
Como vai funcionar a Universidade Federal Indígena – Unind?
João Marcondes | 04/09/25O Ministério da Educação (MEC) deu início ao processo de criação da Universidade Federal Indígena (Unind), que terá sede em Brasília.
Em um mundo cada vez mais globalizado, aprender um novo idioma tornou-se essencial para a colocação do profissional no mercado de trabalho. Nesse contexto, surge o Clac UFRJ – Curso de Línguas Aberto à Comunidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A presença de multinacionais no Brasil e as parcerias com instituições estrangeiras fazem com que a língua inglesa ou espanhola, sejam cada vez mais valorizadas em um processo seletivo de estágio, podendo ser o fator de desempate para escolher um candidato.
Além disso, o curso de idiomas também também é procurado por pessoas de qualquer idade e classe social que buscam ter mais conhecimento sobre determinado país ou cultura.
Consolidado nos últimos anos como um referencial de importante suporte para a comunidade interna e externa, o Clac da UFRJ oferece cursos organizados em níveis com duração semestral nas seguintes opções:
Alemão, Árabe, Espanhol, Francês, Grego, Hebraico, Inglês, Italiano, Japonês, Latim, Libras, Oficina de Língua Portuguesa, Redação (em língua portuguesa) e Russo.
Servindo como um campo para pesquisa, integrando a graduação e a pós-graduação, o Clac também dá a oportunidade para os alunos da faculdade de Letras, que estão em processo de formação para serem professores, terem experiência dentro de sala.
“O Clac foi o meu primeiro lugar de atuação”, afirma Júlia Pinheiro, monitora de Italiano e estudante de Espanhol no projeto da UFRJ.
“Então, considero um lugar ótimo para refletirmos a nossa prática pedagógica em formação. A troca de aprendizados é imensa. Eu atuo no Clac há 2 anos e o mais interessante é que cada turma me acrescenta algo novo, nada é igual”, relata Julia.
Para Carla Benevenuto, ex-estudante de Italiano, o conhecimento não se restringe aos muros da instituição ou aos aprovados no vestibular. “O Clac me proporcionou a possibilidade de estudar com pessoas que não eram alunos da universidade. Desde os poliglotas atrás de mais uma conquista, até o senhor que juntou dinheiro para conhecer a Itália, estávamos todos juntos, nos auxiliando no desbravar do saber”.
Leia também:
+ Alunos da UFRJ usam comércio para ter renda extra e manter estudos
+ Maiores e menores notas de corte da para ingresso na UFRJ pelo Sisu
Para quem deseja estudar no Clac, é preciso acessar o site http://www.clacufrj.org, realizar o cadastro inicial e aguardar o sorteio. Se for sorteado para o curso escolhido, o estudante precisará arcar apenas com uma taxa única por semestre.
As inscrições para o sorteio de vagas em turmas de nível inicial estarão disponíveis no site entre os dias 20 a 29 de Janeiro. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone da Clais UFRJ: (21) 3938-9707.