Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Atitudes que facilitam a escolha profissional

por Maria Fernanda Alves em 26/11/19 510 visualizações

Escolher qual profissão seguir não é uma tarefa simples que possa ser feita da noite para o dia. Decidir-se por uma carreira às pressas e sem ter alcançado um bom nível de segurança pode contribuir para possíveis arrependimentos, e estes podem te custar tempo e dinheiro. Por conta disso, decidimos organizar este texto com dicas destinadas a quem está perdido ou dando os primeiros passos na escolha profissional.

Algumas atitudes simples podem ajudar quem está enfrentando o dilema "qual profissão seguir?". Bem, a primeira coisa que precisa ficar bem clara é que para escolher uma profissão com mais segurança é preciso, basicamente, explorar três esferas: a si mesmo, o mundo do trabalho e a relação eu x trabalho.

Novidade: envie sua pergunta sobre Orientação Profissional

É claro que cada um explora cada esfera em níveis diferentes, mas é importante que nenhuma delas seja negligenciada nesse momento para não ocasionar surpresas desagradáveis no futuro.


A primeira atitude que ajuda na escolha da profissão deve ser dedicar um tempo para conhecer a si mesmo. - Mas como fazer isso? 

Seja seu melhor amigo

Você pode começar fazendo uma simples lista das características mais marcantes em você e também pedir para que seus familiares e amigos citem algumas características de destaque e pensar sobre elas.

Liste também situações e coisas que você ama / gosta e também coisas que você detesta / não gosta. Não se limite aos exemplos que citamos aqui, faça listas de tudo que achar relevante, como por exemplo personalidades que admira e não admira, matérias que gosta e que não gosta, dentre outras.

Após terminar todas as listas, tente justificar porque gosta de X coisa e detesta Y coisa. Não precisa ser por escrito, mas é importante que você dedique um bom tempo buscando conhecer mais sobre seus interesses e personalidade.

Recomendo que você veja a matéria Como escolher uma profissão: autoconhecimento, nela você terá acesso a dois exercícios super interessantes sobre autoconhecimento voltado para a escolha profissional.

Tenha cautela ao fazer Testes Vocacionais

Há dois tipos de testes vocacionais, o primeiro tipo de teste é o formal, que só pode ser aplicado por psicólogos e normalmente são aplicados durante o processo de Orientação Profissional, esses foram desenvolvidos por psicólogos psicometristas e passaram por uma rigorosa avaliação do Conselho Regional de Psicologia (CFP), normalmente é preciso pagar para realizá-os. O segundo tipo de teste é o informal, que são os testes encontrados na internet, sendo gratuitos ou não. 

O resultado de um Teste Vocacional jamais deve ser considerado como um direcionamento certeiro de qual caminho profissional seguir, seja o teste formal ou informal. No caso de um teste formal, o seu psicólogo irá, juntamente com você, correlacionar o resultado aos outros conteúdos que surgiram durante o processo de Orientação Profissional.

No teste informal você precisará ficar bem atento já que não é possível saber se o instrumento é confiável ou não. Recomendamos que você faça o teste prestando atenção em todas as perguntas e aproveitando para refletir mais sobre você, e também, antes de fazer tais testes, que se aproxime de si mesmo porque assim você poderá concordar ou questionar o resultado apresentado pelo teste.

Dica para um teste gratuito: Teste Vocacional 

Informação nunca é demais, desde que esteja organizada

Você que é nativo digital sabe bem que estamos "a um Google" de quase toda informação, não é mesmo? Mas é preciso ter bastante atenção antes de sair explorando informações sobre faculdades, cursos, carreiras e profissões, pois muita coisa pode ficar pelo caminho sem nossa devida atenção, já que o foco pode ser desviado rapidamente quando estamos navegando na internet.

Uma dica é estruturar um roteiro de para nortear sua pesquisa antes de começá-la. Esse roteiro pode te ajudar a não perder o foco durante as pesquisas e a organizar informações que podem ser cruciais para sua escolha profissional.

Organizar tal roteiro é bem simples, basta esquematizar uma planilha no excel dispondo quais informações você gostaria de ter sobre cada profissão. É claro que sua pesquisa não será restrita a essas informações, mas elas serão a base da sua pesquisa. Esse roteiro possibilitará, por exemplo, o resgate rápido de informações que foram coletadas e a comparação de informação entre faculdades.

Para um conteúdo mais completo sobre as etapas da escolha profissional, recomendamos a leitura do Guia gratuito com passo a passo para escolher uma profissão, já que hoje compartilhamos apenas algumas dicas rápidas. 

Ah, segue abaixo mais matérias sobre o assunto que podem te ajudar a escolher sua profissão com mais segurança:

Faça um teste vocacional específico para o curso que está em dúvida
Como saber se uma profissão combina comigo?
Orientação Profissional: ainda não decidi minha carreira, mesmo tendo feito teste vocacional
Você tem perfil para cursos EaD? Faça o teste e descubra
Como me decidir entre dois cursos de graduação?

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54