Coliving: saiba como funciona a moradia compartilhada
Está pensando em estudar ou trabalhar em outra cidade? Talvez a moradia compartilhada seja uma opção para você.
Ingressar na faculdade é o objetivo de muitas pessoas que desejam obter uma estabilidade profissional, mas que nem sempre é alcançado na cidade de origem.
De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente sete milhões de pessoas se deslocam por causa de trabalho ou estudo.
O custo de vida em outras cidades, porém, nem sempre é acessível. Por esse motivo, muitas pessoas optam por compartilhar a moradia e, consequentemente, diminuir as despesas. Nesse contexto, surgem propostas de moradia compartilhada.

Como funciona a moradia compartilhada?
A moradia compartilhada consiste no aluguel de pequenos apartamentos individuais ou compartilhados que podem conter sala e mini-cozinha, e nos quais as mensalidades incluem a utilização de áreas de convivência de lazer como churrasqueira, lavanderia, sala de estudos, salão de jogos e até mesmo terraço.
A locação acontece por meio de um contrato com empresas que oferecem o serviço coliving ou residência compartilhada como a Uliving, Kasa e Share. A estrutura conta com imóveis mobiliados, internet e serviços de limpeza. Algumas companhias também contam com serviços de alimentação, como pizzaria e hamburgueria.
O objetivo é oferecer praticidade para os estudantes, já que todos os serviços disponíveis são de fácil acesso e pagos em uma única conta. Os preços variam de acordo com a moradia escolhida. Na Uliving, por exemplo, o aluguel varia entre R$ 1.280,00 e R$ 2.280,00.
Qual é a diferença entre moradia compartilhada e república?
As repúblicas estudantis são formadas por vários estudantes que dividem a mesma casa ou apartamento, onde os quartos podem ou não ser individuais, mas o restante do espaço é compartilhado. O aluguel é pago diretamente ao proprietário da casa e nem sempre os imóveis são mobiliados.
Veja também:
10 dicas para sobreviver morando em república
Já na moradia compartilhada, o preço dos alugueis são fixos e pagos diretamente à empresa. Além de não ser voltada exclusivamente para estudantes, o principal diferencial são os serviços adicionais.
E aí? O que achou do conteúdo? Conte para nós nos comentários. 😉