Na FMU, a nota média suficiente para passar em uma disciplina é 7.    
    O caminho para chegar até esta nota, no entanto, não é tão simples de    compreender.    
    Pessoalmente, não senti tanta dificuldade em me adaptar ao sistema    avaliativo. Apesar de ser exigente, é fácil de se acostumar com a rotina    acadêmica quando se entra no primeiro semestre.    
    Alguns alunos de outras universidades, no entanto, estranham e acham esse    processo um pouco exaustivo.
Veja: Teste para saber se você se daria bem num curso EaD
Com base no meu curso, de Direito, a média final na FMU é obtida por meio    dos exames abaixo:
    Avaliação Continuada    
    É, geralmente, a primeira avaliação do semestre. Cada professor tem a    liberdade de escolher e combinar com seus alunos como e quando será    realizada, respeitando um limite pré-estabelecido para o lançamento das    notas no sistema.    
    O formato pode ser bem variado: prova com questões referentes à matéria,    dissertativas ou de múltipla escolha, em grupo ou individual, ou mesmo um    trabalho sobre determinado tema, como pesquisas doutrinárias e fichamento    de livros.    
    Atualmente, essa nota engloba também a análise de um filme indicado pelo    docente. A Avaliação Continuada tem o valor máximo de 1 ponto.    
    Avaliação Unificada    
    Tem como objetivo relembrar e fixar disciplinas já estudadas em outros    semestres, por esse motivo não é aplicada no primeiro semestre.    
    É composta, normalmente, por 48 questões e a nota é definida da seguinte    maneira:    
-     40 ou mais acertos = 2 pontos;
- 30 a 39 acertos = 1,5 ponto;
- 20 a 29 acertos = 1 ponto;
- 10 a 19 acertos = 0,5 ponto;
- Menos de 10 acertos = 0 ponto.
    São utilizadas perguntas de concursos públicos em geral, com temas que    abrangem o curso. No caso de Direito, constantemente são utilizadas também    questões dos exames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).    
    Avaliação Regimental    
    É, de longe, a mais importante das provas aplicadas, pois o peso da sua    nota é muito maior que o das outras.    
    A avaliação é elaborada pelo professor que lecionou a matéria durante o    semestre, com um número indefinido de questões, sempre de cunho    dissertativo, que somadas equivalem ao total de 7 pontos.    
    Segunda Chamada    
    É uma opção para quem não tem a possibilidade de realizar a Avaliação    Regimental por algum motivo pessoal. Geralmente, ocorre cerca de uma semana    após a prova original e tem as mesmas regras e nota atribuídas à ela, porém    é cobrada uma taxa para sua realização.    
    Exame    
    Quando o aluno não atinge a média para a aprovação direta (nota total por    disciplina igual ou maior que 7), mas atinge a nota mínima de 4 pontos,    precisa realizar uma reavaliação. É uma prova semelhante à Avaliação    Regimental, também dissertativa, porém com um critério de notas diferente.    
    A nota conquistada nesta prova (no máximo 10) é somada às demais obtidas    pelo aluno durante o semestre, e este valor é dividido por 2. O resultado    deste cálculo será a nota final desta disciplina, que não pode ser menor    que 5.    
    Ou seja: se um estudante, por exemplo, tem a nota total de 6, é necessário    que ele obtenha pelo menos 4 no Exame, para alcançar a nota final de 5 na    disciplina.    
    DP (Dependência)    
    Quando a nota é considerada insatisfatória para a instituição, ou o    estudante ultrapassa o limite de faltas (até 25% do total de aulas), é    preciso realizar a dependência da matéria, que consiste em cursar novamente    aquela disciplina.    
    As aulas da DP acontecem na plataforma EaD da FMU e, depois, o aluno faz    uma nova avaliação. É cobrado um valor por disciplina.    
    Caso o estudante acumule mais de 5 Dependências, ele estará reprovado no    semestre.