças causadas por estes microorganismos, como a malária, a amebíase, a leishmaniose, entre outras, por isso é importante que o profissional além de conhecer bem o ciclo de vida dos parasitas, também entenda suas formas de infestação, identificando padrões que podem apontar uma possível epidemia, para notificar os órgão de saúde e promover políticas de prevenção e reabilitação. O curso de Parasitologia Clínica abrange conhecimentos sobre parasitas, doenças, tratamentos e muito mais.

5. Técnico em Biotecnologia

No curso Técnico em Biotecnologia você vai aprender a fazer análises laboratoriais, pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos e processos de biotecnologia e biociências. Com este curso você poderá encontrar oportunidades em centros de pesquisas, indústrias e empresas no setor de saúde humana e animal, ambiental e agropecuário.

Quero minha bolsa de ensino!

Por que optar por cursos técnicos?

Apesar da curta duração, o ensino técnico inclui uma variedade de experiências práticas, sem deixar de lado o conhecimento teórico. Essa capacidade de simular o que ocorre na rotina de trabalho permite que o profissional esteja mais preparado para desenvolver sua carreira dentro de uma organização.

Esse tipo de certificação fornece não apenas o “quê” e o “como”, mas também o “porquê” das coisas. É este “porquê” que ajuda o aluno a ter informações imprescindíveis sobre o raciocínio por trás da atuação profissional.

A modalidade pode ser a chave para abrir novas perspectivas de emprego, promoções ou novos empreendimentos de carreira. 

O futuro

Depois de concluir o curso, você estará devidamente pronto para buscar o seu espaço em laboratórios e hospitais. Isso porque terá todos os conhecimentos necessários para concorrer às melhores vagas do mercado de trabalho.

Para aqueles que desejam cursar uma graduação após o curso técnico, uma excelente opção seria a graduação no curso de Farmácia. A oportunidade de crescimento e de descobrir novas possibilidades de emprego serão aumentadas consideravelmente. O curso de Farmácia tem na sua grade disciplinas voltadas para as análises clínicas, o que tornará a graduação ainda mais interessante e motivadora.

Onde fazer um curso técnico?

Você pode escolher fazer um curso técnico em uma das diversas opções do Quero Bolsa. Veja:

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54