Como ensinar a criança a andar de bicicleta?
Quer ensinar seu filho a pedalar? Separamos algumas dicas de como ensinar a criança a andar de bicicleta de forma fácil e divertida. Confira!
Se você se pergunta qual a melhor idade para ensinar uma criança a andar de bicicleta, a resposta é: não existe. É comum que a maioria das pessoas aprendam na infância por ser o próximo veículo na linhagem do desenvolvimento infantil. Ou seja, começamos no andador, passamos para o triciclo ou motoquinha, em seguida pegamos uma bicicleta. Contudo, a idade não importa. Todos podem aprender a andar de bicicleta quando sentirem-se mais seguros.
Mas afinal, como ensinar a criança a andar de bicicleta? Separamos algumas dicas práticas para ajudar no treinamento independente da idade, afinal, todas as dicas servem tanto para as crianças como para os jovens, adolescentes ou adultos. Logo, se você sabe como pedalar, veja como passar esse conhecimento de forma descomplicada e da maneira correta.
O passo a passo para ensinar a criança a andar de bicicleta
1. Compre a bicicleta
Antes de mais nada, o legal é comprar uma bicicleta de treino para o seu pequeno. Ela não tem pedais e vai induzir o futuro ciclista a começar a treinar equilíbrio em duas rodas.
Esse tipo de bike ajuda a criança a aprender uma coisa de cada vez, sem complicações. Ela vai ter a primeira noção de direção sem precisar se preocupar em tirar os pés do chão – apenas se impulsionando para frente.
Quando ele estiver craque na bike sem pedais, é hora de partir para uma convencional com os pedais e nós vamos te ajudar nessa missão. Continue a leitura e aprenda mais sobre agora alguns passos que vão te ajudar a ensinar seu filho a pedalar rapidinho.
2. Avalie se a criança está pronta
Como dito anteriormente não há uma idade certa para começar a pedalar. Mas, a maioria das crianças está pronta com cerca de 4 a 5 anos de idade. Se elas não estiverem preparadas, certamente vai ser bem fácil de enxergar – já que elas não se interessam pela bicicleta e têm certo medo de se arriscar. Além disso, vão ter dificuldades em girar os pedais e fazer o movimento circular rapidamente.
Se a criança vê outras crianças pedalando, ela vai entender um pouco como funciona o movimento. Lembre-se que os pequenos são programados para aprender a andar e correr, não pedalar. Tenha paciência!
3. Escolha uma área adequada
É importante escolher uma área adequada para a primeira aula. Pode ser tentador escolher uma grama macia onde eles não vão se machucar muito caso caiam, mas na realidade esse terreno é mais difícil de aprender.
Leia também:
+ Como ensinar meu filho a tomar banho sozinho?
O terreno que você deve escolher é asfaltado, liso, sem buracos. Essa superfície plana vai permitir à criança ter impulso mais facilmente. Além disso, é legal escolher um local com bastante espaço, como um parque. Ah, não esqueça de ficar longe do tráfego de veículos, claro, para garantir a segurança da criança.
4. Arrume detalhes da bicicleta
Certifique-se de comprar uma bicicleta do tamanho correto – não compre uma bicicleta maior na esperança de que eles cresçam logo.
Arrume o selim de forma que a criança consiga colocar só a parte da frente dos pés no chão. É tentador arrumar o selim para que a criança alcance o pé todo no chão, mas isso dificulta o movimento para pedalar, já que os joelhos vão subir muito e interferir na direção, atrapalhando inclusive o equilíbrio.
5. Apoie a criança nos primeiros esforços
E quando a gente fala “apoie” não é para segurar o selim ou guidão, porque isso vai interferir na inclinação da bicicleta e na resposta do peso do ciclista. Uma boa forma de prestar esse apoio é ficar atrás do pneu, dando suporte com suas pernas e panturrilhas. Você também pode segurá-lo na bike com suas mãos abaixo das axilas dele, dando suporte para o tronco.
6. Solte gradualmente mas esteja preparado para segurá-lo
Conforme eles ganham confiança pedalando, vá soltando aos poucos, mas esteja pronto para segurá-lo pelas axilas se necessário. Nesse ponto você estará sempre perto e a questão é técnica, não velocidade.
Quando você estiver acompanhando atrás da criança, tente guiar o corpo dela para um lado ou outro, assim ela entende como funciona a inclinação da bicicleta e quais efeitos ela tem na prática. Aos poucos mostre como fazer as curvas e os “S”.
Leia também:
+ Qual é a melhor escola? Saiba fazer a escolha certa!
7. Dê conselhos sobre como lidar com os obstáculos
Durante o percurso, vá ensinando como a criança deve proceder perante os obstáculos. Vá alertando-a sobre a importância de estar atento aos pedestres, carros e demais elementos. É preciso que ela saiba reconhecer o terreno pelo qual ele está pedalando, vendo os buracos, desníveis e pedras que há no caminho.
Evite alertá-los gritando com eles. Isso poderá assustá-los ao invés de fazer com que eles passem por isto de forma clara e tranquila. Se possível, demonstre a eles o que você faria nessa situação e assim, ele vai pegando com exemplo o que pode ser feito.
Encontrou um buraco pela frente? Passe vagarosamente com ele por dentro do buraco para que ele sinta o tranco que dá e não se assuste caso aconteça com ele, já que o nosso corpo tem memória muscular para isso. O ideal é que você aproveite o percurso para mostrar à criança sobre como lidar com a diversidade do mesmo.