Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?
Vestibular e Enem

ChatGPT é confiável para calcular a nota do Enem? Especialista responde

Entenda como funciona a nota do Enem e se inteligências artificiais podem te ajudar a calcular

Em resumo:

  • O ChatGPT não é confiável para calcular a nota do Enem, pois a TRI usa parâmetros estatísticos sigilosos e depende do desempenho coletivo dos candidatos, dados que não são públicos;
  • Um erro comum é achar que mais acertos garantem nota alta; na TRI, o padrão de respostas importa, e errar questões fáceis pode reduzir a pontuação;
  • Simuladores e IAs podem ajudar a entender a lógica da prova, mas a única nota válida é a divulgada oficialmente pelo Inep.

Continue lendo e saiba mais!

Com a popularização de ferramentas de inteligência artificial, muitos estudantes passaram a recorrer ao ChatGPT para tentar prever a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 antes da divulgação oficial, que está prevista para esta sexta-feira (16).

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Mas afinal, o ChatGPT é confiável para calcular a nota do Enem? Para o autor de Língua Portuguesa do Sistema de Ensino pH, Diogo D’ippolito, a resposta é não. E o motivo está diretamente ligado à forma como funciona a Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia usada no exame.

Segundo o especialista, a limitação não é tecnológica, mas estrutural. “O ChatGPT não consegue simular a TRI de forma precisa ou confiável. Isso acontece porque a TRI não funciona como uma simples soma de acertos”, explica.

Chat GPT x TRI

Leia mais: Sisu 2026: confira as vagas por estado
+ Quando sai o resultado do Sisu 2026? Veja a data e o que esperar

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

Por que o ChatGPT não consegue calcular a nota do Enem?

Para o autor de Língua Portuguesa do Sistema de Ensino pH, Diogo D’ippolito, o Chat GPT não é uma ferramenta confiável para calcular a nota do Enem.

A explicação é que a TRI utiliza um modelo estatístico complexo, baseado em dados que não são públicos. De acordo com o especialista, “ela depende de parâmetros estatísticos sigilosos, definidos a partir do comportamento de milhões de candidatos em cada edição do Enem. Esses dados não são públicos e não podem ser estimados individualmente”.

Além disso, o cálculo da nota não considera apenas o desempenho individual. Isto é, a nota de um estudante depende do desempenho de todos os outros candidatos, e não apenas do número de acertos individuais, esclarece D’ippolito.

Outro ponto central é a forma como as respostas são analisadas. O autor de Língua Portuguesa explica: “acertar muitas questões difíceis e errar fáceis pode reduzir a nota, algo que não pode ser corretamente modelado sem os dados oficiais”.

Segundo ele, a prova só é estatisticamente finalizada após a aplicação com base nos resultados reais. Sem acesso a essas informações, a conclusão é direta: “sm esses dados, nenhuma IA, planilha ou simulador externo consegue reproduzir a nota oficial com precisão”.

Quais erros os estudantes cometem ao usar o ChatGPT?

Conforme a ansiedade para o resultado do Enem aumenta, mais estudantes recorrem a diversas ferramentas de simulação de notas.

Para Diogo D’Ippolito, um dos equívocos mais comuns ao utilizar o ChatGPT e outras inteligências artificias é acreditar que mais acertos garantem uma nota mais alta, já que na TRI isso não é verdade.

Também é comum desconsiderar a coerência das respostas. “Errar fáceis e acertar difíceis costuma penalizar a nota”, alerta o especialista. Ainda assim, muitos estudantes tratam estimativas como se fossem oficiais. “Confiar em simuladores genéricos como se fossem oficiais é um equívoco. Nenhum simulador externo replica a TRI real”.

Nesse contexto, D’ippolito reforça: “o ChatGPT pode explicar a TRI, mas não calcula a nota do Enem”. Ele também chama atenção para comparações equivocadas entre edições diferentes do exame, considerando que cada edição tem uma calibragem própria.

Como ter uma noção do desempenho no Enem?

Embora não exista forma de prever a nota exata, algumas estratégias ajudam a criar uma referência. O autor de Língua Portuguesa do Sistema de Ensino pH, Diogo D’ippolito aconselha: “comparar o número de acertos com médias históricas, sabendo que isso é apenas uma referência, não uma previsão exata”.

Outra dica do D’ippolito é observar o padrão de respostas, vendo se houve mais acertos em questões fáceis e médias, o que tende a favorecer a TRI. Simuladores também podem ser usados, desde que com cautela: “eles ajudam a saber se o aluno está mais próximo de 600, 700 ou 800 pontos, mas não a nota exata”, aponta o especialista.

Mesmo com a ansiedade típica do período pós-prova e a disponibilidade de ferramentas de IA, quando o assunto é o resultado do Enem “a única nota real e válida é a divulgada pelo Inep”, destaca Diogo D’ippolito.

Para que serve a nota do Enem?

A nota do Enem serve como principal critério de acesso ao ensino superior público no Brasil, sendo utilizada para concorrer a vagas em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), disputar bolsas de estudo em instituições privadas pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni) e solicitar financiamento estudantil pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Além disso, o resultado pode ser usado em processos seletivos de universidades particulares, como critério parcial ou integral de ingresso, e também por algumas instituições estrangeiras que aceitam o Enem como forma de seleção.

Simulador de notas de corte

Se você quer ter ideia das suas chances de passar no Sisu, Prouni e Fies, saiba que a Quero Bolsa oferece um simulador de notas de corte do Enem. A ferramenta é 100% gratuita e utiliza como base as notas de corte das últimas edições. Confira:

Como estudar com bolsa de estudo

Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?

A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.

Entenda como funciona a Quero Bolsa

Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!

Onde estudar com desconto

Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.

As principais bolsas de estudo para você com o Quero Bolsa!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações