logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Ensino Básico

Como faço para alfabetizar meu filho?

por Yuri Marques em 23/06/22 190 visualizações


A alfabetização é uma etapa importantíssima para a criança e precisa ser feita com metodologias adequadas. Durante a pandemia, com a adoção das aulas online, muitos pais tiveram que encarar o desafio de alfabetizar os filhos em casa. 

+ Encontre bolsas de estudos de até 80% de desconto

Além do ensino híbrido, existe uma grande discussão entre educadores sobre a adoção do homeschooling no Brasil. Com essa modalidade, os alunos não precisam mais frequentar as escolas e podem ser educados em casa pelos responsáveis. 

A verdade é que, independentemente de pandemia ou homeschooling, os pais devem trabalhar em parceria com os professores para tornar o processo de aprendizado eficaz para as crianças. 

Nesse sentido, as atividades em casa para alunos em processo de alfabetização têm grande relevância para ampliar o conhecimento sobre: letras, sílabas, palavras e frases. 

O que devo fazer para alfabetizar meu filho em casa?
A alfabetização é fundamental para estimular o raciocínio da criança. Com ela, os pequenos conquistam habilidades para entender o significado das palavras, ler histórias, identificar sons e se relacionar com o mundo ao redor. Alguns recursos tecnológicos podem ajudar nesse processo, como é o caso da Escola Games

Nesse portal, as crianças têm acesso a mais de 150 atividades, incluindo jogos sobre sílabas e vogais, caça palavras, ditados, atividades de colorir e outras dinâmicas. Trata-se de um espaço rico em conteúdo para os pequenos aprenderem de forma divertida.

Incentive seu filho a gostar de livros

Outra alternativa para alfabetizar seu filho é por meio da leitura diária de livros infantis. Para isso, vale a pena incentivar a criança a ter interesse por historinhas de diferentes temas. A leitura é capaz de ampliar o vocabulário infantil e ainda estimula a imaginação. 

Para desenvolver o hábito de leitura no seu filho, converse com ele sobre os assuntos que mais despertam seu interesse e leia para ele todos os dias. Após o término de cada história, você pode fazer perguntas, pedir para que ele faça um desenho ou ajudá-lo a identificar as palavras. O uso de rimas e músicas também contribui para o letramento infantil.

Respeite o ritmo da criança e evite comparações

 Para que a criança aprenda a ler e escrever com sucesso e sem traumas, os pais devem ter paciência durante as atividades em casa. 

Assim como acontece nas escolas, em que os professores adotam metodologias para respeitar o ritmo de cada aluno, o ambiente doméstico também precisa ser acolhedor para o aluno.

Ou seja, se o seu filho tem dificuldade em memorizar sílabas ou formar palavras, busque as alternativas certas para mudar a situação. Em hipótese alguma, os pais devem usar gritos ou castigos para punir as limitações da criança. 

Nesses casos, é importante buscar materiais didáticos diferenciados e usar recursos que explorem as habilidades infantil. Por fim, depois que o seu filho conseguir formar as primeiras palavras, peça para ele te ajudar em tarefas simples, como: fazer lista de compras, escrever bilhetes ou cartões de aniversário. 

Dessa forma, ele ficará motivado e começará a entender a importância da escrita para fazer novas descobertas!

Sobre o autor
author
Yuri Marques

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54