Como escolher o melhor computador para estudos?
Itens fundamentais que os alunos precisam levar em consideração na hora de escolher um computador para os estudos
Muitos estudantes tiveram que se adaptar ao ensino a distância com a quarentena, devido à pandemia de covid-19. Enquanto outros, além do estudo regular, ainda precisam se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Pensando nos desafios desse novo cenário, o Showmetech, em parceria com a Revista Quero, selecionou alguns itens fundamentais que os alunos precisam levar em consideração na hora de escolher um computador para os estudos. Confira!
Leia mais: 21 softwares gratuitos para ajudar na vida acadêmica dos estudantes
Processador
Ao escolher um computador para os estudos é preciso ficar de olho em cada componente. O processador, por exemplo, é um dos responsáveis pelo desempenho do PC. Por isso, entender as necessidades de uso que você precisa irá ajudar na hora decisão.
Para quem não é muito familiarizado com assunto pode parecer um pouco difícil entender, mas basicamente quanto maior for o número de núcleos, threads e a velocidade de GigaHertz (GHz) mais capacidade de processamento de dados o PC terá. Claro que só o processador não faz milagre, por isso, é necessário combinar a peça com outros componentes da máquina para conseguir maior desempenho.
Processadores básicos são indicados para quem tem uma rotina que exige menos do computador. Geralmente, dão conta de pesquisas escolares e execução de programas básicos de edição de texto, planilhas simples e apresentação de slides, por exemplo.
Para os alunos que procuram um pouco mais de performance, investir em um processador intermediário deve garantir menos dor de cabeça. Apesar de não oferecem um alto desempenho em tarefas simultâneas, os modelos podem ser uma opção para quem precisa mexer com programas gráficos e lidar com arquivos pesados.
Já os processadores top de linha costumam ser indicados para uso profissional ou para alunos que utilizam programas de modelagem 3D, que fazem streaming ou procuram muita performance em multitarefas.
Isso significa que o PC será capaz de rodar mais de um programa enquanto executa outras funções como navegar na internet, por exemplo. Esse tipo de processador pode ser uma boa opção para quem já está na faculdade.
Leia mais: 9 melhores gadgets para estudantes
Memória RAM
A memória RAM é responsável pela agilidade e velocidade do sistema de um computador. Ela guarda temporariamente todos os dados transportados pelo PC, enquanto ele estiver ligado.
O componente influencia muito no funcionamento de uma máquina, sendo que alguns programas precisam de uma quantidade mínima de RAM para rodar. Para ajudar você a escolher a quantidade correta, veja o que é preciso considerar:
8GB de memória RAM: é possível abrir muitos programas e abas ao mesmo tempo e realizar atividades que exigem mais velocidade de processamento como programas de edição gráfica.
Acima de 16GB de memória RAM: esse tamanho é indicado para usuários que precisam executar muitas coisas ao mesmo tempo, ou trabalhar com arquivos grandes e pesados. Podendo executar programas de Engenharia e Arquitetura, por exemplo.
Armazenamento HD ou SSD
O HD convencional ainda é muito comum na maioria dos desktops e notebooks. As principais vantagens de investir em um computador com HD é o preço e a alta capacidade de armazenamento.
Os discos rígidos, como também são chamados, são a melhor opção para quem está com o orçamento, pois custam bem menos que um SSD. Também é indicado para quem precisa guardar muitos arquivos no computador, como PDFs, fotos, apresentações, entre outros.
Leia mais: Dicas de ergonomia para trabalhar home office com todo conforto
Já os SSDs garantem muito mais agilidade. Se você precisa abrir programas e quer mais velocidade, apostar em um pode ser a melhor escolha. Porém esse tipo de armazenamento ainda é muito caro, sem contar que o espaço interno é bem menor. Um SSD de 128 GB pode custar o mesmo preço de um HD com 1TB de armazenamento.
Agora se você precisa de um computador com muita velocidade de processamento e bastante espaço de armazenamento, a solução é investir em sistemas híbridos que utilizam tanto o HD quanto o SSD.
Você pode colocar os programas mais usados e o sistema operacional no SSD e deixar o HD para guardar os arquivos.
O que achou das dicas para escolher um computador para os estudos? Compartilhe conosco nos comentários!
Colaboração: Showmetech