Como faço para alfabetizar meu filho?
Como alfabetizar o filho em casa é uma dúvida comum entre muitos pais. Para ter sucesso e evitar frustrações, é importante respeitar o ritmo de cada criança!
A alfabetização é uma etapa importantíssima para a criança e precisa ser feita com metodologias adequadas. Durante a pandemia, com a adoção das aulas online, muitos pais tiveram que encarar o desafio de alfabetizar os filhos em casa.
Além do ensino híbrido, existe uma grande discussão entre educadores sobre a adoção do homeschooling no Brasil. Com essa modalidade, os alunos não precisam mais frequentar as escolas e podem ser educados em casa pelos responsáveis.
A verdade é que, independentemente de pandemia ou homeschooling, os pais devem trabalhar em parceria com os professores para tornar o processo de aprendizado eficaz para as crianças.
Nesse sentido, as atividades em casa para alunos em processo de alfabetização têm grande relevância para ampliar o conhecimento sobre: letras, sílabas, palavras e frases.
O que devo fazer para alfabetizar meu filho em casa?
A alfabetização é fundamental para estimular o raciocínio da criança. Com ela, os pequenos conquistam habilidades para entender o significado das palavras, ler histórias, identificar sons e se relacionar com o mundo ao redor. Alguns recursos tecnológicos podem ajudar nesse processo, como é o caso da Escola Games.
Nesse portal, as crianças têm acesso a mais de 150 atividades, incluindo jogos sobre sílabas e vogais, caça palavras, ditados, atividades de colorir e outras dinâmicas. Trata-se de um espaço rico em conteúdo para os pequenos aprenderem de forma divertida.
Incentive seu filho a gostar de livros
Outra alternativa para alfabetizar seu filho é por meio da leitura diária de livros infantis. Para isso, vale a pena incentivar a criança a ter interesse por historinhas de diferentes temas. A leitura é capaz de ampliar o vocabulário infantil e ainda estimula a imaginação.
Para desenvolver o hábito de leitura no seu filho, converse com ele sobre os assuntos que mais despertam seu interesse e leia para ele todos os dias. Após o término de cada história, você pode fazer perguntas, pedir para que ele faça um desenho ou ajudá-lo a identificar as palavras. O uso de rimas e músicas também contribui para o letramento infantil.
Respeite o ritmo da criança e evite comparações
Para que a criança aprenda a ler e escrever com sucesso e sem traumas, os pais devem ter paciência durante as atividades em casa.
Assim como acontece nas escolas, em que os professores adotam metodologias para respeitar o ritmo de cada aluno, o ambiente doméstico também precisa ser acolhedor para o aluno.
Ou seja, se o seu filho tem dificuldade em memorizar sílabas ou formar palavras, busque as alternativas certas para mudar a situação. Em hipótese alguma, os pais devem usar gritos ou castigos para punir as limitações da criança.
Nesses casos, é importante buscar materiais didáticos diferenciados e usar recursos que explorem as habilidades infantil. Por fim, depois que o seu filho conseguir formar as primeiras palavras, peça para ele te ajudar em tarefas simples, como: fazer lista de compras, escrever bilhetes ou cartões de aniversário.
Dessa forma, ele ficará motivado e começará a entender a importância da escrita para fazer novas descobertas!