logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

Saúde: confira 6 profissões em alta

por João Vitor Marcondes em 03/08/22

O Dia Nacional da Saúde é celebrado no dia 5 de agosto e homenageia o nascimento de Oswaldo Cruz, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista, nascido na cidade de São Luís do Paraitinga-SP, em 1872. Em cenário pandêmico vigente, os profissionais da saúde são recordados/relembrados frequentemente pela população e a Revista Quero também os recordará nesta publicação e em data de celebração. 

Encontre bolsas de estudo com 80% de desconto

Uma profissional de enfermagem mede a pressão de paciente.  Uma mesa, que contém prancheta para anotações e copo de água, também está presente na imagem.
A área de enfermagem possui duas profissões na publicação da Revista Quero. Confira as informações sobre cursos e o ingresso profissional para as carreiras da saúde.

Na série textual sobre profissões, a publicação aborda as profissões em alta na área da Saúde. Confira as possibilidades profissionais para você que deseja atuar nas diversas áreas sanitárias. 

Mas antes de iniciar o texto desta quarta-feira (03/08), leia as publicações das semanas anteriores sobre: Profissões na área da Agricultura que talvez você não conheça e 5 profissões em alta na área de Audiovisual.

Após os convites, vamos ao texto desta semana. Ótima leitura!

Auxiliar de enfermagem

O atendimento em enfermarias é realizado por três profissionais que são pilares para o público em geral: o enfermeiro, o técnico de enfermagem e o auxiliar de enfermagem. O auxiliar de enfermagem está presente no atendimento básico do paciente que procura uma unidade de saúde/centro hospitalar. 

O auxiliar é responsável pela preparação dos pacientes em consultas e procedimentos. De acordo com a página da profissão, o auxiliar de enfermagem segue as orientações de enfermeiros e da equipe médica, atua na realização de exames mais simples e promove campanhas educacionais de saúde. 

Além disso, o profissional poderá incentivar e auxiliar os pacientes sobre práticas de higiene, colher materiais e realizar o controle de estoque do material utilizado.

Técnico de enfermagem

O técnico de enfermagem possui habilitação para cuidar de pacientes em casos de média e alta complexidade nos centros hospitalares ou unidades básicas de saúde. Sob a supervisão do enfermeiro, o profissional poderá realizar atendimentos de pacientes em quadro de pré e pós-operatório. Além disso, ele está apto a trabalhar em centros cirúrgicos, garantindo a higiene e segurança do local de trabalho. 

Dois lembretes para quem quer atuar nesta área. O curso técnico de Enfermagem solicita a conclusão de estágio obrigatório ao estudante e o profissional técnico de Enfermagem deve se registrar no Conselho de Enfermagem do estado onde atua.

Fisioterapeuta

O fisioterapeuta é o profissional da área da saúde que irá executar técnicas médicas e fisioterápicas com o propósito de restaurar a capacidade física do paciente. Este profissional poderá atender pessoas com problemas físicos resultantes de acidentes ou falhas na postura. Além disso, o fisioterapeuta costuma realizar atendimento aos seguintes pacientes:

  • idosos, 

  • crianças, 

  • gestantes, 

  • atletas, 

  • pessoas com deficiência ou que sofreram alguma lesão

  • pessoas com dores crônicas no corpo.

Confira mais informações sobre o curso e a formação deste profissional, na página de Fisioterapia da Quero Bolsa.

Técnico em radiologia

De acordo com a página da profissão, o técnico de radiologia possui conhecimento para diversas atuações como, por exemplo, promover exames radiográficos tradicionais e habilitação com as soluções químicas e processamento do filme. Vale destacar que o profissional estará apto ao preparo dos pacientes para os demais exames nos serviços de radiologia e diagnóstico por imagem.

Após concluir o curso técnico em Radiologia, o profissional deverá fazer o seu registro no Conselho Regional de Técnicos em Radiologia (CRTR) de sua jurisdição, antes de começar a atuar na área. De acordo com a página de salários da Quero Bolsa, o tecnólogo em radiologia recebe salário médio de R$3.365,78, no Brasil, de acordo com os dados do Caged.

Farmacêutico

O farmacêutico é um profissional que possui habilitação para o desenvolvimento de medicamentos e fármacos, e compreensão das consequências das produções no organismo humano ou animal. O farmacêutico trabalha em diversas etapas produtivas, como as de desenvolvimento, produção, análise, manipulação e dispensação de remédios e medicamentos.

De acordo com o Guia da Faculdade - Quero Educação | Estadão, 566 instituições cadastraram cursos de graduação em Farmácia na avaliação realizada em 2021. Apenas 9 cursos foram avaliados com a nota máxima (5 estrelas) no Guia da Faculdade. Confira no Guia quais são os cursos de Farmácia mais bem avaliados.

Gestor hospitalar

O gestor hospitalar é o profissional responsável por administrar e conduzir as atividades de um hospital, seja público ou privado, de acordo com a página da profissão na Quero Bolsa. Ele realiza o planejamento estratégico e o gerenciamento dos sistemas de saúde, que envolvem a logística hospitalar, a gestão de pessoas, além da compra de materiais e equipamentos do centro hospitalar. 

Não há uma formação ou cargo único específico para o gestor hospitalar. Uma das possibilidades é realizar a graduação tecnológica em Gestão Hospitalar, com média de dois anos de duração, ou pós-graduação na mesma área de conhecimento. 

Por fim, caso você tenha outras dúvidas sobre a profissão, leia a matéria da Revista Quero e tenha respostas sobre o questionamento: Quem pode ser Gestor Hospitalar

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54