
Por que estudar Biomedicina? Confira 7 melhores motivos!
Isabella Baliana | 24/04/25Descubra os principais motivos para estudar Biomedicina e entenda por que essa carreira oferece excelentes oportunidades na saúde e pesquisa.
Você sabia que existem oportunidades de experiências práticas de curto prazo capazes de inserir as pessoas no mercado de trabalho qualificado, com grandes chances de altos salários? É isso o que fazem os bootcamps. Nesta matéria, nós vamos explicar melhor o que são bootcamps, como eles ajudam na qualificação profissional e como você pode participar de uma experiência dessas gratuitamente. Vamos lá?
Bootcamps são cursos baseados na prática do desenvolvimento de um projeto, geralmente ligado à tecnologia. A ideia é aprender fazendo, colocando a mão na massa. As atividades podem ser online ou presenciais.
A empresa que fornece o curso geralmente ensina técnicas básicas para pessoas que não tenham experiência, a fim de que desenvolvam um trabalho de nível básico.
O objetivo é que os participantes aprendam, em apenas poucos meses, a desenvolver atividades demandadas pelo mercado de trabalho, em áreas que tenham baixa oferta de mão de obra.
Os bootcamps focam, além do aprendizado prático, em conectar os participantes a uma rede de contratação em empresas parceiras e construção de networking.
Os primeiros bootcamps do mundo datam de cerca de seis anos atrás. Hoje são mais de 300 bootcamps em todo o mundo, a maioria deles nos Estados Unidos. No Brasil, a prática de bootcamps ainda é pouco popular. No entanto, a expectativa de Ilana Milkes, representante da World Tech Makers, primeira empresa a desenvolver bootcamps presenciais na América Latina, é de que os bootcamps ganhem um grande espaço no mercado brasileiro em até dois anos.
Apesar de ainda ser pouco conhecida no Brasil, a World Tech Makers já formou mais de 1,2 mil estudantes, impactando indiretamente na vida e carreira de mais de 350 mil pessoas.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Existem várias faixas de preço para participação em bootcamps. A World Tech Makers – empresa que organiza bootcamps – por exemplo, oferece bootcamps presenciais de 12 meses de duração a partir de 3,5 mil dólares (cerca de R$ 11,8 mil). Apesar do alto investimento, a empresa garante retorno rápido.
“Você tem o retorno total do seu investimento dentro de três meses, com base na média de salário inicial das indústrias que contratam as pessoas que participam dos nossos bootcamps.”
Ilana Milkes, representante da World Tech Makers
A um custo bem mais baixo, são disponibilizados também bootcamps de curta duração, além de versões online, com preços a partir de 299 dólares (cerca de R$ 1 mil). De acordo com Ilana, a World Tech Makers foi a pioneira a criar bootcamps online. O objetivo era alcançar mais pessoas e democratizar o acesso aos bootcamps.
Como você viu no item acima, apesar de o retorno financeiro ser rápido, o investimento é alto e pode ser impeditivo para a maioria das pessoas no Brasil. Vendo esse problema, a World Tech Makers oferece uma oportunidade de participar de um bootcamp gratuitamente.
Para disputar uma vaga, os interessados devem fazer sua inscrição pelo site worldtechmakers.com. A World Tech Makers analisará os cadastros e entrará em contato com os candidatos pré-selecionados.
“Queremos que você tenha uma experiência incrível, e nós a personalizamos o máximo possível para entender suas necessidades. Quer estejam aprendendo sobre design ou programação, no Brasil ou no exterior, adaptamos seu curso para que você atinja seu potencial máximo.”
Ilana Milkes (World Tech Makers).