
O que reprova na redação do Encceja? Veja os erros comuns
Juliana Gottardi | 30/07/25O Encceja 2025 acontece no próximo domingo (3) e milhares de candidatos estão se preparando para essa oportunidade de certificação
O Ministério da Educação (MEC) publicou o edital do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies 2025.2) referente ao segundo semestre de 2025. As inscrições serão realizadas entre os dias 14 e 18 de julho, por meio do Portal Acesso Único.
Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
A participação é gratuita e aberta a estudantes que tenham feito o Enem a partir da edição de 2010, com nota média igual ou superior a 450 pontos nas provas objetivas e nota diferente de zero na redação.
A renda familiar per capita exigida é de até três salários mínimos.
Nesta edição, serão ofertadas mais de 112 mil vagas, somando os dois semestres do ano.
+ Fies 2025.2: edital é divulgado e inscrições começam em 14 de julho
O resultado da pré-seleção em chamada única será divulgado no dia 29 de julho, e os pré-selecionados deverão complementar a inscrição no sistema Fies Seleção entre 30 de julho e 1º de agosto.
Quem não for convocado na chamada única participará automaticamente da lista de espera, que estará ativa de 5 de agosto a 19 de setembro.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
O processo também inclui o Fies Social, que reserva 50% das vagas para candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, inscritos no CadÚnico.
Esses estudantes podem obter financiamento integral dos encargos educacionais.
Quem for pré-selecionado nessa modalidade está dispensado de apresentar documentação de renda à comissão local, mas deve validar as demais informações junto à CPSA.
Caso haja divergência nos dados, será necessário apresentar comprovantes adicionais.
Leia mais: Qual a renda máxima para fazer o Fies? Confira!
+ Fies Social é lançado pelo MEC; entenda o que é e qual a diferença
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.