
Não vai ter mais licenciatura EAD? Entenda o que diz decreto do MEC
Isabella Baliana | 22/05/25O novo decreto do MEC proíbe a licenciatura 100% EAD; entenda como ficam os estudantes e quais os novos critérios para cursos de licenciatura no país.
Todo fim de curso universitário tem um fantasma que assombra todos os estudantes, o famoso TCC. No curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Unip Sorocaba também não escapamos e conhecemos por outro nome, Prex (Projeto Experimental).
O Prex é o nome dado para o TCC nos cursos de Comunicação Social da universidade Unip de Sorocaba. E nessa matéria vou contar como funciona, para que não soframos por antecedência, porque é como todo mundo diz, pode até ser fácil entrar na faculdade, mas sair que é o problema hehe.
Assim como a maioria dos cursos, o Prex do curso de Publicidade e Propaganda começa a ser desenvolvido no último ano, 7º e 8º semestre.
Na Unip Sorocaba, já no primeiro semestre os alunos de Publicidade e Propaganda são divididos em agências para o desenvolvimento dos trabalhos (Jobs) passados pelos professores. Até o 4º semestre, as agências são formadas através de sorteios, ou seja, cada semestre você pode cair em uma agência diferente, com pessoas diferentes. Apenas a partir do 5º semestre as agências podem ser escolhidas pelos alunos, sendo no máximo 6 integrantes por agência e seguem juntos até o final do curso.
O Prex é realizado a partir da pesquisa, planejamento e desenvolvimento de uma campanha publicitária, sendo uma institucional, uma de responsabilidade social e uma promocional de uma empresa real prospectado pela agência, a fim de aplicar todo o conteúdo aprendido durante o curso, desenvolvendo uma campanha de comunicação publicitária completa.
Sim, os alunos são avaliados por uma banca formada pelo corpo docente de cada uma das áreas avaliadas no Prex.
Semanas antes da apresentação, as agências precisam entregar aos avaliadores da banca o book escrito do trabalho (que não é nada pequeno) para que a banca possa fazer a leitura e avaliação da parte escrita. No dia da apresentação, que é feita no auditório e aberto para todos que queiram prestigiar, as agências têm 35 minutos e no máximo 40 minutos para apresentar todo o conteúdo. A cada minuto que exceder do tempo limite, 0,5 pontos são descontados da nota de apresentação.
Após a apresentação, a banca faz suas considerações, apresentando os problemas encontrados tanto na apresentação, quanto da parte escrita. Após as considerações, as agências têm uma semana para consertar os erros e entregarem a versão final do trabalho e se prepararem para uma nova apresentação, que neste caso a exibição é restrita às agências que se apresentarão.
Eu, como aluno, desde o primeiro ano venho assistindo às apresentações, pois já posso analisar os erros e acertos das agências para quando chegar minha vez, estar mais preparado e obter menos erros possíveis.