Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Como escolher uma profissão: tomar uma decisão

A última etapa do processo de escolha profissional pode ser um pouco conturbada e cheia de dúvidas

Antes de começar ao texto, gostaria de lembrá-lo que não existem fórmulas ou métodos que garantem que você não vai se arrepender no futuro de algum decisão que esteja prestes a fazer, afinal estamos em permanente construção, assimilando novas ideais, desenvolvendo novos interesses, etc., e, ocasionalmente, sua escolha profissional de hoje pode não ser mais a mesma do seu eu de amanhã.

Sei que isso pode gerar um pouco de ansiedade, ainda mais inseridos em uma modernidade, como descreveu o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, líquida, onde mudanças ocorrem com muita facilidade e tudo está em constante movimento, mas, mesmo assim, é possível tomar uma decisão profissional com maior segurança.

Para alcançar um bom nível de segurança no momento de decidir qual profissão seguir é preciso estar consciente do processo de escolha. Muitos de nós precisam decidir a profissão ainda na adolescência, no meio de um turbilhão de hormônios e emoções, ainda sem se dar conta da importância desse momento e reagindo à pressão familiar para escolher “o que quer da vida”.

Estar consciente do processo de escolha é saber que decidir-se por uma profissão significa abrir mão de infinitas outras, por isso é importante definir quais são as características de curso e trabalho que são imprescindíveis para você e visualizá-las sendo contempladas na sua decisão.

Também é preciso estar consciente da possibilidade de mudança que falamos lá em cima. Somos afetados a cada dia com novas opções com as chamadas “profissões do futuro” e talvez você opte sim por mudar de carreira, mas essa é uma questão que pertence, também, ao futuro, e, por mais que se esforce, não conseguirá prevê-la. Isso não significa desconsiderar o futuro, mas sim apegar-se à construção dele com as ferramentas que tem hoje.

Para o hoje, invista em conhecer a si mesmo e saber o que é importante para você dentro da realidade que você vive e da que pretende construir, assegure-se que explorou o máximo que pode informações sobre as profissões pelas quais se interessa, quanto mais informação acumular, mais segurança terá para se decidir. 

Posso afirmar que você está caminhando muito bem, isso só pelo fato de estar lendo esse texto, já que está buscando se informar sobre o processo de escolha profissional. Informar-se ajuda a amadurecer ideias, refletir e, consequentemente, trazer segurança para considerar ou desconsiderar profissões. É importante que você leia os textos anteriores da série: Autoconhecimento e Mundo do trabalho.

Para te ajudar no processo de decidir qual profissão seguir, além de muita reflexão e conversa com seus pais e outras pessoas da sua confiança, indicamos dois exercícios simples que podem te ajudar a ganhar mais segurança para dizer sim a uma profissão.

A primeira atividade tem como objetivo fazer com que você visualize uma rotina de trabalho nas profissões da sua última lista que elaborou na etapa “mundo do trabalho”. É interessante que você tenha entre 3 e 5 profissões na lista, ok?

Instruções para atividade:

De acordo com as informações que você colheu sobre as profissões que de alguma forma despertaram seu interesse, imagine um dia comum na sua rotina em cada profissão em três momentos, sendo eles: daqui um ano (na faculdade), seis anos (ingressando no mercado de trabalho) e dez anos (com algum tempo de carreira).

Considere matérias que você irá cursar na faculdade, instituições de ensino (se são perto ou longe da sua casa, na sua cidade ou não) que pretende estudar, ambiente de trabalho, tipo de atividade, etc. Quanto mais detalhado melhor. 

Faça isso para todas as profissões que você está considerando e depois faça um ranking com as rotinas que mais te agradam e reflita o porquê.

A segunda proposta de exercício também envolve criatividade, talvez um pouco mais que a atividade anterior.

Você precisa se transportar lá para o momento da sua aposentadoria e imaginar que o seu eu do futuro poderá escrever uma carta para o seu eu do presente falando sobre a trajetória profissional percorrida, desde o momento da escolha por determinada profissão até os últimos dias de trabalho. Para escrever a carta, considere a profissão que melhor tenha se identificado até agora.

Pode parecer uma viagem, mas essa atividade ajuda você a imaginar sua história de vida entrelaçada a sua escolha, trazendo sentimentos positivos ou negativos que podem ser o sinal verde ou vermelho para você bater o martelo a decisão.

Mesmo que você não se sinta criativo o suficiente para tal atividade, faça um esforço, tenho certeza que o resultado te surpreenderá. 

Depois de concluir as etapas do processo, é hora de parar para pensar na decisão.Se você encontrou uma profissão que acredita ter mais compatibilidade com você, converse com seus pais, amigos e familiares sobre a escolha, pergunte a eles o que acham dessa escolha, afinal, eles farão parte da sua trajetória. Mas atenção, pedir a opinião não significa permitir que eles digam o que você deve ou não fazer, ok? 

Se você chegou até aqui e já se sente mais seguro para escolher sua profissão, parabéns! Ficamos muito felizes por você. Mas, se você ainda se sente completamente perdido e inseguro para escolher sua profissão, procure um psicólogo que faça orientação profissional. Não se sinta mal com isso, o processo não é o mesmo para todos e algumas pessoas precisam de mais tempo e de um suporte maior.

Caso você não tenha condições financeiras para buscar atendimento particular, informe-se as universidades da sua cidade que ofereçam o curso de Psicologia se existe o programa de orientação profissional gratuito. É muito importante que você se dedique nesse processo para iniciar sua carreira com experiências positivas.

Aqui na Revista Quero temos uma iniciativa de Apoio à Escolha Profissional no qual o leitor pode enviar dúvidas pontuais sobre escolha profissional, cursos, carreira, etc. Para enviar sua pergunta basta acessar este link e aguardar sua resposta por e-mail. Também há a possibilidade da sua pergunta ser respondida no formato de uma publicação aqui na revista (não divulgaremos seu nome caso não autorize).

Bem, esperamos que essa matéria tenha te ajudado no importante momento da escolha profissional. Deixe seu comentário se o texto foi útil para você 🙂

Boa sorte!

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações