Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Como funciona o sistema de avaliação dos cursos presenciais e EaD da FMU

por Bruna dos Santos em 10/10/17 15 mil visualizações

Na FMU, a nota média suficiente para passar em uma disciplina é 7.

O caminho para chegar até esta nota, no entanto, não é tão simples de compreender.

Pessoalmente, não senti tanta dificuldade em me adaptar ao sistema avaliativo. Apesar de ser exigente, é fácil de se acostumar com a rotina acadêmica quando se entra no primeiro semestre.

Alguns alunos de outras universidades, no entanto, estranham e acham esse processo um pouco exaustivo.

Com base no meu curso, de Direito, a média final na FMU é obtida por meio dos exames abaixo:

Avaliação Continuada

É, geralmente, a primeira avaliação do semestre. Cada professor tem a liberdade de escolher e combinar com seus alunos como e quando será realizada, respeitando um limite pré-estabelecido para o lançamento das notas no sistema.

O formato pode ser bem variado: prova com questões referentes à matéria, dissertativas ou de múltipla escolha, em grupo ou individual, ou mesmo um trabalho sobre determinado tema, como pesquisas doutrinárias e fichamento de livros.

Atualmente, essa nota engloba também a análise de um filme indicado pelo docente. A Avaliação Continuada tem o valor máximo de 1 ponto.

Avaliação Unificada

Tem como objetivo relembrar e fixar disciplinas já estudadas em outros semestres, por esse motivo não é aplicada no primeiro semestre.

É composta, normalmente, por 48 questões e a nota é definida da seguinte maneira:

  • 40 ou mais acertos = 2 pontos;
  • 30 a 39 acertos = 1,5 ponto;
  • 20 a 29 acertos = 1 ponto;
  • 10 a 19 acertos = 0,5 ponto;
  • Menos de 10 acertos = 0 ponto.

São utilizadas perguntas de concursos públicos em geral, com temas que abrangem o curso. No caso de Direito, constantemente são utilizadas também questões dos exames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Avaliação Regimental

É, de longe, a mais importante das provas aplicadas, pois o peso da sua nota é muito maior que o das outras.

A avaliação é elaborada pelo professor que lecionou a matéria durante o semestre, com um número indefinido de questões, sempre de cunho dissertativo, que somadas equivalem ao total de 7 pontos.

Segunda Chamada

É uma opção para quem não tem a possibilidade de realizar a Avaliação Regimental por algum motivo pessoal. Geralmente, ocorre cerca de uma semana após a prova original e tem as mesmas regras e nota atribuídas à ela, porém é cobrada uma taxa para sua realização.

Exame

Quando o aluno não atinge a média para a aprovação direta (nota total por disciplina igual ou maior que 7), mas atinge a nota mínima de 4 pontos, precisa realizar uma reavaliação. É uma prova semelhante à Avaliação Regimental, também dissertativa, porém com um critério de notas diferente.

A nota conquistada nesta prova (no máximo 10) é somada às demais obtidas pelo aluno durante o semestre, e este valor é dividido por 2. O resultado deste cálculo será a nota final desta disciplina, que não pode ser menor que 5.

Ou seja: se um estudante, por exemplo, tem a nota total de 6, é necessário que ele obtenha pelo menos 4 no Exame, para alcançar a nota final de 5 na disciplina.

DP (Dependência)

Quando a nota é considerada insatisfatória para a instituição, ou o estudante ultrapassa o limite de faltas (até 25% do total de aulas), é preciso realizar a dependência da matéria, que consiste em cursar novamente aquela disciplina.

As aulas da DP acontecem na plataforma EaD da FMU e, depois, o aluno faz uma nova avaliação. É cobrado um valor por disciplina.

Caso o estudante acumule mais de 5 Dependências, ele estará reprovado no semestre.

Avaliações EAD

Desde que foi incorporada à rede internacional Laureate e por recomendação do Ministério da Educação (MEC), a FMU adota o EaD mesmo em cursos presenciais, diminuindo um dia da semana letiva para que se realize atividades online.

São disponibilizados materiais para estudo, como apostilas, textos em PDF e videoaulas. O objetivo principal é que o aluno participe por meio de fóruns avaliativos e provas de múltipla escolha, virtuais e presenciais.

Os critérios de avaliação variam a cada semestre, mas alguns elementos em comum podem ser identificados:

  • Fóruns Avaliativos – geralmente, são três ou quatro, com prazo de início e término, sendo cada um sobre um capítulo da apostila disponibilizada. O aluno compara o que foi aprendido com uma experiência cotidiana;
  • Avaliação online – série de questões de múltipla escolha. O aluno tem direito a três tentativas e o sistema contabiliza a que obtiver nota mais alta;
  • Avaliação presencial – prova com questões de múltipla escolha, realizada na sala de aula. Pode ter de 10 a 20 perguntas.

Por que é importante entender?

Muitos elementos diferenciam uma universidade da outra. Entre eles, o sistema de avaliação é um dos mais importantes, já que cada instituição adota métodos próprios para definir a nota final do aluno.

Em geral, é possível saber os critérios de avaliação apenas quando conhecemos alguém que frequenta determinada faculdade, ou quando já se está matriculado nela.

A média exigida pelas universidades é, também, uma forma de o estudante classificar o nível de dificuldade do curso na universidade escolhida. Ela pode ser utilizada como base para avaliar a exigência da instituição quanto ao aprendizado dos seus alunos.

E aí, conseguiu entender o sistema de avaliação da FMU? Na sua faculdade é muito diferente? Comente!

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54