Carreira em Engenharia de Produção e Seis Sigma: quais as vantagens em uní-la?
Se você optou ou está pensando em optar, pela carreira em Engenharia de Produção veja o que é a Metodologia Lean Seis Sigma!
Se você optou ou está pensando em optar, pela carreira em Engenharia de Produção é fundamental conhecer sobre a Metodologia Lean Seis Sigma!
Tendo em vista que o trabalho do engenheiro de produção é buscar manter sempre alto o rendimento e a eficiência de processos produtivos e minimizar os custos envolvidos, o Lean Seis Sigma é uma ferramenta que pode auxiliar muito.
Não faz ideia do que é a Metodologia Lean Seis Sigma? Pode ficar tranquilo, porque nos próximos parágrafos eu vou te explicar tudo isso:
-
Qual a missão do engenheiro de produção?;
-
O que é o Lean Seis Sigma?;
-
Os benefícios do Lean Seis Sigma para a sua carreira.
Leia mais: Quais são as áreas de atuação da engenharia de produção?
Qual a missão do engenheiro de produção?
Como foi dito anteriormente, o engenheiro de produção atua buscando principalmente otimizar a eficiência de processos produtivos. Para isso, este profissional estuda, durante seus anos de graduação, diversos conhecimentos técnicos e não técnicos, como administração, economia e gestão de pessoas.
Uma das suas principais atribuições é atuar na área do Planejamento e Controle da Produção (PCP), lidando e direcionando corretamente os recursos humanos e de matéria-prima, fazendo o controle de qualidade, gerenciando processos logísticos e administrando os processos produtivos.
Sendo assim, este profissional é muito requisitado tanto nas empresas de produção e manufatura quanto nas empresas de prestação de serviços e outras da Indústria 4.0.
Beleza, mas onde o Lean Seis Sigma entra nisso tudo? Veja a seguir!
O que é o Lean Seis Sigma?
O Lean Seis Sigma é uma metodologia mundialmente reconhecida e utilizada nas maiores empresas do mercado, como uma ferramenta que traz diversos benefícios principalmente para processos de produção.
Apesar disso, seu nome e seu uso ainda geram dúvidas, vamos saná-las!
O termo Lean Seis Sigma é uma junção dos termos Lean Manufacturing e Seis Sigma e, como é de se esperar, nomeia a metodologia que traz consigo o melhor dos conceitos de ambas para melhorar a qualidade, a variabilidade e a eficiência dos processos produtivos.
Leia mais: Teste vocacional para engenharia de produção
Lean Manufacturing
O Lean Manufacturing é uma filosofia que visa analisar e reduzir 8 principais desperdícios na linha de produção. Dessa maneira, o Lean busca eliminar quaisquer atividades que não agregam valor para o cliente.
Seis Sigma
Já o Seis Sigma é uma filosofia focada na resolução de problemas e na redução da variabilidade de processos. Tais ações impactam positivamente na lucratividade do negócio e na satisfação do cliente.
O Seis Sigma é também um tipo de métrica que vai informar de 1 a 6 a taxa de falhas que determinado projeto permite ou possui.
A junção Lean Seis Sigma
Enfim, por possuírem muitas estratégias que trilham para o mesmo caminho, porém atacando propósitos um pouco diferentes, as duas metodologias foram unidas em uma só: o Lean Seis Sigma.
Essa metodologia completa faz uso do método DMAIC para otimizar, de maneira iterativa, os mais diferentes tipos de processos dentro de uma organização.
De acordo com o nível de conhecimento dos conceitos e das ferramentas da metodologia Lean Seis Sigma, abordados nos cursos para as certificações, os profissionais são classificados como White, Yellow, Green, Black e Master Black Belt.
Leia mais: Quanto ganha um engenheiro?
Vamos começar este tópico falando sobre um ponto muito importante: salário!
Quando é possível aliar uma profissão da qual se gosta com uma boa remuneração, a satisfação pessoal e a prosperidade financeira são conquistadas em uma tacada só!
Então, falando de números: a base de remuneração do engenheiro de produção é de 8,5 salários mínimos por 8 horas diárias de trabalho, enquanto a média varia muito de acordo com o tempo de experiência dos mesmos.
Agora, quando falamos do salário do profissional certificado pelo Lean Seis Sigma, este varia muito de empresa para empresa. Porém, alguns estudos demonstram que, além de ser um diferencial competitivo nos processos seletivos, as certificações aumentam consideravelmente o salário dos profissionais.
Um destes estudos é o da ASQ (American Society for Quality) de 2014 que identificou que o profissional Seis Sigma recebia, na época, 12% a mais que profissionais não certificados. Estimativas mais recentes sugerem que este número está, hoje em dia, girando em torno de 15 a 20%.
E o profissional certificado não é melhor remunerado à toa. Com o Lean Seis Sigma você:
-
Será um profissional que toma decisões pautadas em fatos e dados, em detrimento de achismos;
-
Terá competências e aptidões voltadas a resolução de problemas muito aprimoradas;
-
Será capaz de realizar análises e interpretações de informações muito sofisticadas;
-
Terá maior empregabilidade no mercado, com mais chances de promoção e até recolocação profissional;
-
Terá autonomia para abrir e gerir um negócio próprio.
E você? Se interessou sobre a carreira de engenharia de produção? Comenta com a gente!
Colaboração: Voitto