Como é o trote do Mackenzie?
Quer estudar no Mackenzie? Saiba como os alunos são recepcionados na instituição
O início das aulas no Mackenzie está próximo, no dia 5 de fevereiro. Para marcar esse período de ingresso na universidade é feito, tradicionalmente, um rito de passagem ou trote, como também é conhecido.
No Mackenzie, em São Paulo, o trote normalmente acontece ao longo do primeiro dia de aula, nas ruas Maria Antônia e Maria Borba, que ficam próximas à instituição. Cada diretório acadêmico organiza o trote do seu respectivo curso, por isso, o ideal é encontrar os colegas de turma.
Leia também: Saiba tudo sobre o Moodle: o ambiente onde acontece a vida acadêmica do Mackenzie
Normalmente, o trote envolvem tintas no cabelo e roupas. Porém, como é organizado por alunos, pode variar para cada curso e, entre outras coisas, envolver atividades como “banho” de ovo e farinha, corte de cabelo e até mesmo pedir dinheiro no semáforo. Também é comum haver bebidas alcoólicas, por isso não é recomendado para menores de 18 anos.
Com o objetivo de oferecer suporte aos alunos, os coletivos Frente Feminista e Afromack fazem plantão ao longo do trote com o objetivo de evitar possíveis situações de abuso ou violência.
No entanto, como a instituição não organiza e não se responsabiliza pelo evento, é difícil manter controle sobre as situações a que os calouros são submetidos.
É importante ressaltar que nenhum aluno é obrigado a comparecer ao trote, ou a participar de situações em que se sente desconfortável. Aqueles que não se sentem confortáveis em participar possuem a alternativa oferecida pelo Mackenzie, a Recepção Solidária.
Leia também: Lugares que você precisa conhecer no Mackenzie
Bibliotecas do Mackenzie no campus Higienópolis
Recepção solidária
Nos dias 3 e 4 de fevereiro, o Mackenzie conta com uma programação especial para receber os calouros chamada Recepção Solidária, que acontece nos períodos da manhã, tarde e noite.
Normalmente, o reitor faz uma apresentação da instituição no Auditório Ruy Barbosa e da história da instituição em um bate-papo, seguido de programações culturais. No último semestre, houve uma apresentação de stand up.
Em seguida, os alunos são direcionados a suas respectivas unidades acadêmicas, onde estarão em contato com o coordenador do curso e terão acesso a uma apresentação do curso escolhido, com informações sobre horas complementares, TCC, estágio e avaliações. No segundo dia, as atividades permanecem nas unidades acadêmicas e os calouros também conhecem a estrutura do campus como laboratórios e salas de aula.
Leia também: Prouni no Mackenzie: como conseguir uma bolsa de estudo?