Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Como é escolhido o tema da redação do Enem?

Veja como é o processo de produção das questões e do tema de redação do Enem

Em novembro deste ano, será realizado a edição anual do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma prova que deixa muitas pessoas com os nervos à flor da pele. Você é um deles?

Por um acaso, você já parou para pensar como cada uma das 180 questões são escolhidas ou como o temido tema de redação é feito? A Revista Quero investigou e vai desvendar esse mistério para você.

Como são escolhidas as questões do Enem?

No final de 2017, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) divulgou o “Operação Enem”, um material que conta o passo a passo da elaboração deste exame, contando tudo que acontece antes, durante e depois da prova.

Um dos tópicos abordados foi o “como fazer as questões” e, por mais incrível que pareça, existem 10 passos a serem seguidos para que uma única questão seja produzida. Confira:

1 – Publicação de um edital de chamada pública para seleção de colaboradores para produção de itens.

2 -Equipes de quatro áreas de conhecimento avaliadas pelo Enem capacitam os colaboradores, alinhando os critérios e estabelecidos pelas matrizes de referência e pelo guia de elaboração e revisão de itens.

3 – Os itens, como são chamadas as questões, são elaboradas conforme os parâmetros do Inep.

4 – O revisor técnico-pedagógico confere se os critérios foram atendidos, para avaliar a necessidade de alterações.

5 – Especialistas das áreas de conhecimento são convidados para chancelarem ou não as modificações feitas pelo elaborador e revisor, sempre guiados pela ficha de revisão de itens.

6 – Especialistas de áreas de conhecimento do Inep validam, ou não, o item elaborado para que ele passe a compor o Banco Nacional de Itens (BNI).

7 – O pré-teste é a aplicação de um conjunto de itens a amostra populacional com características semelhantes a do público-alvo do Enem. A pré-testagem é a forma empírica de avaliar parâmetros, tais como a dificuldade, o grau de discriminação e a probabilidade de acerto ao acaso da questão.

8 – A partir das respostas são feitas análises psicométricas e pedagógicas. As questões que atenderem todos os critérios ficam disponíveis para a montagem de provas futuras. As demais são descartadas ou encaminhadas para melhorias. 

9 – O item finalizado passa a integrar o Banco Nacional de Itens, à disposição para uso em alguma prova do Inep.

10 – Durante a seleção dos itens para a composição de uma prova são levados em conta os índices psicométricos obtidos no pré-teste. Também são considerados o conteúdo abordado, temática e habilidade.

Bem burocrático, não é mesmo? Uma curiosidade é que essas questões são produzidas antes mesmo da última edição do Enem ser finalizado, ou seja, enquanto você estava fazendo as questões do Enem 2017, a versão de 2018 já estava sendo elaborada a todo vapor.

Como é escolhido o tema da redação?

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

Aposto que você concorda comigo: o tema da redação é o que causa mais ansiedade entre os participantes! Afinal, aquele texto definirá um grande percentual do seu resultado e pode ser decisivo para o seu futuro acadêmico.

Apesar do “Operação Enem” não divulgar a forma como a temática do ano é escolhida, uma matéria feita em 2015 pelo Zero Hora disse que: “a redação é escolhida em consenso por especialistas selecionados pelo Inep, autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo Enem”.

Além disso, esse processo começa cinco a seis meses antes do exame, quando os temas sugeridos são analisados, porém a decisão final é tomada no terceiro trimestre do ano (nos meses de abril, maio e junho). Uma boa dica é ficar atento a fatos que chamaram a atenção nacionalmente neste período, afinal é mais fácil o tema ser sobre algo que ocorreu no começo do que algo que aconteceu semanas antes da prova.

Qual é o seu palpite para o tema da redação do Enem 2018? A Revista Quero tem alguns palpites sobre isso, é só clicar aqui e ver quais são! Qual é a sua opinião? Contem pra gente nos comentários! 🙂

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações