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Vestibular e Enem

Como controlar a ansiedade no período de provas

por Natália Plascak Jorge em 01/11/17 3,1 mil visualizações

Se a palavra Enem faz o seu coração bater mais forte, dá aquele frio na barriga e faz com que você já não saiba como controlar a ansiedade que ela provoca, não se preocupe! Você pode tentar se acalmar com técnicas de respiração e até mesmo algumas atitudes prévias que ajudam muito.

Confira as dicas da psicóloga e orientadora educacional do Poliedro, Monica Neisser, de como contornar essa situação e controlar a ansiedade no período de provas.

Como controlar a ansiedade no período de provas


  1. Lembre-se da importância de respirar. A respiração deve ser feita apenas pelo nariz. Deixe o ar entrar em seu corpo, enquanto você conta lentamente até três. Segure o ar nos pulmões, contando até três. Depois, solte o ar lentamente, contando até seis. Após a expiração, mantenha-se sem ar, contando até três também. Inicie o processo novamente. No dia a dia, o exercício pode ser feito de três a sete minutos.

  2. Quando o branco surgir, você pode fazer o exercício de respiração para se concentrar e pular as questões mais difíceis, resolvendo primeiro as mais fáceis para você. Assim, é só voltar para essas questões quando estiver mais concentrado.
  3. Além do estudo, a preparação para uma prova também envolve o equilíbrio físico e psíquico. É possível prevenir momentos de maior ansiedade procurando ter uma rotina equilibrada, priorizando uma boa noite de sono, alimentando-se bem, praticando atividade física e seguindo um planejamento de estudos. A psicoterapia também pode ser uma aliada importante nesse momento.

    A ansiedade pode apresentar sintomas psíquicos como nervosismo, dificuldade de concentração e preocupação exagerada. Os sintomas físicos também podem estar presentes como taquicardia, falta de ar, dor ou aperto no peito, tontura, diarreia e dor nas costas. Quando os sintomas trazem prejuízo à qualidade de vida, transformando atividades como dormir e estudar em algo muito difícil, é importante procurar ajuda profissional.
  4. Não é recomendável mudar os hábitos alimentares às vésperas da prova e experimentar coisas novas. É importante alimentar-se, no máximo, duas horas antes das provas, evitando alimentos gordurosos.
  5. Serão várias horas de avaliação e, nesse período, você pode ter fome e precisar de energia. Frutas, barras de cereais, pão com geleia e água são alguns lanches recomendados pelos nutricionistas durante as provas.
  6. Para absorver os conteúdos que estuda, o cérebro precisa de descanso. Pesquisas mostram que deixar de dormir algumas horas à noite para estudar um pouco mais pode ser prejudicial. As provas são maratonas. É necessário que o corpo esteja descansado e que você esteja bem emocionalmente. Por isso, nesse momento, é importante o contato afetivo saudável com a família, namorados, namoradas e amigos. Assistir a filmes, ouvir músicas, fazer caminhadas ou outras atividades que tragam prazer também ajudam a manter o equilíbrio emocional.

  7. É importante verificar o local de prova e, se possível, fazer o percurso até lá antes do vestibular. No dia da prova, planeje-se para sair com antecedência. A ideia é que você não tenha mais preocupações além da resolução da prova.
  8. Prepare seu “kit prova” um dia antes. Cheque e separe material e documentos necessários, para evitar a tensão de não encontrar algo que precisa no dia da prova. Isso também vale para o seu lanche. Essa preparação traz maior tranquilidade, prevenindo a ansiedade.
  9. No dia da prova, escolha roupas e calçados confortáveis, pois eles favorecem que você consiga manter uma boa postura corporal, importante para fazer uma boa prova até o fim.
  10. Cada minuto da prova é muito importante, mas algumas pausas pontuais podem ajudá-lo a oxigenar o cérebro e retomar a concentração. Ao receber a prova, faça um exercício de respiração para se concentrar e repita sempre que sentir necessidade, ficar disperso ou cansado. Lembre-se de que mesmo nervoso ou ansioso é possível retomar a tranquilidade e realizar uma boa prova. 

Preparado para enfrentar tudo isso? Ou ainda é muito difícil saber como controlar a ansiedade nesse período que antecede as provas?


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