Como controlar a ansiedade no período de provas
Saiba como controlar a ansiedade e driblar o nervosismo para fazer qualquer tipo de prova, inclusive, a do Enem.
Se a palavra Enem faz o seu coração bater mais forte, dá aquele frio na barriga e faz com que você já não saiba como controlar a ansiedade que ela provoca, não se preocupe! Você pode tentar se acalmar com técnicas de respiração e até mesmo algumas atitudes prévias que ajudam muito.
Confira as dicas da psicóloga e orientadora educacional do Poliedro, Monica Neisser, de como contornar essa situação e controlar a ansiedade no período de provas.
Como controlar a ansiedade no período de provas
- Lembre-se da importância de respirar. A respiração deve ser feita apenas pelo nariz. Deixe o ar entrar em seu corpo, enquanto você conta lentamente até três. Segure o ar nos pulmões, contando até três. Depois, solte o ar lentamente, contando até seis. Após a expiração, mantenha-se sem ar, contando até três também. Inicie o processo novamente. No dia a dia, o exercício pode ser feito de três a sete minutos.
- Quando o branco surgir, você pode fazer o exercício de respiração para se concentrar e pular as questões mais difíceis, resolvendo primeiro as mais fáceis para você. Assim, é só voltar para essas questões quando estiver mais concentrado.
- Além do estudo, a preparação para uma prova também envolve o equilíbrio físico e psíquico. É possível prevenir momentos de maior ansiedade procurando ter uma rotina equilibrada, priorizando uma boa noite de sono, alimentando-se bem, praticando atividade física e seguindo um planejamento de estudos. A psicoterapia também pode ser uma aliada importante nesse momento.
A ansiedade pode apresentar sintomas psíquicos como nervosismo, dificuldade de concentração e preocupação exagerada. Os sintomas físicos também podem estar presentes como taquicardia, falta de ar, dor ou aperto no peito, tontura, diarreia e dor nas costas. Quando os sintomas trazem prejuízo à qualidade de vida, transformando atividades como dormir e estudar em algo muito difícil, é importante procurar ajuda profissional.
- Não é recomendável mudar os hábitos alimentares às vésperas da prova e experimentar coisas novas. É importante alimentar-se, no máximo, duas horas antes das provas, evitando alimentos gordurosos.
- Serão várias horas de avaliação e, nesse período, você pode ter fome e precisar de energia. Frutas, barras de cereais, pão com geleia e água são alguns lanches recomendados pelos nutricionistas durante as provas.
- Para absorver os conteúdos que estuda, o cérebro precisa de descanso. Pesquisas mostram que deixar de dormir algumas horas à noite para estudar um pouco mais pode ser prejudicial. As provas são maratonas. É necessário que o corpo esteja descansado e que você esteja bem emocionalmente. Por isso, nesse momento, é importante o contato afetivo saudável com a família, namorados, namoradas e amigos. Assistir a filmes, ouvir músicas, fazer caminhadas ou outras atividades que tragam prazer também ajudam a manter o equilíbrio emocional.
Preparado para enfrentar tudo isso? Ou ainda é muito difícil saber como controlar a ansiedade nesse período que antecede as provas?
Veja também
Checklist do Enem: tudo o que você precisa saber antes de sair de casa para fazer a prova
Cuidados com a alimentação que você deve ter antes e durante o Enem