Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Conheça os mitos que podem influenciar sua escolha profissional

por Maria Fernanda Alves em 25/02/20

Quem está passando pelo momento de escolha ou de reescolha profissional pode se sentir atordoado com a quantidade de dúvidas acerca das opções disponíveis. Ter um bom nível de segurança para abrir mão de várias opções por apenas uma exige muita dedicação, e para alcançar tal segurança também é preciso estar atento a alguns mitos sobre a escolha profissional que podem acabar prejudicando o processo de escolha.

Teste Vocacional Gratuito

No nosso guia com o passo a passo para escolha profissional, falamos sobre a importância da informação no processo de tomada de decisão, tanto informações sobre sim mesmo, que são possíveis pelo processo de autoconhecimento, quanto informações sobre o mundo do trabalho, e são essas informações que possibilitam que você não caia nos mitos que envolvem a escolha profissional. Conheça alguns desses mitos:

O mito de que você nasceu predestinado a alguma profissão 

Muitas pessoas ainda possuem a crença de que antes mesmo de nascermos havia um projeto profissional predestinado para cada um de nós e que ao longo da infância e adolescência nossa missão seria desvendá-lo, mas acreditar nisso é muito limitador e nos torna suscetíveis às narrativas que nossos pais e familiares criaram sobre nós. Como no exemplo:

Ah, a Marcela desde pequenininha dizia que seria médica.

É claro que nossa história pessoal impacta nossas escolhas, e também não é impossível seguir profissões que se sonha desde criança, mas como somos afetados o tempo inteiro por experiências, aprendizados e temos nossas habilidades estimuladas e desenvolvidas, vivemos em constante mudança e assim vamos desenvolvendo nossos interesses, inclusive o interesse profissional.

No processo de escolha profissional você não 'descobre' a melhor profissão para você, mas aprende a relacionar seus interesses e habilidades ao mercado de trabalho, identificando profissões e carreiras que mais combinam com seu jeito e que trazem o retorno que você valoriza.

O mito de que só será bem sucedido quem optar por profissões tradicionais

Profissões como Medicina, Direito, Engenharia e Arquitetura ainda estão entre as profissões mais procuradas pelos jovens, muitos podem optar por tais carreiras por acreditarem que outras profissões não proporcionarão sucesso e reconhecimento, mesmo tendo outras profissões com salários muito superiores e alta demanda no mercado de trabalho.

Esse é um mito difícil de ignorar, afinal algumas carreiras são representadas na televisão como detentoras de grande prestígio e sempre vemos alunos de cursinho que são aprovadas para fazer faculdades para cursos tradicionais terem seus rostos expostos em faixas de parabenização, ou seja, o reconhecimento social dessas profissões é muito marcante.

Pode ser que outras profissões e até mesmo as chamadas "profissões do futuro" demorem para receber o mesmo reconhecimento social de algumas profissões tradicionais, mas existem outras formas de ser bem sucedido e podem ser levadas em conta na sua escolha profissional, como por exemplo: 

  • ter uma remuneração compatível com o que almeja;
  • trabalhar com o que gosta;
  • receber ofertas de emprego;
  • gerar impacto social;
  • trabalhar no ambiente de trabalho em que se sente bem;
  • usar suas habilidades no cotidiano;
  • ser reconhecido por seus colegas de trabalho;
  • facilitar a vida de pessoas;
  • dentre outras tantas possibilidades.

É importante entender se as definições de sucesso para você estão baseadas em estereótipos que foram construídos pela mídia e por sua família, por isso é importante buscar informações constantemente.

O mito de que a melhor estratégia é seguir uma profissão que tem poucos profissionais disponíveis no mercado

Escolher uma profissão considerando apenas o mercado de trabalho pode até garantir a você muitas ofertas de trabalho, mas pode trazer também frustrações ao longo da sua carreira. 

Mitos escolha profissional - REVISTA QUERO

Entender o cenário econômico da sua região, observar as demandas profissionais e saber quais são as profissões do futuro é crucial para a escolha da profissão, mas é preciso alinhar o que o mercado precisa com seus interesses, crenças e habilidades para aumentar suas chances de se sentir bem durante sua jornada de trabalho.

Se é importante para você escolher uma das profissões que estarão em alta nos próximos anos, conheça as possibilidades de carreira que mais te atraem, converse com profissionais e não deixe de considerar a si mesmo no momento da escolha.

Esses não são os únicos mitos que existem acerca da escolha profissional, portanto é preciso estar muito atento, mas uma coisa é certa: quanto mais informado você estiver, menor serão as chances de você ser influenciado por algum mito. E você pode continuar se informando por aqui, veja nossas sugestões de leitura:

Vai precisar de uma bolsa de estudos para a faculdade?

Se quiser fazer uma faculdade em 2020 pode conseguir uma bolsa de estudo em diversas faculdades, como as seguintes:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54