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Universidades

Como é o TCC do curso de Comunicação Social na Unip Sorocaba

por Fábio Rodrigues Alves em 28/11/17 410 visualizações

Todo fim de curso universitário tem um fantasma que assombra todos os estudantes, o famoso TCC. No curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Unip Sorocaba também não escapamos e conhecemos por outro nome, Prex (Projeto Experimental).

O Prex é o nome dado para o TCC nos cursos de Comunicação Social da universidade Unip de Sorocaba. E nessa matéria vou contar como funciona, para que não soframos por antecedência, porque é como todo mundo diz, pode até ser fácil entrar na faculdade, mas sair que é o problema hehe.

Afinal, como é o Prex?

Assim como a maioria dos cursos, o Prex do curso de Publicidade e Propaganda começa a ser desenvolvido no último ano, 7º e 8º semestre.

Na Unip Sorocaba, já no primeiro semestre os alunos de Publicidade e Propaganda são divididos em agências para o desenvolvimento dos trabalhos (Jobs) passados pelos professores. Até o 4º semestre, as agências são formadas através de sorteios, ou seja, cada semestre você pode cair em uma agência diferente, com pessoas diferentes. Apenas a partir do 5º semestre as agências podem ser escolhidas pelos alunos, sendo no máximo 6 integrantes por agência e seguem juntos até o final do curso.

O Prex é realizado a partir da pesquisa, planejamento e desenvolvimento de uma campanha publicitária, sendo uma institucional, uma de responsabilidade social e uma promocional de uma empresa real prospectado pela agência, a fim de aplicar todo o conteúdo aprendido durante o curso, desenvolvendo uma campanha de comunicação publicitária completa. 

Tem apresentação para banca igual o TCC?


Sim, os alunos são avaliados por uma banca formada pelo corpo docente de cada uma das áreas avaliadas no Prex.

Semanas antes da apresentação, as agências precisam entregar aos avaliadores da banca o book escrito do trabalho (que não é nada pequeno) para que a banca possa fazer a leitura e avaliação da parte escrita. No dia da apresentação, que é feita no auditório e aberto para todos que queiram prestigiar, as agências têm 35 minutos e no máximo 40 minutos para apresentar todo o conteúdo. A cada minuto que exceder do tempo limite, 0,5 pontos são descontados da nota de apresentação.

Após a apresentação, a banca faz suas considerações, apresentando os problemas encontrados tanto na apresentação, quanto da parte escrita. Após as considerações, as agências têm uma semana para consertar os erros e entregarem a versão final do trabalho e se prepararem para uma nova apresentação, que neste caso a exibição é restrita às agências que se apresentarão.

Eu, como aluno, desde o primeiro ano venho assistindo às apresentações, pois já posso analisar os erros e acertos das agências para quando chegar minha vez, estar mais preparado e obter menos erros possíveis.

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