Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Como é escolhido o tema da redação do Enem?

por Isabela Giordan em 21/09/18 13 mil visualizações

Em novembro deste ano, será realizado a edição anual do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma prova que deixa muitas pessoas com os nervos à flor da pele. Você é um deles?


Por um acaso, você já parou para pensar como cada uma das 180 questões são escolhidas ou como o temido tema de redação é feito? A Revista Quero investigou e vai desvendar esse mistério para você.

Como são escolhidas as questões do Enem?

No final de 2017, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) divulgou o “Operação Enem”, um material que conta o passo a passo da elaboração deste exame, contando tudo que acontece antes, durante e depois da prova.

Um dos tópicos abordados foi o “como fazer as questões” e, por mais incrível que pareça, existem 10 passos a serem seguidos para que uma única questão seja produzida. Confira:

1 - Publicação de um edital de chamada pública para seleção de colaboradores para produção de itens.

2 -Equipes de quatro áreas de conhecimento avaliadas pelo Enem capacitam os colaboradores, alinhando os critérios e estabelecidos pelas matrizes de referência e pelo guia de elaboração e revisão de itens.

3 - Os itens, como são chamadas as questões, são elaboradas conforme os parâmetros do Inep.

4 - O revisor técnico-pedagógico confere se os critérios foram atendidos, para avaliar a necessidade de alterações.

5 - Especialistas das áreas de conhecimento são convidados para chancelarem ou não as modificações feitas pelo elaborador e revisor, sempre guiados pela ficha de revisão de itens.

6 - Especialistas de áreas de conhecimento do Inep validam, ou não, o item elaborado para que ele passe a compor o Banco Nacional de Itens (BNI).

7 - O pré-teste é a aplicação de um conjunto de itens a amostra populacional com características semelhantes a do público-alvo do Enem. A pré-testagem é a forma empírica de avaliar parâmetros, tais como a dificuldade, o grau de discriminação e a probabilidade de acerto ao acaso da questão.

8 - A partir das respostas são feitas análises psicométricas e pedagógicas. As questões que atenderem todos os critérios ficam disponíveis para a montagem de provas futuras. As demais são descartadas ou encaminhadas para melhorias. 

9 - O item finalizado passa a integrar o Banco Nacional de Itens, à disposição para uso em alguma prova do Inep.

10 - Durante a seleção dos itens para a composição de uma prova são levados em conta os índices psicométricos obtidos no pré-teste. Também são considerados o conteúdo abordado, temática e habilidade.

Bem burocrático, não é mesmo? Uma curiosidade é que essas questões são produzidas antes mesmo da última edição do Enem ser finalizado, ou seja, enquanto você estava fazendo as questões do Enem 2017, a versão de 2018 já estava sendo elaborada a todo vapor.


Como é escolhido o tema da redação?

Aposto que você concorda comigo: o tema da redação é o que causa mais ansiedade entre os participantes! Afinal, aquele texto definirá um grande percentual do seu resultado e pode ser decisivo para o seu futuro acadêmico.

Apesar do “Operação Enem” não divulgar a forma como a temática do ano é escolhida, uma matéria feita em 2015 pelo Zero Hora disse que: “a redação é escolhida em consenso por especialistas selecionados pelo Inep, autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo Enem”.

Além disso, esse processo começa cinco a seis meses antes do exame, quando os temas sugeridos são analisados, porém a decisão final é tomada no terceiro trimestre do ano (nos meses de abril, maio e junho). Uma boa dica é ficar atento a fatos que chamaram a atenção nacionalmente neste período, afinal é mais fácil o tema ser sobre algo que ocorreu no começo do que algo que aconteceu semanas antes da prova.

Qual é o seu palpite para o tema da redação do Enem 2018? A Revista Quero tem alguns palpites sobre isso, é só clicar aqui e ver quais são! Qual é a sua opinião? Contem pra gente nos comentários! :)

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54