Fies 2025.2: edital é divulgado e inscrições começam em 14 de julho
A seleção no Fies 2025.2 será feita com base na nota do Enem, considerando a ordem decrescente de desempenho, o tipo de vaga, o grupo de preferência e a modalidade de concorrência.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na quarta-feira (9), o Edital nº 16/2025 com as regras do processo seletivo do Fies 2025.2 deste ano. As inscrições, gratuitas, poderão ser feitas de 14 a 18 de julho, exclusivamente pelo Portal Acesso Único.
Para este ano, o MEC está ofertando mais de 112 mil vagas, somando as oportunidades do primeiro e do segundo semestre.
Podem se inscrever os candidatos que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas e nota diferente de zero na redação.
Além disso, é exigida renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos.
A seleção será feita com base na nota do Enem, considerando a ordem decrescente de desempenho, o tipo de vaga, o grupo de preferência e a modalidade de concorrência.
A prioridade seguirá os seguintes critérios:
Candidatos que não tenham diploma de curso superior e nunca tenham sido beneficiados pelo Fies;
Candidatos sem diploma, mas que já utilizaram o Fies e quitaram o financiamento;
Candidatos com diploma de curso superior que nunca usaram o Fies;
Candidatos com diploma que já utilizaram o Fies e quitaram o débito.
O resultado da pré-seleção em chamada única será divulgado em 29 de julho. Os pré-selecionados deverão complementar a inscrição no sistema Fies Seleção entre os dias 30 de julho e 1º de agosto.
Cada candidato será convocado para apenas uma das opções informadas no momento da inscrição.
As principais bolsas de estudo para você com o Playground!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Nenhum resultado encontrado
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Quem não for chamado na primeira etapa será automaticamente incluído na lista de espera, válida de 5 de agosto a 19 de setembro. As convocações dependerão da disponibilidade de vagas e da ordem de classificação.
O MEC alerta para a importância de acompanhar todas as etapas e prazos do processo, conforme orientações do edital, para não perder a oportunidade de financiamento nesta edição do Fies.
Cronograma Fies 2025.2
Etapa
Período
Informações
Inscrição
14 a 18 de julho
Realizada exclusivamente pelo Portal Acesso Único, é gratuita. Podem participar candidatos que fizeram o Enem a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos e nota diferente de zero na redação. É necessário ter renda familiar per capita de até três salários mínimos.
Resultado da pré-seleção (chamada única)
29 de julho
A divulgação será feita no Fies Seleção. O candidato será pré-selecionado para apenas uma das opções de curso/turno/instituição escolhidas.
Complementação da inscrição no Fies Seleção
30 de julho a 1º de agosto
Os pré-selecionados devem acessar o sistema e complementar a inscrição. Quem perder o prazo será desclassificado.
Pré-seleção da lista de espera
5 de agosto a 19 de setembro
Os candidatos que não forem convocados na chamada única participam automaticamente da lista de espera. A convocação seguirá a ordem de classificação e a disponibilidade de vagas.
Fies Social
Reserva de vagas: 50% das vagas são destinadas a estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) em situação de ativo.
Financiamento integral: Para os pré-selecionados no Fies Social, o financiamento pode cobrir até 100% das mensalidades do curso.
Dispensa de comprovação de renda: Alunos com renda per capita de até meio salário mínimo estão dispensados de apresentar comprovante de renda, mas devem comparecer à CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) para validar as demais informações.
Possível exigência de documentação: Caso haja divergência nos dados declarados, a CPSA poderá solicitar documentos adicionais para comprovação da renda.
Candidatos devem apresentar laudo médico que comprove a espécie e o grau da deficiência, com indicação do CID (Classificação Internacional de Doenças).
A exigência vale tanto para inscritos no Fies Social quanto para demais modalidades do Fies.
Como estudar com bolsa de estudo
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.