Como evitar 3 grandes erros no processo de escolha profissional
Conheça alguns dos erros comuns cometidos pelo pré-vestibulando no momento da escolha profissional e algumas dicas de como evitá-los
Escolher uma profissão é algo muito significativo para um jovem, afinal está por decidir algo que mudará sua rotina pelos próximos anos.
Algumas pessoas já crescem com a certeza da profissão que irá seguir e não enfrentam dificuldades para escolher o curso e iniciar sua jornada profissional, mas essa não é a realidade da maioria.
O processo de escolha profissional pode ser demorado e cheio de incertezas e, nessa hora, toda ajuda é bem-vinda. Se você está encontrando dificuldades para escolher sua profissão, leia esta matéria para conhecer alguns dos erros comuns cometidos pelo pré-vestibulando no momento da escolha profissional e algumas dicas de como evitá-los.
Leia mais: Escolha profissional: principais erros ao fazer um Teste Vocacional
+ Orientação Profissional: ainda não decidi minha carreira, mesmo tendo feito teste vocacional
Limitar-se apenas ao que conhece
Não é difícil encontrar pessoas que consideram apenas os cursos mais tradicionais no momento da escolha profissional, afinal ouve-se muito mais a respeito deles e são vários os conhecidos que já exercem tais profissões, está em nosso cotidiano, vemos até em filmes, séries, etc. Parece confortável, mas é limitador.
Eu concordo que não é possível conhecer todas as profissões em detalhes, mas você já buscou conhecer as profissões que estão surgindo ou ainda as que estão por surgir? Já conversou com algum profissional que não exerce alguma profissão tão conhecida?
Sei que pode estar pensando que quanto mais opções mais perdido ficará, mas esse é o momento de ficar perdido mesmo. Muitas pessoas se limitam durante esse processo e só são expostos a novos cursos quando já estão na graduação ou até mesmo no mercado de trabalho, gerando uma crise.
Veja: Além do Teste Vocacional: 5 dicas para você decidir o que fazer da vida
+ Orientação Profissional: não me identifico com o resultado do meu Teste Vocacional. O que fazer?
Escolher um curso concorrido apenas pela glória
Ter uma foto estampada em um outdoor de um cursinho ou, dependendo do tamanho da sua cidade, na praça principal como ‘orgulho local’ por ter sido aprovado em um curso concorrido ou ser o ‘primo de sucesso’ da família pode influenciar muitas escolhas profissionais.
Já parou para pensar quantos médicos estão se formando apenas porque passar em Medicina era uma conquista grandiosa mas carregam a angústia de ter escolhido uma profissão na qual não serão felizes?
Por mais que o seu círculo social valorize essas aprovações concorridas, pense nas consequências da sua escolha profissional, elas serão carregadas por você, e só. Existem muitas formas de conquistar algo glorioso em todas as profissões, isso é possível quando você está verdadeiramente envolvido com o que faz.
Veja também: Orientação Profissional: é preciso explorar além das profissões tradicionais
Ouvir o mundo, mas não ouvir a si
Você pode ler mil textos como esse, diversos vídeos no Youtube sobre profissões e mercado de trabalho, ouvir conselhos de profissionais já bem estabelecidos no mercado, e mesmo assim cometer um erro muito grande que é não dar atenção ao que você sente.
O autoconhecimento é a principal parte de um processo de escolha profissional, se você não se olha, não se conhece e se você não se conhece, não sabe do que gosta.
Dedique um tempo e se imagine em cada uma das profissões que está considerando escolher, pense como seria sua rotina e como conciliaria com as coisas que gosta de fazer que não ter relação com sua vida profissional.
Escolher uma profissão é algo de você para você. Ouça todos que quiserem ajudar, mas tenha sempre em mente que o protagonista dessa escolha é você.
Leia: Conheça os mitos que podem influenciar sua escolha profissional
Você conhece a Quero Bolsa?
É possível conseguir uma bolsa de estudos para fazer uma faculdade pagando até 80% menos que o valor integral. Isso é possível por meio do Quero Bolsa, uma empresa privada que, em parceria com instituições de ensino, disponibiliza bolsas de estudos em seu site.
Para conseguir a sua bolsa de estudos é super simples, primeiro você entra no site www.querobolsa.com.br, digita a cidade na qual você quer estudar e o curso que você quer fazer e até quanto você pode pagar.
Com essas informações, o site organizará uma lista com as faculdades da sua região que oferecem bolsas de estudos, deixando a mensalidade de um tamanho que cabe no seu bolso. Se você gostar de uma bolsa, é só clicar em “Detalhes desta Bolsa” para saber mais sobre a instituição de ensino e iniciar o processo de pré-matrícula.
Boa sorte!
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.