Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Como escolher uma profissão: tomar uma decisão

por Maria Fernanda Alves em 26/10/19 360 visualizações

Antes de começar ao texto, gostaria de lembrá-lo que não existem fórmulas ou métodos que garantem que você não vai se arrepender no futuro de algum decisão que esteja prestes a fazer, afinal estamos em permanente construção, assimilando novas ideais, desenvolvendo novos interesses, etc., e, ocasionalmente, sua escolha profissional de hoje pode não ser mais a mesma do seu eu de amanhã.

Sei que isso pode gerar um pouco de ansiedade, ainda mais inseridos em uma modernidade, como descreveu o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, líquida, onde mudanças ocorrem com muita facilidade e tudo está em constante movimento, mas, mesmo assim, é possível tomar uma decisão profissional com maior segurança.


Para alcançar um bom nível de segurança no momento de decidir qual profissão seguir é preciso estar consciente do processo de escolha. Muitos de nós precisam decidir a profissão ainda na adolescência, no meio de um turbilhão de hormônios e emoções, ainda sem se dar conta da importância desse momento e reagindo à pressão familiar para escolher "o que quer da vida".

Estar consciente do processo de escolha é saber que decidir-se por uma profissão significa abrir mão de infinitas outras, por isso é importante definir quais são as características de curso e trabalho que são imprescindíveis para você e visualizá-las sendo contempladas na sua decisão.

Também é preciso estar consciente da possibilidade de mudança que falamos lá em cima. Somos afetados a cada dia com novas opções com as chamadas "profissões do futuro" e talvez você opte sim por mudar de carreira, mas essa é uma questão que pertence, também, ao futuro, e, por mais que se esforce, não conseguirá prevê-la. Isso não significa desconsiderar o futuro, mas sim apegar-se à construção dele com as ferramentas que tem hoje.

Para o hoje, invista em conhecer a si mesmo e saber o que é importante para você dentro da realidade que você vive e da que pretende construir, assegure-se que explorou o máximo que pode informações sobre as profissões pelas quais se interessa, quanto mais informação acumular, mais segurança terá para se decidir. 

Posso afirmar que você está caminhando muito bem, isso só pelo fato de estar lendo esse texto, já que está buscando se informar sobre o processo de escolha profissional. Informar-se ajuda a amadurecer ideias, refletir e, consequentemente, trazer segurança para considerar ou desconsiderar profissões. É importante que você leia os textos anteriores da série: Autoconhecimento e Mundo do trabalho.

Para te ajudar no processo de decidir qual profissão seguir, além de muita reflexão e conversa com seus pais e outras pessoas da sua confiança, indicamos dois exercícios simples que podem te ajudar a ganhar mais segurança para dizer sim a uma profissão.


A primeira atividade tem como objetivo fazer com que você visualize uma rotina de trabalho nas profissões da sua última lista que elaborou na etapa "mundo do trabalho". É interessante que você tenha entre 3 e 5 profissões na lista, ok?

Instruções para atividade:

De acordo com as informações que você colheu sobre as profissões que de alguma forma despertaram seu interesse, imagine um dia comum na sua rotina em cada profissão em três momentos, sendo eles: daqui um ano (na faculdade), seis anos (ingressando no mercado de trabalho) e dez anos (com algum tempo de carreira).

Considere matérias que você irá cursar na faculdade, instituições de ensino (se são perto ou longe da sua casa, na sua cidade ou não) que pretende estudar, ambiente de trabalho, tipo de atividade, etc. Quanto mais detalhado melhor. 

Faça isso para todas as profissões que você está considerando e depois faça um ranking com as rotinas que mais te agradam e reflita o porquê.


A segunda proposta de exercício também envolve criatividade, talvez um pouco mais que a atividade anterior.

Você precisa se transportar lá para o momento da sua aposentadoria e imaginar que o seu eu do futuro poderá escrever uma carta para o seu eu do presente falando sobre a trajetória profissional percorrida, desde o momento da escolha por determinada profissão até os últimos dias de trabalho. Para escrever a carta, considere a profissão que melhor tenha se identificado até agora.

Pode parecer uma viagem, mas essa atividade ajuda você a imaginar sua história de vida entrelaçada a sua escolha, trazendo sentimentos positivos ou negativos que podem ser o sinal verde ou vermelho para você bater o martelo a decisão.

Mesmo que você não se sinta criativo o suficiente para tal atividade, faça um esforço, tenho certeza que o resultado te surpreenderá. 


Depois de concluir as etapas do processo, é hora de parar para pensar na decisão.Se você encontrou uma profissão que acredita ter mais compatibilidade com você, converse com seus pais, amigos e familiares sobre a escolha, pergunte a eles o que acham dessa escolha, afinal, eles farão parte da sua trajetória. Mas atenção, pedir a opinião não significa permitir que eles digam o que você deve ou não fazer, ok? 

Se você chegou até aqui e já se sente mais seguro para escolher sua profissão, parabéns! Ficamos muito felizes por você. Mas, se você ainda se sente completamente perdido e inseguro para escolher sua profissão, procure um psicólogo que faça orientação profissional. Não se sinta mal com isso, o processo não é o mesmo para todos e algumas pessoas precisam de mais tempo e de um suporte maior.

Caso você não tenha condições financeiras para buscar atendimento particular, informe-se as universidades da sua cidade que ofereçam o curso de Psicologia se existe o programa de orientação profissional gratuito. É muito importante que você se dedique nesse processo para iniciar sua carreira com experiências positivas.

Aqui na Revista Quero temos uma iniciativa de Apoio à Escolha Profissional no qual o leitor pode enviar dúvidas pontuais sobre escolha profissional, cursos, carreira, etc. Para enviar sua pergunta basta acessar este link e aguardar sua resposta por e-mail. Também há a possibilidade da sua pergunta ser respondida no formato de uma publicação aqui na revista (não divulgaremos seu nome caso não autorize).

Bem, esperamos que essa matéria tenha te ajudado no importante momento da escolha profissional. Deixe seu comentário se o texto foi útil para você :)

Boa sorte!

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54