Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

As dúvidas mais comuns na hora de escolher a profissão

por Maria Fernanda Alves em 07/01/20

Está nos seus planos começar a faculdade ainda este ano mas ainda não sabe qual curso fazer? Fique por aqui que vamos responder as dúvidas mais comuns que surgem na cabeça de muitos jovens no momento de escolher a profissão.

As dúvidas permeiam o todo o processo de escolha profissional, e é importante dar atenção a elas buscando respostas para que você possa alcançar mais confiança para escolher uma profissão e iniciar sua trilha no mercado de trabalho.

Das perguntas que recebemos no Formulário de Apoio à Escolha Profissional, selecionamos 3 dúvidas mais comuns que afligem os jovens que precisam decidir a profissão. Veja:

O que considerar para escolher uma profissão?

A escolha profissional é um processo que envolve diversas etapas, dentre elas podemos destacar o autoconhecimento, pesquisas sobre o mundo do trabalho, correlação de habilidades e interesses com profissões.

O processo de escolha ideal deve ser "personalizado", de forma com que cada jovem dê enfoque a critérios específicos das profissões, sem seguir receitas prontas, apenas de acordo com o que sabe que é importante para si mesmo, e é o autoconhecimento que permite isso.

Mas destacamos abaixo alguns itens são muito importantes de serem considerados na escolha profissional, tais como:

- ambiente de trabalho que gostaria de ter;
- o tipo de retorno gostaria de ter com o trabalho (riquezas, poder, reconhecimento, etc);
- atividades que te dão prazer;
- o salário que precisa para manter o padrão de vida desejado;
possibilidades de trabalho na sua região ou região na qual gostaria de morar.

Bolsa de estudo na faculdade

O que fazer quando não me identifico com nenhuma profissão?

Se você está se sentindo perdido e não se identifica com nenhuma profissão o primeiro passo é: calma! É super normal não se identificar com nada ou se identificar com tudo e não conseguir visualizar a si mesmo fazendo uma escolha. Isso é um sinal de que você precisa dedicar mais tempo para se conhecer melhor e também conhecer mais sobre as profissões.

Fizemos uma matéria especial sobre autoconhecimento no momento da escolha profissional com alguns exercícios práticos e super simples que podem te ajudar nesse processo. Veja aqui: Como escolher uma profissão: autoconhecimento

É importante alertar para o perigo de se apegar a características estereotipadas das profissões que são construídos por novelas, séries ou profissionais que ganharam fama. Não deixe de pesquisar sobre as profissões que te despertaram alguma curiosidade e as possibilidades de atuação que elas oferecem. 

Teste Vocacional funciona?

Antes de falar sobre a importância dos testes vocacionais é preciso separá-los em duas categorias: os psicológicos e os de internet.

Os testes psicológicos só podem ser aplicados por psicólogos e tem um respaldo científico regulado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Já os que são disponibilizados na internet funcionam como uma ferramenta de apoio, visto que quando paramos para responder perguntas sobre o que gostamos ou deixamos de gostar estamos refletindo sobre nós mesmos, atitude essencial para o processo de autoconhecimento. Eles apresentam opções de cursos de acordo com o que você demonstra gostar/ser pelas respostas que insere.

Teste Vocacional Grátis

Os Testes Vocacionais, mesmo os aplicados por psicólogos, não devem determinar sua escolha profissional, eles podem te ajudar no processo, principalmente na questão do autoconhecimento e apresentações de possibilidades.

Como saber se estou fazendo a escolha certa?

Infelizmente não existe uma forma para prever se você irá se arrepender da sua escolha, mas o sentimento de "escolha certa" pode aumentar se você se sentir seguro com os aspectos que considerou para optar por uma profissão.

É preciso estar consciente do processo de escolha, entenda que que decidir-se por uma profissão significa abrir mão de infinitas outras, e é crucial escolher de acordo com as características de curso e trabalho que são imprescindíveis para você.

Fizemos uma matéria especial que aborda as dificuldades do processo de decisão no processo de escolha profissional. Veja: Como escolher uma profissão: tomando uma decisão.

Além das dicas compartilhadas no texto, gostaríamos de sugerir outras matérias que poder te ajudar a ter mais segurança para escolher uma profissão. Separamos uma lista, veja:

Como me decidir entre dois cursos de graduação?
Além do Teste Vocacional: 5 dicas para você decidir o que fazer da vida
Veja o que você NÃO deve deixar de considerar ao escolher uma profissão
29 perguntas para fazer a si mesmo antes de escolher uma profissão
Como lidar com os palpites na hora de escolher uma profissão?
Qual profissão escolher: o que fazer quando se sentir perdido na escolha da carreira?

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54