Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Como é o vestibular da UEM?

Pretende ingressar na UEM? Veja quais são as três opções de processos seletivos da universidade

Você conhece a UEM? A Universidade Estadual de Maringá é considerada uma das instituições de ensino mais importantes do Paraná e possui um dos melhores cursos de Farmácia do Brasil, segundo o Guia da Faculdade.

A universidade foi fundada em 1969, após a junção de três outras faculdades de Ensino Superior: Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Maringá, Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Maringá, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Maringá e Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas de Maringá.

Atualmente, a universidade possui campus em oito cidades e oferece 63 cursos de graduação, além dos programas de especialização, mestrado e doutorado.

Assim como outras instituições públicas de ensino, a UEM não aderiu ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para seleção e possui três processos seletivos: vestibular tradicional, vestibular seriado e a prova seleção para o cursos a distância.  Se você pretende concorrer a uma das vagas oferecidas anualmente, veja como é o vestibular da Universidade Estadual de Maringá

como é o vestibular da UEM

Como é o vestibular da UEM?

O vestibular tradicional da UEM é aplicado duas vezes ao ano, em julho (Vestibular de Inverno) e dezembro (Vestibular de Verão). Em 2020, por conta da pandemia de Covid-19, a seleção será única e aplicada em fevereiro de 2021. 

Com apenas uma fase, a prova é aplicada em dois dias consecutivos, sendo o primeiro composto por 40 questões de múltipla escolha e o segundo com outras 50 questões objetivas. 

Como é o primeiro dia de provas da UEM?

No primeiro dia o participante precisa responder 40 questões de Conhecimentos Gerais, abordando as matérias cobradas no Ensino Médio, e a produção de uma redação. 

Curiosidade: por conta da Lei Estadual número 15.918/2008, de 12/08/2008, 20% das questões de Geografia e História sejam sobre o Paraná!

Como é o segundo dia de provas da UEM?

Nessa prova, o candidato responderá 50 questões objetivas, distribuídas da seguinte maneira: 10 questões de Língua Portuguesa, cinco questões de Literaturas em Língua Portuguesa, cinco questões de Língua Estrangeira e 30 questões de Conhecimentos Específicos.

Os temas das perguntas sobre temas específicos variam de acordo com a escolha do curso. Veja a tabela abaixo (15 questões sobre cada matéria):

Curso

Matérias

Administração História e Matemática
Agronomia Biologia e Química
Arquitetura e Urbanismo Arte e Matemática
Artes Cênicas Arte e História
Artes Visuais Arte e História
Biomedicina Biologia e Química
Bioquímica Biologia e Química
Biotecnologia Biologia e Química
Ciência da Computação Física e Matemática
Ciências Biológicas Biologia e Química
Ciências Contábeis História e Matemática
Ciências Econômicas História e Matemática
Ciências Sociais História e Sociologia
Comunicação e Multimeios Arte e Sociologia
Design Arte e Matemática
Educação Física Educação Física e História
Enfermagem Biologia e Sociologia
Engenharia Agrícola Física e Matemática
Engenharia Civi Física e Matemática
Engenharia de Alimentos Física e Matemática
Engenharia de Produção Matemática e Química
Engenharia Elétrica Física e Matemática
Engenharia Mecânica Física e Matemática
Engenharia Química Matemática e Química
Engenharia Têxtil Matemática e Química
Estatística Física e Matemática
Farmácia Biologia e Química
Filosofia Filosofia e História
Física Física e Matemática
Física – Bacharelado em Física Média Física e Matemática
Geografia Geografia e Matemática
História Geografia e História
Informática Física e Matemática
Letras Filosofia e História
Matemática Física e Matemática
Medicina Biologia e Química
Medicina Veterinária Biologia e Química
Moda História e Matemática
Música Arte e História
Odontologia Biologia e Química
Pedagogia Geografia e História
Psicologia Biologia e História
Química Matemática e Química
Secretariado Executivo Trilíngue História e Sociologia
Serviço Social História e Sociologia
Tecnologia em Alimentos Física e Química
Tecnologia em Construção Civil Física e Matemática
Tecnologia em Meio Ambiente Matemática e Química
Zootecnia Biologia e Matemática

Como é a redação da UEM?

Diferentemente de alguns vestibulares, a redação não possui um tipo específico, mas sim várias opções que podem ser cobradas na prova. Segundo o Manual do Candidato mais recente, os possíveis gêneros textuais são:

  • Artigo de opinião
  • Carta aberta
  • Carta de solicitação
  • Carta do leitor
  • Relato
  • Resposta argumentativa

A redação vale até 120 pontos, sendo que é preciso alcançar, no mínimo, 24 para não ser desligado do processo seletivo. Veja abaixo os critérios de correção:

CONTEÚDO

Capacidade de o candidato produzir determinado gênero textual a partir da leitura da temática proposta no(s) texto(s) oferecido(s) como estímulo e apoio, bem como atender às condições de produção estabelecidas no comando do gênero solicitado.
TEMÁTICA Desenvolvimento do tema, considerando seus níveis de aproveitamento a partir de texto(s) oferecido(s) como estímulo e apoio à produção escrita.
ADEQUAÇÃO AO GÊNERO Atendimento às condições de produção expressas no comando do gênero textual solicitado

FORMA

Organização composicional típica do gênero textual solicitado, coesão e coerência em função da materialização das ideias; e desempenho linguístico em consonância com a variedade linguística, mas sempre observando a modalidade culta da língua escrita.
ORGANIZAÇÃO TEXTUAL Estrutura organizacional típica do gênero textual solicitado, considerando os mecanismos de coesão e de coerência necessários para a sua materialização ou textualização.
DESEMPENHO LINGUÍSTICO Respeito à modalidade culta da língua escrita, observando os níveis de construção de parágrafos, frases, períodos, orações (pontuação, regência, concordância etc), e o emprego de palavras e seus elementos constituintes (ortografia etc).

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações
Como funciona o PAS da UEM?

Assim como na Universidade de Brasília, a UEM também oferece o Programa de Avaliação Seriada (PAS) para aqueles que desejam ingressar na instituição logo após o fim do Ensino Básico.

Nele, o estudante participa de três etapas distintas, que são aplicadas em cada ano do Ensino Médio, avaliando o conhecimento adquirido naquele período em específico. Ao fim das etapas, é calculado o resultado dos candidatos e feita a seleção por curso, turno e campus.

Como funciona o vestibular EaD da UEM?

A Universidade Estadual de Maringá é uma das poucas universidades públicas que oferece cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD). Com polos espalhados pelo estado do Paraná, são oferecidas anualmente cerca de 1000 vagas distribuídas nos seguintes cursos:

A prova é aplicada em apenas um dia e é composta por 40 questões de múltipla escolha (19 questões de conhecimentos gerais sobre matérias cobradas no Ensino Médio, sendo 50% interdisciplinares, sete questões de Língua Portuguesa e Literatura, quatro questões de Língua Estrangeira e 10 questões de conhecimentos específicos, que variam de acordo com a escolha do curso).

Além disso, o candidato também deve produzir uma redação, de acordo com o gênero textual determinado na prova. 

Apesar dos cursos ofertados pertencerem à modalidade a distância, o vestibular é presencial.  

Para acompanhar os processos seletivos da UEM em tempo real, clique aqui.

Guia de Redação gratuito

Se você ainda não está na faculdade, mas precisa de ajuda para melhorar a sua escrita, o  Guia de Redação do Enem ensina tudo o que é necessário para ir bem redação. 

Além de aprender a escrever um texto dissertativo-argumentativo, você ainda confere quais são os critérios de correção, exemplos de redação nota 1.000 e dicas de quem é especialista no assunto!

Guia de Redação do Enem

Saiba mais: Listão de matérias do Enem

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações